Fibra – I Bienal de Arte Têxtil está com inscrições até 30 de agosto

Fibra – I Bienal de Arte Têxtil acontece de 12 de novembro a 20 de dezembro de 2019, em Porto Alegre (RS), com exposição de artes visuais contemporâneas, encontros e cursos.

Um projeto para apresentar as tendências e os diferentes trabalhos de áreas que se mesclam na arte e na economia criativa. Esta é a proposta da FIBRA – I Bienal de Arte Têxtil 2019. Trata-se de uma mostra coletiva que busca fomentar a convergência entre diferentes propostas de artes visuais contemporâneas ligadas às artes têxtil e à cultura brasileira, propondo reflexões e ações sobre o planeta em que vivemos, a partir da sustentabilidade e do respeito entre todos os seres. As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto.

Com o tema “Sustentabilidade: um olhar sobre as suas diversas possibilidades”, a bienal iniciará no dia 12 de novembro e encerrará em 20 de dezembro de 2019, contando com a participação de artistas de diferentes regiões do Brasil, selecionados por edital, e a exibição de, aproximadamente, 100 obras que abrangerão as mais variadas linguagens no âmbito das artes visuais contemporâneas, alinhadas, neste momento, às questões de preservação, com um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas, através das mais variadas linguagens, utilizando-se da arte têxtil.

As exposições ocorrerão em locais públicos e privados, com infraestrutura e segurança, reconhecidos da cidade de Porto Alegre: Galeria de Arte do DMAE, Jardim do DMAE, Chico Lisboa Espaço Cultural, Plano B Espaço Cultural e Sesc Centro. Além da mostra coletiva acontecerão oficinas, conversas públicas entre artistas selecionados, artistas convidados e público (informações na fanpage www.facebook.com/fibrabienaldeartetextil). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail fibra@atelierplanob.com.br

POR QUE FIBRA?

Os encontros e os desencontros de fios antropológicos que nos trouxeram até aqui, de nossas ancestralidades até o contemporâneo, inspiram toda a atividade humana na manipulação de materiais, de fibras, de torceduras, de nós, de texturas, e de forma tátil e orgânica, visual e oral; fazem e desfazem a arte têxtil primeiro como memória e suas relações afetivas e, depois, como intuição e fruição da arte experimentando novas e instigantes formas de existência.

Coerente com as narrativas da arte contemporânea e com a cultura brasileira de manipular materiais, a FIBRA propõe, nesta primeira edição, um olhar crítico sobre a sustentabilidade como objeto não apenas da esfera da natureza, mas também como o seu desdobramento na esfera da arte têxtil.

Merece ser salientado que nos descartes, nas sobras, nas ressignificações estão postas provocações capazes de despertar reflexões para um horizonte mais sensível e humano. Compreender esses encontros, esses vazios entre as linhas, os tecidos e as fibras é praticar a liberdade poética que a arte contemporânea celebra em suas diversas linguagens. Ainda que o cenário econômico, político e social esteja turbulento, com suas crises e fraturas, a arte é esse meio de ligadura experimentada que amplia e conecta pessoas para um mundo melhor.

Alinhada às questões de preservação, a bienal propõe claramente aos artistas, que suas produções tenham como foco a sustentabilidade, tenham relação com o conceito de desenvolvimento sustentável, isto é, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas, através das mais variadas linguagens, utilizando-se da arte têxtil.

SERVIÇO:
Envio de portfólios: até 30/08/2019
Seleção: 10/09 a 30/09/2019
Divulgação dos selecionados: 01/10/2019
Abertura: 11/11/2019
Visitação: 12/11 a 20/12/2019

Realização e organização: Plano B Espaço Cultural
E-mail de contato: fibra@atelierplanob.com.br
Telefone/Whats: (51) 98448.4895 com Kátia Costa
Edital: www.facebook.com/fibrabienaldeartetextil

OFICINAS

1. OFICINA: FACILITAÇÃO PARA ORGANIZAÇÃO DE PORTFÓLIO
Esta edição da oficina de facilitação para organização de portfólio será específica sobre a FIBRA,primeira Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, e tem como objetivo qualificar os trabalhos que serão inscritos na mostra. A ministrante da oficina avaliará o rascunho apresentado pelos participantes,orientará a montagem final dos portfólios e esclarecerá dúvidas sobre o edital.

Foto Divulgação – Fibra

Ministrante: Kátia Costa //Artista visual, fotógrafa, professora de artes visuais e produtora cultural. Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é gestora do Plano B Espaço Cultural, em Porto Alegre, RS, onde concentra sua produção, desenvolve projetos, organiza exposições, ministra cursos e orienta artistas na realização de projetos, montagem de portfólios e carreira profissional.

Quando
14/08 (quarta – feira) – das 18h30 às 21h30
23/08 (sexta – feira) – das 14h às 17h

Local
Rua Joaquim Nabuco, 36, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS

Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail fibra@atelierplanob.com.br

2. OFICINA: ESTAMPARIA SOBRE TECIDO
A oficina ensina procedimentos para a apropriação e transferência de imagens em tecido e suas aplicações nas artes e na criação de estampas.

Foto Divulgação – Fibra

Ministrante: Fernando Lima // Professor na EEEF Brigadeiro Ney Gomes, formado em Letras, cursou Bacharelado em Artes e pós-graduação em Poéticas Visuais pela Feevale NH. Iniciou seus estudos em artes no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre nos anos setenta, tendo estudado desenho e litografia. Realizou as exposições individuais: Deambulações, na Ulbra Canoas (2010) e no Atelier da Prata (2018), em Porto Alegre; e Instalação Flâmeos (2017), Casa das Artes Villa Mimosa, em Canoas. Participou de diversas coletivas, dentre elas: Projeto Mil Mãos Brasil/Portugal,de Rosana Almendares (2017), Festival de Arte Têxtil de Cachoeirinha, com o Grupo Tramando Arte – instalação Flâmeos, Projeto que recebeu o Prêmio Dana. Desde 2012, desenvolve projetos de bordados e reaproveitamento de materiais junto às escolas e comunidades. Atualmente o nome do Projeto é Bordadeiras do Ney Gomes, desenvolvido com mães da comunidade escolar.

Quando
15/08 (quinta – feira) – das 14h às 17h

Local
Rua Joaquim Nabuco, 36, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS

Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail fibra@atelierplanob.com.br

3. OFICINA: A TEXTURA DA FOTOGRAFIA
Imagens fotográficas que ultrapassam os limites puristas por meio de inserções e manipulações de elementos têxteis com a criação de sinestesias e outros efeitos sensoriais que problematizam e expandem as formas clássicas de apresentação. Essa oficina tem o propósito de examinar possibilidades de inserção de elementos têxteis e táteis sobre imagens fotográficas, o uso de suportes têxteis, técnicas de transferência de fotografia para tecidos e outras experiências não tradicionais em fotografia contemporânea.

Foto Divulgação – Fibra

Ministrante: Rochele Zandavalli // É bacharela em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)e mestrado em Poéticas Visuais pelo PPGAV da UFRGS. Atualmente é professora nos cursos de graduação tecnológica em fotografia e cinema e, em realização audiovisual da Unisinos e na Fluxo (Escola de Fotografia Expandida). Possui obras na Coleção Joaquim Paiva de fotografia em comodato com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, nos acervos da Fundação Vera Chaves Barcellos (RS), Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS) e Museu de Arte Contemporânea (MAC/RS). Sua produção em fotografia destaca-se pelo investimento na materialidade do suporte, na mistura entre técnicas, e na coexistência entre tecnologias, trabalhando muitas vezes com processos analógicos em laboratório e processos experimentais. Seus trabalhos foram apresentados em Festivais importantes como: Encontros da Imagem (Portugal, 2016), Outono Fotográfico (Espanha, 2016), Valongo (Santos/SP, 2018), Tiradentes (Tiradentes/MG, 2019) e Paraty em Foco (Paraty/RJ, 2016). Principais mostras individuais: A primeira a Sumir (Studio Clio, 2017); Me desculpe, foi apenas um lapso (Acervo Independente, 2016) e Rever: retratos ressignificados (Santander Cultural, 2012).

Quando
15/08 (quinta – feira) – das 18h30 às 21h30

Local
Rua Joaquim Nabuco, 36, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS

Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail fibra@atelierplanob.com.br

Foto Divulgação – Fibra

4. TINGIMENTO NATURAL
O curso é oferecido com o propósito de trazer conhecimento sobre corantes naturais, seu uso e sua preparação.

Ministrante: Rosane Maria Vargas // Artista plástica. Ministra oficinas no seu atelier Garagem1130, em Canoas. Participa ativamente de exposições e projetos em artes.

Quando
16/08 (sexta – feira) – das 14h às 17h

Local
Rua Joaquim Nabuco, 36, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS

Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail fibra@atelierplanob.com.br

5. OFICINA: TRANSFORMANDO TRICÔ DE DEDO EM UMA INSTALAÇÃO ARTÍSTICA
A oficina destina-se a pessoas que desejam aprender a técnica do tricô de dedo.O resultado da oficina é criar uma instalação artística coletiva a ser exposta na rua.

Ministrante: Taís Fanfa // Licenciada e bacharela em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS). Gerencia o Ateliê 6B e foi idealizadora do Coletivo de Arte Têxtil NYB (2012-2013). Sua produção transita entre o desenho, a arte têxtil, a educação, as práticas participativas e a cerâmica.

Quando
20/08 (terça – feira) – das 14h às 17h

Local
Rua Joaquim Nabuco, 36, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS

Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail fibra@atelierplanob.com.br

6. OFICINA: O CROCHÊ COMO MEIO DE EXPRESSÃO
Encontro com finalidades práticas, orientado para a produção de um objeto artístico confeccionado em crochê. Esta oficina é oferecida a artistas, estudantes, artesãos e interessados que dominem a técnica básica do crochê.

Ministrante: Lia Braga // Mestre em artes visuais e artista visual atuante.

Quando
22/08 (quinta – feira) – das 14h às 17h

Local
Rua Joaquim Nabuco, 36, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS

7. CURSO: TAPEÇARIA ARTÍSTICA NO SÉCULO XX
O curso expõe fatos, artistas e obras importantes para compreender o desenvolvimento da tapeçaria artística no século XX. As aulas têm como propósito conhecer mais sobre o movimento da tapeçaria e arte têxtil.

Ministrante: Carolina Bouvie Grippa // Formada em Moda pela Universidade Feevale e bacharela em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é mestranda em História, Teoria e Crítica de Arte no PPGAV da UFRGS, onde continua sua pesquisa sobre tapeçaria, focando na produção sulina.

Quando
22 e 29/08 (quintas – feiras) – das 19h às 22h

Local
Rua Joaquim Nabuco, 36, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS

Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail fibra@atelierplanob.com.br

8. OFICINA: BORDADO E ARTE

Foto Divulgação – Fibra

Oficina voltada ao ensino de pontos básicos, para aplicação em tecidos. O Encontro será voltado para a produção de peças artísticas, utilizando somente resíduos têxteis, já propondo a criação de trabalhos para a participação na Fibra – Bienal de Arte Têxtil.

Ministrante: Laura Goldstein // Formada em Design Estratégico pela Unisinos, Mestranda em Design e parceira do Ecossistema da Moda Sustentável. Bordadeira desde sempre, cria e da aulas de bordados nas mais variadas técnicas.

Quando
24/08 (sábado) – das 10h às 17h (com uma hora de almoço)

Local
Ecossistema da Moda Sustentável
Vila Flores. Rua São Carlos, 765
Bairro Floresta – Porto Alegre/RS

9. OFICINA: LIVRO DE ARTISTA– EXPERIMENTAÇÕES CRIATIVAS ATRAVÉS DO BORDADO

Foto Divulgação – Fibra

O curso aborda a produção artística que se utiliza de uma linguagem têxtil, sendo neste caso, o bordado. Partindo da ideia do livro de artista, uma obra realizada a partir do formato de um livro, o aluno será convidado a explorar diferentes formas de criação de um livro de artista através da materialidade e a técnica do bordado.

Ministrante: Kaue Nery // Professor e artista visual.Licenciado e bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui pesquisa em processos de criação no ensino da arte e em poéticas visuais, direcionada nos desdobramentos do desenho e da pintura.

Quando
27/08 (terça – feira) – das 13h30 às 17h30

Local
Rua Joaquim Nabuco, 36, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS

Fonte: Simone Lersch
Maestra Comunicação e Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *