Cinema: nona edição da revista Orson já está na internet

revistaTalvez seja uma das edições mais ecléticas em termos temáticos, na perspectiva do cinema e audiovisual. São assuntos que vão desde questões de distribuição, a conteúdos relativos à estética e à linguagem de filmes, incluindo plataformas como o Youtube e técnicas como animação, até abordagens envolvendo a memória do cinema. Também as séries estão em destaque, mais especificamente o gênero “narcos”, em artigo assinado por Luiza Lusvarghi , que pesquisa o tema como pós doutoranda na USP. Na seção de entrevistas, dois nomes estrangeiros foram ouvidos: Bernie Rão, cineasta português (Calor & Moscas, 2011), e Amir Escandari (Pixadores, 2014), diretor iraniano que vive na Finlândia e filmou no Brasil. Nas resenhas de livros, sugerimos leituras que aprofundam teses sobre o cinema brasileiro em especial.

A nona edição da revista Orson já está na internet, pelo endereço http://orson.ufpel.edu.br/

Além das quase de 300 páginas de texto, nossa homenagem ao centenário de Orson Welles continua através da tira de André Macedo. Para quem perdeu a edição anterior, que trouxe um dossiê sobre o cineasta, é só acessar o link “Edições anteriores”.

A Orson é uma publicação bianual dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da UFPel – Universidade Federal de Pelotas.
ISSN 2237-3381

Editora: Profa. Dra. Ivonete Pinto
Editoria de arte: Profa. Dra. Ana Paula Penkala
Revisão: Camila Albrecht Freitas, Rebeca Ferreira (bolsistas Probec), Ivonete Pinto
Projeto gráfico e edição de imagens: Renato Cabral
Diagramação e arte: Lucas Pereira
Capa: Wagner Moura na série Narcos (José Padilha, Netflix, 2015)

Colaboraram com artigos e resenhas nesta edição: Adriana Yamamoto Silveira, Alejandro Escobar Hoyos, Amir Escandari, Ana Paula Penkala, André Macedo, Bernardo Rão, Bruna Facchinello, Camila Albrecht Freitas, Cíntia Langie, Guilherme Carvalho da Rosa, Guilherme Lobão de Queiroz, Douglas Ostruka, Humberto Pereira da Silva, Ivonete Pinto, Josias Pereira, Lucas Pereira, Luiza Lusvarghi, Marília Schramm Régio, Michael Kerr, Noédson Conceição Santos, Sérgio Araújo de Sá e Vagner de Souza Vargas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *