Instituto Ling oferece aula virtual e gratuita sobre arte moderna no dia 6 de outubro

Duchamp - Crédito Maira Ritter

Na terceira edição do projeto Conversas sobre Arte, a professora e pesquisadora Camila Schenkel falará sobre a produção artística do último quarto do século XIX até o período entreguerras, passando pelas vanguardas europeias e o surgimento da fotografia.

Duchamp – Crédito Maira Ritter

O Instituto Ling realiza no dia 6 de outubro, terça-feira, às 18h30, a terceira edição virtual do projeto Conversas sobre Arte, com uma aula gratuita apresentando o Modernismo. No evento ao vivo, a professora e pesquisadora Camila Schenkel falará sobre a produção artística do último quarto do século XIX até o período entreguerras, abordando o rompimento com a tradição e as regras até então estabelecidas sobre como fazer arte, que favoreceu uma quebra de paradigmas e promoveu uma significativa renovação estética.

Durante a atividade, o público poderá conhecer as principais obras produzidas nesse momento histórico, que passa pelas vanguardas europeias e o surgimento da fotografia, e ainda terá a oportunidade de enviar perguntas e comentários para a ministrante. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Organizado em seis edições mensais, o projeto busca aproximar o público da história da arte a partir de uma série de encontros virtuais mediados por diferentes professores da área. As duas primeiras edições do ciclo fizeram sucesso entre os participantes e já contabilizam mais de 3,7 mil visualizações. As aulas, com o pesquisador, historiador e arqueólogo Francisco Marshall falando sobre a busca pela perfeição no período da Antiguidade e a historiadora da arte, crítica de arte e curadora Paula Ramos apresentando o Renascimento, estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Ling. Até o início de 2021, a iniciativa ainda trará novos convidados que ministrarão aulas sobre a arte no Brasil e a arte contemporânea.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Camila Schenkel é professora e pesquisadora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde ministra aulas nos cursos de graduação em Artes Visuais, História da Arte e na Especialização em Práticas Curatoriais. Possui doutorado em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, área de concentração História, Teoria e Crítica da Arte, com estágio de doutorado-sanduíche no Departamento de Artes Visuais da Università di Bologna e pesquisa de pós-doutorado no PPGAV/UFRGS. Coordenou o Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo entre 2012 e 2017. Sua pesquisa atual, Práticas documentárias na arte contemporânea: modos de apreender e engendrar o real, enfoca as relações entre fotografia e documento, arte e política.

O projeto Conversas sobre Arte tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Ciclo Conversas sobre Arte
Painel Arte no Modernismo: desprendendo amarras
Com Camila Schenkel
Dia 6 de outubro, terça-feira, às 18h30
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

Sobre o Instituto Ling
Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Sobre Deco Rodrigues 6469 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*