Conversa de Livraria será exibido na TV em 8 episódios

0
378

Mantenedores

Série de documentários sobre escritores gaúchos inicia no dia 08 de outubro com Nômade: Vida e Obra de Airton Ortiz, inédito na TV.

Com a proximidade da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, a TVE exibe a série Conversa de Livraria – Vida e Obra dos Escritores Gaúchos, da documentarista Luzimar Stricher. Produzido pela Stricher Filmes, o projeto conta com o patrocínio da Arte Cola, CEEE, Lojas Colombo e Zaffari.

Foto: Stricher Filmes

Cada documentário, com duração de 60 minutos, apresenta imagens e depoimentos do escritor retratado, seus familiares, amigos, colegas e críticos, enfocando suas principais obras, e pontos referenciais e essenciais da sua vida, constituindo-se, assim, num acervo de memória e de divulgação para a comunidade gaúcha.

Serão oito episódios exibidos em duas oportunidades, sempre às quintas-feiras, às 22h e aos sábados, no mesmo horário. O primeiro episódio é Nômade: Vida e Obra de Airton Ortiz (patrono da Feira do Livro de Porto Alegre de 2014) que estreará na TV no dia 08 de outubro.

Nômade narra a trajetória de Airton Ortiz, desde seu nascimento no interior do Rio Grande do Sul até suas experiências de viagens pelo mundo afora, caçando aventuras em lugares exóticos, em especial as que rendessem boas histórias para narrar ao público leitor. A diretora Luzimar Stricher e sua equipe acompanharam o patrono da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre por lugares exóticos como Egito, Turquia, Jerusalém, Jordânia, Palestina, Grécia e Ilhas Gregas para entender o projeto de vida de Airton Ortiz. Em Atenas a equipe registrou todo o processo de criação de um de seus livros.

A série também vai apresentar documentários sobre os escritores Alcy Cheuiche (patrono em 2006), Armindo Trevisan, Carlos Urbim (patrono em 2009), Jane Tutikian (patrona em 2011), Maria Carpi, Mario Quintana, Paixão Côrtes (patrono em 2010) e Walter Galvani.

Fonte: Simone Lersch

SEM COMENTÁRIO