Galeria Ecarta recebe projeto de curadores chilenos em Porto Alegre


DCIM117MEDIA

Em sua última exposição do ano, a Galeria Ecarta receberá um projeto de residência e curadoria da Galería Metropolitana, espaço de atuação independente em Santiago, no Chile, há 17 anos. Contiguo, das artistas Claudia Lee e Francisca Montes, inaugura na quarta-feira, 25 de novembro, e no dia seguinte haverá bate-papo com as autoras e os curadores, ambos os eventos às 19h.

DCIM117MEDIA
Francisca Montes

A mostra é a adaptação de um projeto que mapeou o Parque André Jarlan, comuna de Pedro Aguirre Cerda, visando a reconexão entre arte e comunidade, a partir de um exercício contextual de ativação da memória. Utilizando fotografia, vídeo, escultura e instalação para exibir o resultado de uma série de operações acerca de um determinado entorno, Contiguo se fundamenta na produção de obras que tornam visíveis modificações ou transformações territoriais na cidade. Claudia e Francisca têm em comum uma linguagem visual que as permite elaborar em conjunto uma poética do periférico, a partir de jogos operacionais visuais ou textuais que discutem os espaços enquanto territórios ativos.

Para a Galeria Ecarta, Contiguo recontextualiza territorialmente sua proposta, utilizando das mesmas operações. A atenção das artistas se concentrará na Redenção, o Parque Farroupilha, o mais popular de Porto Alegre. As obras da mostra integram um sistema de tradução do material recolhido na investigação e propõem um outro olhar sobre aspectos identitários do lugar, a partir de estratégias específicas de visualização. Para interagir com o contexto, as artistas recorrem a operações visuais. No caso de Claudia, recolher e reproduzir objetos que se encontram em condição de lixo, resíduos da cultura de massas inerentes à cidade de Porto Alegre; e no de Francisca, delimitar o território a partir de um olhar panorâmico, captado desde um drone, sobre a geografia do lugar.

“Contiguo é, acima de tudo, uma aposta na articulação e no aprofundamento de redes de trabalho e ação entre espaços e projetos similares, além de ativação de novas formas e conteúdos para uma arte contemporânea auto-reflexiva e crítica”, concluem os curadores do projeto e idealizadores da Galería Metropolitana Ana María Saavedra e Luis Alarcón.
A exposição fica em cartaz na Galeria Ecarta até 24 de janeiro de 2016. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h. Informações pelo telefone 51 4009.2971. A entrada é franca.

AS ARTISTAS

Claudia Lee Marasca (Itália, 1980) é mestre em Artes Visuais pela Universidade do Chile, formada em Produção Digital Multimídia pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade do Chile e possui licenciatura em Belas Artes, especialização em Escultura, pela Universidade de Artes e Ciências Sociais. Exposições: 2013: Veo doble. Galería Armada, Santiago; Para convertirse en otro. Librería Metales Pesados, Santiago; 2012: Local Self. SENSACIÓN. Local Arte Contemporáneo, Santiago; 1.-Se remueve 2.-Retorna. Trienal de Chile 2. Galería Metropolitana, Santiago; Gabinete, Proyectos de Obra, 48 Académicos de la Escuela de Arte y Cultura Visual Espacio Carmen Bueno, Universidad ARCIS, Santiago; 2009: sin efecto nº2. Calibre 14. Magíster Artes Visuales U. de Chile. Museo de Artes Visuales MAVI, Santiago; e Sin efecto nº1. Se Decía de un lugar. Museo de Arte Moderno de Chiloé, Castro.

María Francisca Montes Zúñiga (Chile, 1979) possui licenciatura e mestrado em Artes Visuais, com especialização em Fotografia, pela Universidade do Chile. Exposições: 2013: Primera Línea. Colectiva Límites y Territorios, Galería Sala de Carga Halo; Colectiva Spoilers, Galería AFA 1 de mayo; Colectiva Llegar Después, Galería Die-Ecke Diedro; Individual en Baco Batuco Arte Contemporáneo 1 de mayo; Colectiva Un zorro blanco que acaba de casar, Imágenes de Chile, Casa de las Américas, La Habana, Cuba; Primera Línea. Individual en Galería AK-35; 2012-2013: Paisajismos. Colectiva Concurso Arte Contemporáneo MAVI; Itinerancia regional Puerto Montt, Coquimbo y Ovalle; 2011: Primera Línea. Colectiva Informe País, Zócalo Biblioteca de Santiago; Placa. Colectiva Cabeza de Ratón, MAVI; 2009: Mar Interior. Colectiva Magíster Calibre 14, MAVI (Taller terminal Arturo Duclos); Loteo. Colectiva Se Decía de un Lugar MAM Chiloé; 2007: Fondo Rocabado. Colectiva Magíster Aprox, MAC Quinta Normal (Taller terminal Pablo Langlois); 2006: Villa Portales. Colectiva Campo Ciego, Galería Animal; 2005: Intervalo Urbano. Individual MAC; e 2004: Terrazas. Colectiva Sociedad Titular, MAC.

A GALERIA ECARTA
Projeto âncora da Fundação Ecarta, propõe a divulgação da produção artística gaúcha, além de garantir debate acerca do tema e formar público para as artes visuais do Rio Grande do Sul. Já promoveu cerca de uma centena de eventos, entre Porto Alegre e interior do Estado, que atingiram um público superior a 9 mil pessoas. Em maio de 2012, recebeu o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas como “Destaque Espaço Institucional de Divulgação Cultural de 2011”.

A GALERIA METROPOLITANA
É uma iniciativa independente e autogestada de exibição e difusão de arte contemporânea, fundada por Ana Maria Saavedra e Luis Alarcon, em 1998, na comuna popular Pedro Aguirre Cerda, Santiago, Chile, como uma extensão da casa de seus diretores. É um projeto pensado e desenhado desde o local (bairro, comuna), base que sustenta a produção e a difusão de arte contemporânea, mediante a reconexão entre o mundo popular e o letrado. Isso ocorre por meio de duas dinâmicas básicas: o desenvolvimento de obras de caráter contextual (participativas ou não) e o trabalho sustentado no interior tanto do tecido social quanto do mundo da arte, através da construção de redes colaborativas a nível local, regional e global. Em seus 17 anos, a Galeria Metropolitana organizou mais de 300 exposições, palestras, oficinas etc., além do concurso Arte, Memoria, Identidad, Concurso de Arte Contemporáneo na Comuna de Pedro Aguirre Cerda, Santiago (2008, 2010 y 2015). www.galeriametropolitana.org

Exposição CONTIGUO, de Claudia Lee e Francisca Montes
Curadoria: Ana María Saavedra e Luis Alarcón
Onde: Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)
Abertura: 25 de novembro, quarta-feira, 19h
Conversa com artistas e curadores: 26 de novembro, quinta-feira, 19h
Visitação: até 24 de janeiro de 2016, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h
Quanto: Entrada franca
Informações: 51 4009. 2971 e www.ecarta.org.br

Fonte: Jornalista Dóris Fialcoff