Mapa Visual das Águas de Pelotas, conheça o catálogo digitas de paisagens culturais

Tendo como objetivo dar visibilidade a interrelação e interdependência de água e cultura, o catálogo digital Paisagens Culturais: Mapa Visual das Águas de Pelotas, foi financiado pelo Procultura (Edital 002/2019), da Secretaria Municipal de Cultura (Secult Pelotas/RS).

Apresentando a Água como patrimônio natural e cultural, recurso natural que está intimamente ligada a identidade cultural e a história de Pelotas, uma cidade que se desenvolveu em meio a um diverso e único ecossistema aquático formado por córregos, lagos, nascentes, banhados, sangas, lagoas, rios, cachoeiras, etc.

“Associar preservação da água com preservação do ambiente, mas não com preservação da cultura, dar visibilidade a esta relação cultura/ água” é o principal objetivo da produção do Catálogo Digital Mapa Visual das Águas, tornando-se possível na medida em que ficam evidentes as interações entre o ambiente natural e as atividades humanas geradoras de arte, folclore, religiosidade, esporte e outras manifestações culturais, visão que agrega um um ponto relevante que rotineiramente passa despercebido nas justificativas de preservação seja de cultura seja de ambiente.

O catálogo digital elenca nove pontos geográficos em que estas relações são significativas o catálogo se encontra em processo de construção, no momento em fase de formação teórica e de redes de contatos visto que o caráter imposto pela pandemia de COVID-19 impossibilitou o normal andamento do projeto, já que demanda visitas, deslocamentos, diálogos face a face e conversas com pessoas nos locais escolhidos.

O primeiro ponto já efetivamente visitado, com material parcialmente divulgado, foi a festa de Iemanjá e a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, na Lagoa dos Patos, no dia 2 de fevereiro. Encontro sobre as água, de crenças, que une e, quizá abençoa, a fusão entre cultura e ambiente.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Fanpage
A Fanpage Mapa Visual das Águas mostra o processo de criação do catálogo digital, apresentando as múltiplas inter-relações entre água e cultura por meio da pesquisa de campo ao destacar o valor estético, ambiental e social da água. Visite: www.facebook.com/mapavisualdasaguas

Por intermédio da página no Facebook o projeto divulga suas ações, estabelecendo uma comunicação permanente com a comunidade, além de debates com outros pesquisadores da área. Propondo a qualificação do processo de elaboração do catálogo digital por meio da experimentação criativa, compondo um mosaico com fotografias, artigos, audiovisuais, links de parceiros, eventos, etc.

Equipe
Augusto Amaral (Sociólogo, educador ambiental e pesquisador), Camila Hein (Fotógrafa e artista visual), Raquel Amaral (Bióloga, educadora ambiental e pesquisadora) e Lucio Canabarro (Pesquisador , ativista e escritor).

Sobre Deco Rodrigues 6440 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*