Encerramento do “Saraus Bell’Anima” será nesta quarta-feira (28)

Ministério da Cultura apresenta o Saraus Bell’Anima – Série Oferenda Musical, apresentação do Conjunto de Câmara Recanto Maestro, com o solista Moisés Cunha e o convidado Fernando Cordella.

Formação de cordas e percussão encerra temporada 2016 com cravista, na quarta-feira 28 de dezembro.

Moises Cunha - Foto: Claudio Etges
Moises Cunha – Foto: Claudio Etges

A realização da próxima – e última em 2016 – edição do projeto Saraus Bell’Anima – Série Oferenda Musical fica a cargo do Conjunto de Câmara Recanto Maestro (dirigido por Vagner Cunha, com professores e alunos do projeto Orquestra Jovem Recanto Maestro). O recital com obras de Vivaldi e releituras do compositor Vagner Cunha sobre os originais do italiano representante do período Barroco tardio será na sexta-feira 30 de dezembro, às 20h30min.
O conjunto é formado por cordas e percussão (Moisés Bonella Cunha – solista em Concerto para Violino e Cordas em Ré Menor; Michael Penna; Murilo Andreolla; Josias Costa; Christian Munawek; Mélani Grenzel; Plínio Zuraski; e Márcio “Kbecinha” Tolio) e tem ainda direção artística de Claudio Carrara.

Cravista Fernando Cordella - Foto: Roberto Urtado
Cravista Fernando Cordella – Foto: Roberto Urtado

A apresentação – que conta com a participação especial do cravista convidado Fernando Cordella – encerra a temporada de concertos realizados mensalmente na sede da Bell’Anima, localizada no Recanto Maestro, em São João do Polêsine, a 40 km de Santa Maria. Todas as apresentações serão gravadas e cinco delas registradas em disco pelo selo Bell’Anima, que leva o nome da produtora artística dos curadores do projeto, os produtores-executivos Vagner Cunha e Claudio Carrara. 10% da tiragem inicial dos discos será distribuída gratuitamente para quatro projetos sociais de música, como a Orquestra Villa-Lobos, de Porto Alegre. Além das apresentações, a série prevê que parte dos músicos realizem cinco oficinas para integrantes da Orquestra Jovem Recanto Maestro.

O espaço de apresentação tem capacidade para 100 espectadores por sessão. A realização é do Ministério da Cultura, com financiamento através da Lei Federal de Incentivo à Cultura/ Ministério da Cultura/ Governo Federal.

Saraus Bell’Anima – Série Oferenda Musical – Temporada 2016
Conjunto de Câmara Recanto Maestro
28/12 – quarta-feira – 20h30min
Convidados: Moisés Cunha (violino) e Fernando Cordella (cravo)

Local: Sede da Bell’Anima – Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, distrito de Recanto Maestro em São João do Polêsine – RS, localizado a 40 km de Santa Maria
Ingresso: R$ 100,00 (inteiro) e R$ 50,00 (meia-entrada)
Telefone para reserva de ingressos e informações: (55) 9635-3752
E-mail para reserva de ingressos e informações: eventos@ontoarte.org.br

PROGRAMA
– Concerto para Cordas em Ré Maior Antonio Vivaldi
RV 121
– Concerto para Cordas em Sol Menor Antonio Vivaldi
RV 157
– Concerto para Cordas em Sol Menor Antonio Vivaldi
RV 146
– Concerto para Violino e Cordas em Ré Menor Antonio Vivaldi
RV 187
Solista: Moisés Bonella Cunha
– Concerto para Cordas em Ré Menor Antonio Vivaldi
RV 121
– Sobre Concerto para Cordas em Ré Menor Vagner Cunha sobre
RV 121 Antonio Vivaldi

Músicos:
Vagner Cunha, violino
Moisés Bonella Cunha, violino (solista)
Michael Penna, violino
Murilo Andreolla, violino
Josias Costa, viola
Christian Munawek, violoncelo
Mélani Grenzel, violoncelo
Plínio Zuraski, contrabaixo
Márcio “Kbecinha” Tolio, percussão
Fernando Cordella, cravo (convidado especial)

Direção Artística: Claudio Carrara
Direção Musical: Vagner Cunha
Realização: Bell’Anima

Vagner Cunha
Compositor, arranjador, instrumentista e produtor musical, Vagner possui uma vasta produção autoral que lhe rendeu diversos prêmios e encomendas, tais como Prêmio FUNARTE de composição, sete vezes o Prêmio Açorianos em diferentes categorias, além de premiações por trilhas musicais para cinema e projetos audiovisuais.

Claudio Carrara
Sócio-fundador do Grupo Meta, um dos principais grupos de Tecnologia da Informação do Brasil, criou a Bell’Anima Produções Artísticas em 2013, juntamente com Vagner Cunha. Diretor da Associação OntoArte e fundador Orquestra Jovem Recanto Maestro e da Camerata OntoArte, tendo promovido ao longo dos últimos anos, inúmeros concertos com orquestrações e releituras de Vagner Cunha sobre a obra de Antonio Meneghetti, sendo estas registradas em CDs e DVDs.

Sobre os Saraus Bell’Anima – Série Oferenda Musical
A série Oferenda Musical dos Saraus Bell’Anima nasce, em 2016, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, propondo uma série de dez saraus musicais a serem apresentados ao público no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, cidade de São João do Polêsine (RS). A iniciativa é fruto da experiência realizada em 2014 e 2015 pela Bell’Anima Produções Artísticas ao promover a série Saraus OntoArte Recanto Maestro em parceria com a Associação OntoArte.
O nome da série é inspirada na obra de J. S. Bach intitulada Oferenda Musical, sendo um dos saraus dedicado à obra do compositor.
Além da apresentação de grandes encontros musicais ao público e da formação de plateia na região do interior do Estado, a série promove um espaço criativo para os artistas que se encontram nestas ocasiões para comporem e gravarem juntos. A realização da temporada 2016 é da Bell’Anima Produções Artísticas com o apoio da Associação OntoArte.

Bell’Anima
A Bell’Anima foi fundada em 2013 pelos sócios Claudio Carrara e Vagner Cunha com o principal objetivo de proporcionar uma experiência estética renovadora para o público e para os artistas. Yamandu Costa, Vagner Cunha, Carla Maffioletti, Ernesto Fagundes, Gisele De Santi, Ney Fialkow, Marcos Machado, Artur Elias, Flavio Leite, Guinga, Camerata Ontoarte, Dudu Sperb, Moisés Bonela Cunha e André Carrara são alguns dos artistas com quem a produtora tem atuado nos últimos dois anos.
Foram produzidos cerca de 30 espetáculos musicais no Brasil, Itália e Rússia desde sua criação, incluindo formações camerísticas e sinfônicas. A sede da Bell’Anima fica localizada no Recanto Maestro, distrito de São João do Polêsine. A casa foi concebida para funcionar como estúdio de gravação e cenário para concertos de pequeno porte.
A produtora produziu, em três anos de atuação, oito CDs e DVDs. Para 2016, estão previstos os lançamentos do CD Vagner Cunha e Camerata Ontoarte Convidam Guinga; CD Casa, de Gisele De Santi; o DVD Yamandu Costa e Orquestra de Câmara Theatro São Pedro; o CD Variações St. Petersburgo, de Vagner Cunha; o CD Camerata Ontoarte e Carla Maffioletti – turnê 2016, gravação do disco de estreia de Moisés Bonella Cunha e gravação do disco de Ney Fialkow executando os Cadernos I e II de Prelúdios para Piano de Vagner Cunha.

Fonte: Carol Zatt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *