Centro de Artes da UFPel realiza projeto “7 artes que curam” via Instagram

O projeto 7 artes que curam, do Centro de Artes da UFPel, realizará, a cada semana, uma vídeo-palestra com sete obras de arte, para auxiliar no enfrentamento aos tempos de confinamento.

Conforme a coordenadora do trabalho, professora Lúcia Weymar, o projeto divulgará, de modo on-line, conferências realizadas por professores e servidores do Centro de Artes, sobre sete artes apresentadas enquanto possibilidade de cura e beleza em momentos de crise, tal como a pandemia de coronavírus.

Ainda, diz a docente, possibilitar às sociedades local, nacional e internacional, acesso remoto à expertise destes profissionais cujo conhecimento geralmente é apenas compartilhado em sala de aula ou em periódicos acadêmicos.

Serão apresentados vídeos (não serão lives) de até 50 minutos, a serem publicados pela equipe às sextas-feiras, durante um ano, na página do projeto no Instagram.

As imagens, ou links, relativos às sete artes, apresentadas ou citadas durante a conferência, serão disponibilizadas na página tão logo o vídeo for postado. O endereço é Instagram: @7artesquecuram. Cada convidado apresenta, e discorre, sete artes, de outros artistas, dentro de uma categoria que tenha afinidade.

Por exemplo, 7 animações, 7 audiovisuais, 7 cartazes, 7 corais, 7 danças, 7 desenhos, 7 esculturas, 7 filmes, 7 fotografias, 7 gravuras, 7 hqs, 7 ilustrações, 7 livros de história da arte, 7 livros-objeto, 7 marcas, 7 músicas, 7 peças de teatro, 7 performances, 7 pinturas, 7 poemas, ou 7 tipografias.

Para Lúcia Weymar, o trabalho se justifica em face da percepção de que o que têm auxiliado no confinamento, e curado, é o encontro com a arte. “Deste modo, e com a interrupção momentânea das atividades ligadas ao ensino, o Centro de Artes disponibiliza à comunidade em geral conferências de seus professores e técnicos sob o ponto de vista de uma temática que, com certeza, vai ao encontro dos interesses coletivos”, afirma.

Abertura do projeto “7A”: SEXTA-FEIRA, 12/6/2020. Post com vídeo-palestra: “Vida, existência e ensino de artes: a música como pretexto para reflexão”, com a professora Ursula Rosa da Silva, doutora em História (PUCRS) e em Educação (UFPel), diretora do Centro de Artes/UFPel.

Promoção: Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.

Coordenação: professora Lúcia Costa Weymar e servidor Guilherme Frank Tavares.

Design e gestão de redes sociais: Acadêmica Stéfani Seefeldt Krolow .

Sobre Deco Rodrigues 6337 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*