Ciclo A Filosofia e o Cinema 2019 começa nesta quinta com Apocalypse Now

O já tradicional ciclo de cinema promovido pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) chega a sua décima edição realizando uma retrospectiva.

A primeira sessão será nesta quinta-feira (28), às 19h, no Museu do Doce, com a exibição do clássico “Apocalypse Now” de Francis Ford Coppola.

O projeto é coordenado pelo professor, doutor em Filosofia, Luis Rubira. Com um formato em que cada encontro reserva um espaço para o debate entre os presentes, o ciclo já contemplou temas como Política, Ficção Científica, Música, Psicologia, Educação e Cinema Brasileiro. Nesta edição, que será a última do projeto, haverá uma retrospectiva com os filmes que passaram ao longo dos nove anos de atividades.

Este último ciclo servirá também para reforçar uma antiga reivindicação da comunidade: a instalação de uma sala de cinema universitário no centro da cidade. Com isso, as sessões passam a ocorrer no Museu do Doce, no Casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório. Para o próximo ano, Rubira se dedicará a um projeto chamado A Filosofia e o Teatro, com a montagem de peças do teatro grego.

A abertura do Ciclo “A Filosofia e o Cinema, uma retrospectiva” contará com o clássico e épico filme sobre a Gurra do Vietnã que rendeu vários prêmios e indicações ao diretor Francis Ford Coppola. Lançado em 1779, “Apocalypse Now” conta com Marlon Brando, Robert Duvall e Martin Sheen no elenco.

O ciclo prossegue na próxima semana com o filme francês “Danton – O Processo da Revolução”. Ainda em abril serão exibidos “Joana d’Arc” de Luc Besson, no dia 11; “A Fonte da Donzela”, no dia 18; e Kundun de Martin Scorsese, no dia 25. Confira aqui a programação completa.

Ciclo A Filosofia e o Cinema – Uma retrospectiva
Quando: todas as quintas, às 19h
Onde: Museu do Doce – Praça Cel. Pedro Osório, Casarão 8
Entrada franca (retirar senha no dia da sessão)
Programação Completa: https://bit.ly/2HLNFOp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *