Ecopoética apresenta Dilúvio MA: Arte sobre as águas do RS

Performances de intervenções urbanas, oficinas e debates nas cidades de Caxias do Sul, Cachoeirinha, São Leopoldo e Montenegro.

O projeto Ecopoética realizará a performance Dilúvio MA: Arte sobre as águas do RS, com intervenções urbanas em quatro cidades do Rio Grande do Sul: São Leopoldo, Monenegro, Cachoeirinha e Caxias do Sul, com instalações artísticas nos rios dos Sinos, Caí, Gravataí e Arroio Tega. As apresentações serão realizadas nos meses de fevereiro, março e abril.

Foto: Gabriel Dienstmann

Ma, no zen-budismo, significa “vazio”, ou, ainda, “espaço entre as coisas”. A intervenção urbana Dilúvio Ma traz dois performers suspensos e presos no interior de uma rede cheia de lixo balançando durante algumas horas sobre os rios. Habitando o interior da instalação de lixo com composições coreográficas e práticas meditativas, os performers estabelecem uma relação de contrafluxo ao ritmo urbano. A intervenção busca ressignificar o espaço urbano, chamando atenção para seu estado de degradação e para o excesso de lixo produzido pela cultura do consumo e descarte.

As ações integram o projeto Ecopoética, uma plataforma de pesquisa e criação artística desenvolvida desde 2013 pelos artistas Marina Mendo e Rossendo Rodrigues, voltada à busca por poéticas de sustentabilidade no ambiente urbano. Trabalhando sobre instalações artísticas construídas com lixo, a dupla apresenta uma abordagem voltada ao pensamento ecológico e ao resgate e valorização dos espaços da cidade que estejam relegados à poluição e ao esquecimento. O projeto foi contemplado no edital da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Pró‐Cultura RS, FAC #juntospelacultura_2.

Foto: Rodrigo Shalako

Em 2017, o Ecopoética realizou intervenções sobre os rios Tietê/SP, Ipojuca/PE e Capibaribe/PE – que integram o ranking dos 10 rios mais poluídos do Brasil segundo o IBGE. Ao longo desse processo a equipe observou que todo grande centro urbano é atravessado por um rio extremamente poluído, destinatário de esgoto, resíduos variados e em situação de abandono. Em 2019, a performance será realizada sobre rios do Rio Grande do Sul, sendo que três deles (Sinos, Gravataí e Caí) também integram o ranking dos 10 mais poluídos do Brasil.

Oficinas e debates
Além das intervenções, o projeto contempla a realização de atividades de oficinas e debates para alunos da rede estadual de ensino das quatro cidades, além de um mini-documentário sobre o projeto.

A oficina irá partilhar os procedimentos utilizados nas criações artísticas da plataforma Ecopoética, oportunizando a jovens estudantes uma experiência mais abrangente do fazer/pensar estético que dá vida à obra. Partindo de práticas de sensibilização do olhar sobre espaços abandonados à poluição, explorações do imaginário urbano, vivências musicais e teatrais, a oficina fomenta o desenvolvimento de ações que encoragem os alunos a atuar com responsabilidade sobre os ambientes da cidade.

No debate serão abordadas questões ambientais, comportamentais, filosóficas, políticas públicas e privadas, a partir da exibição de vídeos, fotos e depoimentos dos integrantes do coletivo, com grande espaço para perguntas e interlocuções variadas com os participantes.

As atividades são gratuitas.

ECOPOÉTICA
DILÚVIO MA: ARTE SOBRE AS ÁGUAS DO RS

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS:

ARROIO TEGA
Data: 27 de fevereiro
Horário: das 9h às 12h
Local: na Sede do Grupo UEBA Produtos Notáveis no Centro Cultural Moinho da Cascata –
Rua Luís Covolan, bairro Santa Catarina, Caxias do Sul

RIO GRAVATAÍ
Data: 12 de março
Horário: 9h às 12h
Local: ao lado da Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez – Av. Gen. Flores da Cunha, 56 – Vila Carlos Antonio Wilkens, Cachoeirinha

RIO DOS SINOS
Data: 24 de março
Horário: das 16h as 19h
Local: Museu do Rio Rua, próximo à Ponte Velha – Rua da Praia, 52, São Leopoldo

RIO CAÍ
Data: 29 de março
Horário: das 9h às 12h
Local: Cais do Porto – R. Álvaro de Moraes – Centro, Montenegro

*As datas de realização ficarão sujeitas a alteração em caso de chuva.

OFICINAS E DEBATES:

CAXIAS DO SUL:
Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza
Data: 28 de fevereiro

CACHOEIRINHA
Local: Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez, em Cachoeirinha, Av. Gen. Flores da Cunha, 56
Data: 13 de maço

MONTENEGRO
FUNDARTE – Fundação Nacional de Artes
Oficina dia 28 de fevereiro das 14h às 17h
Inscrições até 20 de março pelo email: projetoecopoetica@gmail.com
Local: Teatro Therezinha Petry Cardona
Debate dia 29 de fevereiro das 18h as 20h no Teatro Therezinha Petry Cardona

SÃO LEOPOLDO
Local: Associação Meninos e Meninas de Progresso – AMMEP
Data: a definir

Foto: Rodrigo Shalako

FICHA TÉCNICA:
Criação e performance: Marina Mendo e Rossendo Rodrigues
Cenografia e coordenação técnica: Rodrigo Shalako
Fotos e vídeos: Utz Filmes – Natália Utz
Produção Executiva: Sync. Produções de Arte
Arte Gráfica: Léo Garbin Criaturas
Assessoria de Imprensa: Dona Flor Comunicação

Fonte: Dona Flor Comunicação
Raphaela Donaduce Flores | jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *