Grupo Lumen comemora 5 anos com lançamento virtual de exposição e catálogo digital

Daniela Pinheiro, Conversa com a natureza I, 2020, chlorophyll print, 20 x 30 cm
Andréa Bracher, série Anel de Fada, 2020, cianotipia com pintura em aquarela, 18 x 12,5 cm

O projeto de extensão “Lumen – Grupo de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos”, vinculado à UFRGS – Instituto de Artes e à Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação -, comemora em 2020 5 anos de atuação.

Com coordenação da Prof.ª Andréa Brächer (IA/UFRGS) e coordenação adjunta da Prof.ª Sandra M L P Gonçalves (FABICO/UFRGS), o Grupo Lumen promove evento on-line, no dia 02/12/2020, às 20h, para lançamentos virtuais da exposição e catálogo “Lumen: poéticasfotopictóricas”, com trabalhos realizados pelo grupo durante o ano de 2020.

O evento ocorrerá na plataforma Zoom, com falas das professoras e artistas visuais Andréa Brächer, Sandra M L P Gonçalves e da professora e curadora da exposição Niura Legramante Ribeiro, com abertura para perguntas e bate-papo com o grupo.

 

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sandra M L P Gonçalves, série Rizoma, cianotipia a partir de negativo digital, 21×29,7, 2020.

As inscrições serão feitas através de formulário disponível nas redes sociais do grupo até o às 12h do dia 02/12. Será realizada transmissão ao vivo pelo YouTube no canal do grupo, para quem não conseguir se inscrever, o acesso ao evento estará disponível no canal.

Sobre a foto da capa:
A imagem que abre a série do trabalho da artista pelotense Daniela Pinheiro se chama “Conversa com a natureza I” e é realizada pelo processo de chlorophyll print. Na folha de couve está a imagem de Dona Francisquinha, indígena da etnia Arara Shawãdawa, do Vale do Juruá/Acre, fotografada por Daniela Pinheiro, em 2019. O processo para essa imagem foi pensando com a proposta de levantar questões sobre o apagamento dessa cultura ancestral que está sumindo, na atual conjuntura do Brasil. Essa série faz parte de sua pesquisa de doutorado em Media Artes, na UBI em Portugal. A série conecta com práticas ancestrais, realizadas no passado por nossos antepassados, correlacionando assim a uma memória coletiva e afetiva. Todas as imagens da série se conectam pelas plantas, colhidas de se sua própria horta.

Artistas Participantes:
Participam do projeto as docentes Prof.ª Andréa Brächer (IA/UFRGS), Prof.ª Sandra Gonçalves e o Prof. Bruno Leites (ambos da FABICO/UFRGS); os alunos de graduação Hernando Salles, Gisele Endres, Jéssica Kohls, Julia
Knackfuss Marques (todos do IA/UFRGS); Daniela Remião e Daniela Pinheiro (doutorandas em FBAUL e UBI, respectivamente); Jussara Moreira e Myra Gonçalves (professoras pesquisadoras em fotografia) a convite da coordenação.

Serviço
Dia 02/12, às 20h, lançamento virtual da exposição e catálogo digital “Lumen: poéticasfotopictóricas”, via plataforma Zoom e transmissão ao vivo pelo YouTube no canal do grupo.
Canal YouTube, clique aqui.

Inscrições até às 12h do dia 02/12 através do formulário:
https://forms.gle/42746tBVSxeNXL9E8

Conheça também:
Instagram: www.instagram.com/lumen_ufrgs
Facebook: www.facebook.com/GrupodeEstudosLumen

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Deco Rodrigues 6535 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*