Maratona Fotográfica de Pelotas em 2019 terá prêmio em dinheiro e exposição coletiva

A Maratona Fotográfica de Pelotas: Inventários do olhar vai ocorrer em abril de 2019, contando com vagas limitadas e inscrições já abertas. As melhores fotografias terão prêmio em dinheiro e participarão de uma exposição coletiva.

Podem participar fotógrafos amadores e profissionais, a partir dos 18 anos, moradores da cidade de Pelotas. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 15/03/2019.

A maratona tem como objetivo o de articular amantes da fotografia para a criação de um inventário de olhares sobre o patrimônio da cidade. O evento oportuniza momentos de encontro para profissionais e amadores que fazem da fotografia um meio de trabalho, de arte ou um passatempo.

O projeto aprovado pelo edital Procultura Pelotas 2017 foi proposto por uma artista visual e um historiador, ambos do campo do patrimônio cultural e, com isso, estabelece um diálogo entre as áreas do patrimônio cultural e das poéticas visuais.

A Maratona Fotográfica de Pelotas: Inventários do olhar é uma oportunidade para fortalecermos o campo fotográfico na cidade de Pelotas e a fotografia como linguagem visual. Além disso, a exposição é uma boa oportunidade tanto para os profissionais quanto para os iniciantes mostrarem o seu trabalho.

Para estimular a participação dos inscritos haverá premiação em dinheiro, além de uma exposição física, que irá ocorrer na sala Frederico Trebbi com duração de um mês, e uma exposição digital na web. Serão seis prêmios que irão contemplar a premiação dos melhores conjuntos de imagens, classificados em 1º, 2º e 3º lugar nas duas categorias (profissional e amadores). Além de seis fotografias selecionadas por júri popular na categoria individual.

Os temas da Maratona serão divulgados apenas no dia da atividade, às 10h; às 15h e às 20h, fazendo, com isso, com que os participantes empenhem-se para capturar as imagens correspondentes aos temas, dentro destes intervalos.
Por ora podemos dizer que o grande tema desta edição da Maratona será “Outros patrimônios” estimulando narrativas plurais e inclusivas sobre a cidade e seus habitantes. Acreditamos que a fotografia, meio de expressão e produção de sentidos possa tornar visíveis aspectos subterrâneos que ainda não ganharam destaque no nosso patrimônio oficial.

Com relação às questões técnicas, durante a atividade podem ser utilizadas câmeras fotográficas ou aparelhos celulares, desde que possuam uma resolução a partir de 13MP. Ajustes que não interfiram na composição, como: contraste, saturação e equilíbrio de brancos serão aceitos, entretanto, manipulações digitais do tipo bricolage serão incentivadas apenas em um dos temas.

Inscrições
São gratuitas e estão abertas até às 23h59min. do dia até 15/03. As inscrições são feitas online, no site do evento, mas no dia do evento, dia 06 de abril de 2019 (sábado), os organizadores aguardam s inscritos para assinarem suas fichas de inscrição e retirarem suas camisetas. As camisetas são gratuitas.
Não perca essa oportunidade, inspire-se, convide os amigos. O regulamento e mais informações no site.

Idealizadores
Daniele Borges é artista visual e fotógrafa, doutoranda em memória social e patrimônio cultural; Darlan de Mamann Marchi é historiador, doutor em memória social e patrimônio cultural.

Facebook: https://www.facebook.com/maratonafotograficadepelotas/

Instagram: https://www.instagram.com/maratonafotograficapelotas/

Site: https://maratonafotografic.wixsite.com/pelotas

E-mail: maratonafotograficadepelotas@gmail.com

Utilize as hasthags: #maratonafotograficapelotas #PhotoPelotas #satolepmaratonafotografia
#inventariosdoolhar #maratonafotograficaPel2019 #satolephoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *