e-cult entrevista a escritora pelotense Ju Lund


Eles são sedutores, misteriosos, adoram uma tecnologia e, ainda por cima, se mantém jovem eternamente. Quando a noite cai e a luz da lua ilumina a inspiração dos apaixonados, muitos gostariam de receber a visita de algum deles. O desejo e a sedução tomam conta dos corações ávidos por aventura e romance proibido, quem sabe até um amor além da vida. E tudo isso por apenas algumas gotinhas de seu sangue. Já sabe de quem estou falando? Sim, são eles, os vampiros! Mas e você? Já sonhou em ver ou ter uma história de amor com algum deles?

Essas e outras criaturas fantásticas fazem parte do universo da escritora e artista visual pelotense, Ju Lund. Ela fala um pouco de suas inspirações sobre o relançamento de seu livro “Doce Vampira” em formato ebook. Confiram aí!

Entrevista por : Isabelle Domingues

1. Ainda na infância, você despertou a paixão pela leitura. Quais foram suas maiores influências?

É verdade, na infância lia coisas de crianças (não recordo de quase nada específico) e era bastante compulsiva nas leituras… Gostava de devorar um livro durante o tempo que ficava no ônibus, da escola para casa.

2. Como a literatura fantástica chegou em sua vida?

Chegou nas fábulas infantis, clássicos que todos conhecem e são cheios de fantasia. Aos poucos fui descobrindo um e outro de teor fantástico, mas minhas paixões só descobri tardiamente e nisso incluo os vampiros.

3. Noutra ocasião, você falou da dificuldade que os autores brasileiros encontram em relação às publicações estrangeiras. Como observa essa realidade, hoje?

Hoje vivemos outra realidade, completamente diferente. Há espaço, mídias, editoras, formas de autopublicação, incentivos e etc. Há aceitação do público que até ontem não tínhamos, assim como bons eventos direcionados a literatura e suas divisões.

4. Os vampiros permanecem no imaginário humano há séculos e nunca estiveram tão em alta. De onde vem o seu fascínio por eles?

O meu vem de (onde tudo começou…) Anne Rice e Bram Stoker. Amo!

5. Eduarda e Esther são personagens marcantes. Lindas, de personalidade forte e determinada, não medem esforços para estarem juntas. Até onde você chegaria para viver um amor?

Eu, particularmente, não sou audaciosa não… Sou bastante ponderada e até mesmo temerosa (risos). Admiro quem tem tanta determinação. Duda e Esther são esse tipo de pessoa.

6. O quanto há de você em cada personagem?

Dou um pouco de mim em cada personagem que crio, na mesma proporção que roubo um pouquinho de cada pessoa que conheço e empresto a cada personalidade que descrevo.

7. As protagonistas, no decorrer da história, precisam lutar contra o preconceito da sociedade. O que te motivou a trabalhar esse tema?

Não faço distinções, escrevi sobre o amor… No caso, entre duas meninas, e acho isso tudo muito normal.

8. Em seu site você diz transformar seus “melhores sonhos e piores pesadelos em contos e romances”. Fale um pouco sobre isso.

Minha inspiração maior sempre vem no subconsciente. Sendo assim, os sonhos ou pesadelos sempre foram motivadores para escrever um conto ou uma história qualquer. Tenho uma mente bastante fértil neste sentido.

9.  Ao ver sua obra concluída, qual a sensação?

Tensa. Você fica feliz e preocupada, alegre e triste ao mesmo tempo. É uma mistura de sentimentos que não saberia descrever, é muita emoção.

10. Quando foi lançado, Doce Vampira recebeu muitos elogios por parte da crítica e do público, em geral. Quais as expectativas em torno do relançamento, pela editora AVEC e no formato ebook ?

Minhas expectativas são muito positivas. O ebook custa muito mais barato e isso possibilita alcançar mais leitores, além disso será traduzido para espanhol e inglês, terá formato físico e sua continuação também. Ou seja, um sonho!! Uma grande conquista!

11.  E seu segundo livro, o “Alma Vampira”?

Alma Vampira é a continuação de Doce Vampira, uma trama que nasceu para ser uma trilogia. Contudo, tentei escrever com ares de final, pois detesto criar expectativas de “mais e mais continuações sem previsões”. Espero que os leitores gostem e se deliciem com o final de Alma Vampira. Não nego que estou bastante nervosa nesse ponto.

12. Um recadinho para seu público leitor.

Agradeço o carinho e o espaço. Estou muito feliz e agradecida!!!

Aos leitores mando mil BJOKAS DOCES NA ALMA e aguardo os comentários sobre o que acharam de Doce Vampira e Alma Vampira. Aproveito para informar que meu conto na Coleção Sobrenatural Vampiros (Avec Editora) está FREE e chama-se Anunciação. Baixem grátis!!!

Para conhecer mais sobre o trabalho de Ju Lund, visite:

http://www.julund.com.br/
http://portal.julund.com.br/
https://pt-br.facebook.com/JuLundOficial