A história do teatro ocidental contada noutro palco repleto de histórias

A partir de abril, o Teatro Tablado realizará um ciclo de palestras resgatando a história e a evolução do teatro no ocidente.

A ligação do ser humano com os deuses, em rituais e festividades de celebração do divino, rendem bons frutos à cultura universal, desde o início dos tempos. Alguns registros, em especial na pintura e hieróglifos, permitem verificar a possibilidade do surgimento do teatro ainda na pré-história, passando por outras civilizações como o Egito. Mas, comprovadamente, desde o dia em que o grego Téspis decidiu separar-se do coro, e vestido de pele de animal, gritou: “Eu sou o deus Dioníso”, temos, até então, o primeiro registro de alguém fazendo-se passar por outro alguém, ou seja, interpretando. Surge assim o teatro ocidental.

Da Grécia antiga, gêneros teatrais foram surgindo, como o drama e a comédia, da mesma forma que nomes marcantes deixaram o seu legado na história do teatro, sendo Ésquilo e Aristóteles alguns deles. O ponta pé inicial de séculos e séculos de muita história pra contar até chegarmos ao teatro dos dias atuais, é tema para vários encontros. E é isso que, entre abril e agosto, o Teatro Tablado irá promover, através do ciclo de palestras “Teatro Tônico”, em 16 encontros temáticos, sempre no horário das 20h.

Voltadas para profissionais e estudantes de teatro, além de professores e demais interessados em cultural geral, as palestras tem 120 minutos de duração. Dentre os ministrantes de cada encontro, nomes importantes das artes cências marcarão presença. Érika Rettl, Geraldo Carneiro, Hamilton Vaz Pereira, Isabela Fernandes, Lídia Kosovski, Lionel Fischer, Renato Icarahy, Ricardo Kosovski e Venício Fonseca estão entre eles.

Grupo de teatro O Tablado, Lagora, Rio de Janeiro.
Foto: Eduardo Martino
11.07.2017

A diretora artistica do Teatro Tablado, Cacá Mourthé, sobrinha de Maria Clara Machado, fundadora da escola, também será uma das palestrantes. Em entrevista ao portal Rio Fique Ligado, ela comenta sobre a iniciativa. “O Teatro Tablado tem a tradição de formar excelentes profissionais que fazem sucesso na televisão e no teatro. Com o Teatro Tônico queremos oferecer também toda a base teórica sobre a história do teatro ocidental com importantes nomes das artes cências, que vão compartilhar seu conhecimento com o público de uma maneira leve e dinâmica”, explica Mourthé.

Fundado em 1951, o Tablado é considerado patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Seu espaço físico foi tombado pela prefeitura carioca e suas atividades artisticas reconhecidas pelo governo federal. 30 mil atores, diretores, cineastas e diversos outros profissionais de áreas específicas das artes já passaram pelo teatro. Nomes famosos como Andréa Beltrão, Claudia Abreu, Du Moscovis, Fernanda Torres, Ingrid Guimarães, Mateus Solano e Gregório Duvivier fazem parte desse elenco de estrelas. Atualmente, o Tablado conta com um núcleo de 700 alunos e mais de 20 professores.

As inscrições para o ciclo de palestras podem ser feitas pelo email teatrotonico@otablado.com.br. Mais informações: 21 2294-7847 /www.otablado.com.br.

Dia e horário: abril a agosto – sextas – 20h.
Local: O Tablado – Av. Lineu de Paula Machado 795 – Lagoa – Rio de Janeiro / RJ. Tel.: 21 2294 7847.
Capacidade: 150 pessoas
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Valor: R$ 400 (as 16 palestras)
Programação completa: www.otablado.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *