Espaço de Arte Daniel Bellora comemora três anos e se firma como multiespaço em Pelotas

Interação. Esse é o desejo do Espaço de Arte Daniel Bellora (EADB) para 2015, ano em que completa três anos de atividade, firmando-se como um centro cultural completo, que abriga e abre espaço para as mais diversas atividades artísticas e culturais, tanto em sua galeria de arte, quanto nos seus demais ambientes, que contemplam também um belo jardim, uma cafeteria e um Coworking, inaugurado ainda este ano.

Fachada do EADB - Foto: Arquivo EADB

Criado em 2012 com o objetivo inicial de se tornar o ateliê de sua proprietária, a artista Tânia Bellora, o Espaço de Arte Daniel Bellora foi se transformando aos poucos e moldando seu caminho até chegar ao centro polivalente que é hoje, onde equilibra os encantos e a beleza arquitetônica de uma cidade histórica em seu casarão centenário com um ambiente moderno e vibrante, que clama por novas experiências e inspira novas descobertas.

Segundo Tânia Bellora, o casarão foi amor à primeira vista. “Quando vi o porão e o espaço disponível sabia que era aqui que deveria ficar”, diz a artista, que começou a se envolver com arte brincando com a fotografia, sempre em busca de formas não convencionais e de uma visão única e além da imagem.

Após ter seu ateliê instalado e o lugar ideal para abrigar suas exposições, veio o questionamento e a solução para o belo e amplo espaço: Por que não abrir as portas para que outros artistas pelotenses pudessem expor suas obras e assim, ainda contar com uma rica troca de experiências, olhares e aprendizado, renovando o clima e a alma do ambiente?

Logo posta em prática, a ideia virou um sucesso, e assim surgiu a Galeria de Arte cheia de personalidade que ocupa o porão da casa, confirmando o potencial que o espaço tem como reverberador e impulsionador da arte. O frenesi foi tanto que a galeria terminou 2013 com a agenda de exposições para o próximo ano lotada, recebendo exposições celebradas e muitos novos artistas.

Área externa do Café no Espaço - Foto: Arquivo EADB

Pensado cuidadosamente para receber as mais variadas formas de arte, o espaço reservado para a galeria chama a atenção pela geometria calculada dos ladrilhos hidráulicos e o contraste de seus detalhes com as obras em exposição, que permitem, tanto ao artista como ao visitante, um novo olhar, um momento de contemplação e descobertas que resgate um pouco da calma muitas vezes negada em função da overdose de informação e distrações diárias a que somos submetidos.

Para atender a este público, que busca momentos especiais e cheios de significado, nasceu no ano de 2014 o Café no Espaço, um espaço aliado à galeria de arte que encanta quem passa no local para fazer uma visita, vem contemplar alguma exposição ou simplesmente busca se render às suas delícias e ao seu cantinho aconchegante no jardim.

A cafeteria, que funciona do café da manhã ao happy hour, tem como objetivo fornecer uma alimentação natural, e um cardápio diferenciado, valorizando uma alimentação saudável e funcional com opções que agradam aos paladares mais seletos.

Privilegiado pela localização, não são somente os pratos saborosos e caprichados em cima do balcão ou que percorrem as mesas que enchem os olhos, mas todo o clima e conceito criados pela decoração e por sua proposta, de estimular os sentidos daqueles que buscam mais que um café, mas um convite para renovar a energia e experimentar novos sabores. Localizado dentro de um universo criativo, o Café no Espaço não poderia ser menos do que um ambiente que inspira e estimula a criatividade.

Já com uma grande movimentação em torno de sua Galeria de Arte e do Café no Espaço, foi a vez do Espaço de Arte apostar na inovação e no compartilhamento de ideias. Assim, foi inaugurado em março de 2015 o Hub1005, um espaço de coworking que trouxe ainda mais vida e interação ao EADB.

Espaço de Coworking HUB1005 - Foto: Arquivo EADB

Pioneiro em coworking em Pelotas, o ambiente configura um jeito diferente de trabalhar, onde é possível utilizar a infraestrutura de um escritório completo – localizado nas salas do andar superior do Espaço de Arte Daniel Bellora – para desenvolver projetos, trocar ideias, promover e frequentar reuniões e palestras e dividir conhecimento, além de expandir o networking. Com um custo bem mais acessível que um escritório independente é possível trabalhar em um ambiente inspirador, criativo e colaborativo, propenso para a criação de novos negócios.

Esta interação e compartilhamento é o que deixa a proprietária do EADB ainda mais contente.

“É muito bom ver a evolução e o rumo que o Espaço de Arte tomou, crescendo tão rapidamente. Minha avaliação destes três anos de EADB não poderia ser mais positiva”, completa Tânia Bellora.

De acordo com diretor de marketing e negócios do Hub1005, Lucas Bauer, o trabalho deu frutos e a criação dos novos ambientes é consequência da consolidação do Espaço em seu modelo tradicional.

“Agora resolvemos sair do habitual e ampliar a cultura para uma proposta multidisciplinar, oferecendo novas opções. E mesmo em poucos meses de funcionamento o Hub1005 já é conhecido e lembrado como um espaço de trabalho e vem recebendo novos interessados a cada dia”, afirmou.

Para os próximos anos, a meta do EADB é que mais e mais pessoas venham conhecer o multiespaço. O casarão rosa na esquina das ruas Três de Maio com Andrade Neves está sempre de portas abertas e a visitação é gratuita, das 10h às 19h.

A entrada é feita pelo Café no Espaço, com vista para o jardim. Ao conhecer a parte interna do café, você fica logo em frente ao corredor que leva à Galeria de Arte, à sala de reuniões e ao miniauditório, que tem capacidade para 20 pessoas. O espaço de coworking, a administração e outras salas de reuniões ficam no andar superior da casa. O EADB ainda conta com salas para oficinas de arte, churrasqueira e espaço para eventos especiais, de compromissos profissionais à celebração a arte e aos amigos.

Nestes três anos de funcionamento, o Espaço de Arte Daniel Bellora se transformou em um lugar único para trabalhar, promover encontros, criar, expor, adquirir e admirar a arte, tornando-se um moderno e aconchegante ambiente de expressão artística em Pelotas, que só enriquece a cena cultural da cidade, fomentando ainda mais a produção artística local.

Quem está no Hub?
Bravo! Agência, Tintero, Lordi Design, Christian8, Santo Criativo, Zero ou Um, Eugênio Lemertz Marketing, Evoke Energéticos e CoWorkers Esporádicos.

Espaço de Arte Daniel Bellora
Rua Três de Maio, 1005.
Telefones:
Espaço de Arte e Café no Espaço – (53) 3303-0675
Hub1005 Coworking – (53) 3025-2566

Texto: Larissa Vieira – Bravo Agência