Teatro de bonecos, história e televisão do RS no projeto “Imagens Marionetáveis”

Yara_Baungarten_PB_video_andando_frame

O projeto “Imagens Marionetáveis – O Teatro de Bonecos na Televisão do RS” é uma realização da artista visual, jornalista e produtora cultural Yara Baungarten e apresenta uma série de postagens para a internet sobre produção de teatro de bonecos para a televisão gaúcha, desde os anos 1970 até hoje.

A série conta com dez publicações digitais e pode ser acompanhada, entre 05 a 26 de outubro de 2020, às segundas, quartas e sextas-feiras, através do Facebook e Instagram de Yara Baungarten (@yarabaungarten), de forma gratuita.

Trata-se de um passeio pela história do teatro de bonecos e da televisão, com os principais grupos e companhias envolvidas, as técnicas de manipulação mais utilizadas nos programas e os formatos televisivos.

Este relato sobre a hibridização de linguagens na arte do teatro e na comunicação social fala sobre as apropriações e adaptações entre mídia e artes, sob a perspectiva de criação de imaginários e da convergência de conhecimentos criativos e tecnológicos, contando um viés importante da história e da memória do fazer teatral do Estado do Rio Grande do Sul.

O trabalho é um excerto temático das pesquisas conduzidas por Yara Baungarten e desenvolvidas na especialização em Poéticas Visuais, pela Feevale (2008) e no mestrado em Comunicação Social pela PUCRS (2014) e que se mantém inédito para o grande público.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

A série de artigos será publicada, entre 05 a 26 de outubro de 2020, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, nas redes sociais de Yara Baungarten. A última publicação é um e-book, resultado da compilação de todo o material, também chamado “Imagens Marionetáveis – O Teatro de Bonecos na Televisão do RS”, disponível gratuitamente no site www.imaginaconteudo.com.

CRONOGRAMA DAS PUBLICAÇÕES:
05/10 – IMAGENS MARIONETÁVEIS: INTRODUÇÃO
07/10 – PARA UMA BREVE HISTÓRIA DO TEATRO DE BONECOS
09/10 – SOBRE AS TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO
12/10 – ESTÉTICA E ENREDOS DAS NARRATIVAS DOS BONECOS
14/10 – O TEATRO DE BONECOS NO RIO GRANDE DO SUL
16/10 – PARA UMA BREVE HISTÓRIA DA TELEVISÃO
19/10 – PROGRAMAS DE TELEVISÃO COM TEATRO DE BONECOS NO BRASIL
21/10 – TEATRO DE BONECOS NA TVERS:O PROGRAMA PANDORGA
23/10 – OS BONECOS NA ANIMAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O AUDIOVISUAL EXPANDIDO
26/10 – E-BOOK: IMAGENS MARIONETÁVEIS – O TEATRO DE BONECOS NA TELEVISÃO DO RS

Este trabalho conta com o financiamento do Edital FAC DIGITAL RS. Facebook: @RS.sedac, @feevale e @feevaletechpark. Instagram: @sedac_rs, @feevale e @feevaletechpark. Site: www.cultura.rs.gov.br, www.feevale.br e www.feevaletechpark.com.br.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Deco Rodrigues 6469 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*