Circo Híbrido oferece oficinas gratuitas pelo projeto Atravessamentos

Circo Hibrido - atravessamento2021 - Foto: Sal Fotografia

Na semana de 26 a 30 de julho, o Circo Híbrido realizará cinco oficinas gratuitas, destinadas a artistas e demais interessados. A iniciativa faz parte do projeto Atravessamentos, contemplado pela Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

Os encontros ocorrerão de forma online, pela plataforma Google Meet, com 1 hora de duração cada. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site http://circohibrido.com.br/atravessamentos.

As vagas são limitadas (20 alunos por oficina), e é possível se inscrever em quantos dias houver interesse e disponibilidade, podendo ser somente em um dos dias de oficina ou em todos. (Confira abaixo o descritivo de cada oficina, dias e horários). Para mais informações o contato pode ser feito através do whatsapp (51-991633144).

Circo Hibrido – atravessamento2021 – Foto: Sal Fotografia

Além das oficinas, o projeto Atravessamentos é composto por uma residência artística, que encerrou em junho e resultará em um espetáculo-performance em formato audiovisual, com estreia prevista para o fim de agosto.

O projeto tem como objetivo refletir sobre o processo de criação artística em isolamento e sobre a transposição dessas criações para possíveis lugares de performance. E, na ausência de espaços cênicos, experimentar o espaço urbano e suas possibilidades em tempos de pandemia.

Como desdobramento, o Atravessamentos acaba também sendo uma reflexão sobre o papel da produção artística na rotina de quem atravessa a cidade e presencia o registro dessa performance, e de quem será tocado por ela ou pelo vídeo.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Confira:

Oficina: Atravessamentos – o processo de criação e a performance artística em tempos de pandemia
Ministrantes: Tainá Borges e Lara Rocho
Data: 26/07/21
Horário: 19h
Nesta oficina, as diretoras do Atravessamentos apresentam o projeto, contando sobre a ideia inicial, seus desdobramentos em edições anteriores e sobre como resgataram e organizaram o projeto em tempos de isolamento, nesse contexto de pandemia de COVID-19.

Oficina: Referências
Ministrantes: Agatha Andriola e Maílson Fantinel
Data: 27/07/21
Horário: 19h
Nesta oficina propomos uma reflexão a respeito da escolha e do uso de referências em meio ao processo de criação artística,  por meio de estudos e análises de conceitos e práticas corporais criativas.

Oficina: Corpo-artista e aparelho
Ministrantes: Eduardo Corrêa e Paulo Stümer
Data: 28/07/21
Horário: 19h
A oficina tem como proposta explorar a sensibilidade e a subjetividade na relação entre o corpo-artista e o aparelho, através de um exercício criativo, considerando a relação entre o corpo-artista e os aparelhos/dispositivos/objetos com os quais se relaciona em seu fazer artístico e também cotidiano.

Oficina: Memória & Registro
Ministrantes: Guilherme Capaverde e Lara Rocho
Data: 29/07/21
Horário: 19h
A oficina tem por objetivo refletir sobre a relevância da produção, organização e manutenção dos registros dos processos de criação artística, dando atenção aos registros manuais e não virtuais. Será proposta a criação e o exercício prático de um diário de bordo, experimentando os registros em três categorias distintas e interligadas: descritivo, poético e imagético.

Oficina: Corpo-casa
Ministrantes: Tainá Borges e Luís Cocolichio
Data: 30/07/21
Horário: 19h
Esta oficina tem como objetivo refletir sobre o preparo do corpo-artista, trabalhando com o estado de presença e com o cuidado de si como pontos fundamentais para manter nosso corpo-casa conectado. A proposta é “voltar para a casa-corpo”, a partir de uma vivência que trabalhará a partir de práticas somáticas, improvisos e experiências sensoriais.

Circo Híbrido

Circo Hibrido – atravessamento2021 – Foto: Sal Fotografia

Circo Híbrido foi fundado em 2004 pelos circenses Tainá Borges e Luís Cocolichio.Inspira-se na linguagem contemporânea, buscando referências no circo, no teatro e na dança, criando novas composições. Trabalha com a criação e apresentação de espetáculos, intervenções artísticas, cursos, oficinas e aulas permanentes. O grupo também conta com a Loja Cocurutode venda de equipamentos de malabarismo e circo.

Em 2007 fundou a Escola Circo Híbrido e sua sede, o Espaço Circo Híbrido, espaço cultural e artístico localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, onde acontecem as aulas, pesquisas, cursos e workshops, apresentações, entre outras ações artísticas e de ensino.

Entre seus principais trabalhos, destacam-se o evento ‘Cabaré Valentin – Teatro Bar Espetáculo’, e os espetáculos ‘Ora Bolas!’, ‘Etc’, ‘O Magnífico Circo Praça’, ‘Sopráveis’ e ‘Das amarras dela’. Este último trabalho é criação do Núcleo  de Pesquisa em Dança Aérea do Circo Híbrido, projeto iniciado em 2016, com artistas da nossa escola.

Em 2010, participou daorganização e produção da 12ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, que aconteceu em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e contou com o Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas 2010.

Conquistou editais como: FAC RS/2012 – Circulação; Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo/2012 – Renovação e Circulação; Fac das Artes/2013 – Criação de Espetáculo; FAC Circo/2017 – Circulação e Criação de Número.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Fonte: Raphaela Donaduce Flores

Sobre Deco Rodrigues 6702 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*