Oficina gratuita de Quadrinhos é oferecida em Pelotas

O professor, ilustrador e quadrinista Sandro Andrade promove nesta sexta-feira, dia 1º/03, uma oficina gratuita de HQ.

O encontro, que ocorre das 14h às 17h no Espaço de Arte Daniel Bellora, será uma espécie de apresentação para seu novo curso, o HQ Projetos Autorais, que terá início no dia 12 março.

Com a realização de exercícios práticos, a oficina irá abordar os processos criativos e técnicos sobre a criação de uma HQ. Andrade destaca que os quadrinhos tem uma linguagem própria, sendo ao mesmo literária e gráfica. “Aprender a dinâmica dos quadrinhos é abrir um portal para criar as mais diversas narrativas pessoais”, pontua.

Foto: Arquivo Pessoal – Sandro Andrade

Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas, Sandro Andrade estudou no Instituto dos Quadrinhos de São Paulo e possui ampla experiência como quadrinista e ilustrador profissional. Publicou fanzines, revistas em quadrinhos, livros (como ilustrador), entre outros trabalhos. Atualmente, além de preparar o curso, ele trabalha em uma nova HQ em parceria com o roteirista Fabrício Lima. Com o título Nonatrix, o trabalho deve ser publicada em uma antologia de terror ainda este ano.

A oficina possui um número limitado de vagas. As inscrições podem ser feitas via whatsapp pelo número (53) 98153-9043. O material necessário é folha comum, lápis e borracha. Além dos conteúdos específicos relacionados ao universo do HQ, Andrade ressalta que a oficina também aborda outras áreas como estruturas de roteiro, expressão gráfica, narrativa sequencial e linguagem cinematográfica.

HQ Projetos Autorais
Após um período trabalhando como professor no curso de Artes Visuais da UFPel, Sandro Andrade volta às atividades do Curso ZigZag Quadrinhos. Agora com o desafio de focar na produção autoral de quadrinhos. Como o nome já indica, o curso orientará os alunos na criação de suas próprias histórias e personagens.

As aulas vão ocorrer duas vezes por semana, terças e sextas, das 9h às 12h. Dividido em quatro módulos, serão abordados: roteiro: argumento, personagens, páginas e fechamento. Com o primeiro encontro marcado para o dia 12 de março, a previsão é de que o curso seja concluído em junho.

Oficina Gratuita de Quadrinhos ZigZag
Quando: 1º de março – sexta-feira, 14h
Onde: Espaço de Arte Daniel Bellora – Rua Três de Maio, 1005
Inscrição: via whats 53 981539043
Evento: www.facebook.com/events/1177654472403218

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *