O lado doce da música! 9º Festival Internacional Sesc de Música encerra esta sexta-feira

Nesta edição, apresentação de encerramento no Largo do Mercado Central, às 20h30, com a participação da Orquestra Acadêmica e grupo Voice In.

Nesta sexta-feira (25/01), o 9º Festival Internacional Sesc de Música realiza o concerto de encerramento desta edição, em Pelotas. A apresentação será no Largo do Mercado Público, às 20h30, e contará com a Orquestra Acadêmica do Festival, com participação do violinista chinês Yang Liu. Serão executadas obras como “A Grande Páscoa Russa”, de R. Korsakov, e “O Guarany”, de Carlos Gomes. Para encerrar o concerto, o grupo Voice In sobe ao palco, unindo vocais a capella à Orquestra. O espetáculo tem regência do maestro Evandro Matté e será transmitido ao vivo no site www.sesc-rs.com.br/festival. Confira a programação completa no mesmo site e abaixo.

VII Festival Internacional Sesc de Música
Data: 20-01-2017
Foto: Flávio Neves

Além do concerto de encerramento, a programação do Festival segue nesta semana. Ao longo da sexta-feira (25/01), as apresentações acontecem no Conservatório de Música da UFPel, das 13h às 19h, com a Orquestra de Choro e as classes de Canto e de Violão. A última apresentação do Theatro Guarany desta edição, na quinta-feira (24/01), às 20h30, será com a Banda Sinfônica Acadêmica e participação do regente dos Estados Unidos Glen Hemberger. No mesmo dia, o Hospital Espírita e a Paróquia Amor Divino (Colônia Santo Antônio) recebem a Classe de Choro e a Orquestra Jovem Sesc de Minas Gerais, respectivamente, dando fechamento à agenda do Festival na Comunidade.

A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Biri Refrigerantes, Ecosul e Café 35.

::: PROGRAMAÇÃO FESTIVAL 2019 :::

24/01
13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
15h – Classe de Choro | Festival na Comunidade – Hospital Espírita ***
19h – Recital de Cordas | Música de Câmara – EMMANUELE BALDINI (Itália), LUCIA LUQUE (Argentina). HORACIO SCHAEFER (Brasil), VIRGINIA ALDADO (Uruguai) e CLEMENS WEIGEL (Alemanha) – Conservatório de Música da UFPel
20h – Orquestra Jovem Sesc/MG | Festival na Comunidade – Paróquia Amor Divino (Colônia Santo Antônio)
20h30 – Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Glen Hemberger (EUA) – Theatro Guarany

25/01
13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
15h – Orquestra de Choro | Música de Câmara – Conservatório de Música da UFPel
17h – Classe de Canto | Música de Câmara – Conservatório de Música da UFPel
19h – Classe de Violão | Música de Câmara – Conservatório de Música da UFPel
20h30 – Orquestra Acadêmica – Regente Evandro Matté (BRA/RS) – Largo Mercado Público

*** Espetáculos para público fechado

::: SOBRE O 9º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA ::::

O QUE É? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.
QUANDO? De 14 a 25 de janeiro de 2019, em Pelotas/RS.
COMO? Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade.

::: DADOS GERAIS :::
– A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Biri Refrigerantes, Ecosul e Café 35

– 52 professores de 14 nacionalidades diferentes
– Cerca de 500 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos
– Espetáculos gratuitos (concertos no Theatro Guarany, espetáculos nos palcos externos, recitais de alunos, concertos de Música de Câmara e recitais na comunidade)
– 24 cursos disponibilizados (19 instrumentos + canto lírico + composição + choro + prática de orquestra e banda sinfônica), reunindo cerca de 380 alunos de diversos estados e países

::: CURSOS :::

Música de Concerto
Violino | Viola | Violoncelo | Contrabaixo
Flauta | Oboé (Corne-inglês) | Clarinete | Fagote
Trompa | Trompete | Trombone | Trombone Baixo | Tuba | Saxofone | Eufônio
Harpa | Percussão | Violão Clássico | Canto Lírico
Piano | Composição | Choro (Violão, Sopros, Acordeon, Bandolim, Percussão e Cavaquinho)

Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica
Os cursos de Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica não disponibilizam matrícula. Serão realizados pelos alunos selecionados entre os participantes dos cursos de instrumentos

Música de Câmara
Recitais de Música de Câmara serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos

::: INGRESSOS :::

Para as apresentações no Theatro Guarany é necessária a retirada de ingressos antecipadamente na Bilheteria do teatro (Rua Lobo da Costa, 489), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h30 às 18h30. As entradas são limitadas a um par de ingressos por pessoa, por apresentação, conforme cronograma abaixo:

– 22, 23 e 24/01: retirada de ingressos para espetáculos de 22, 23 e 24/01.

::: TRANSMISSÕES AO VIVO :::
www.sesc-rs.com.br/festival
– Concerto de encerramento às 20h30 do dia 25/01

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/Senac.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *