Semana Africana aborda relações entre o continente e o Brasil

De 23 a 25 de maio será realizado na UFPel a segunda edição da Semana Africana de Pelotas. O evento contará com palestras, mesas de debate, apresentação de trabalhos e atividades culturais e esportivos.

A Semana é organizada por estudantes africanos em Pelotas, em parceria com o Centro Acadêmico do curso de História. As atividades ocorrem nos três turnos, no Campus II (Almirante Barroso, 1202), com exceção do torneio de futsal no sábado, que será no Ginásio Coliseu. As inscrições e a programação completa pode ser conferida na página do evento.

A escolha da data se dá ao fato do dia 25 de maio ser celebrado como o Dia de África ou Dia da Libertação da África. No 25 de maio de 1963, 32 chefes de estados africanos se reuniram na Etiópia e criaram a Organização de Unidade Africana, com objetivo de libertar o continente africano do colonialismo e do apartheid, e ainda promover a emancipação do seu povo.

Relações entre Continente Africano e o Brasil

Um dos organizadores do evento, o acadêmico Rui DelGado, que é natural do Cabo Verde, afirma que a iniciativa começou pela necessidade que havia em Pelotas para um evento voltado para o continente africano. No ano passado, o projeto foi colocado em prática e teve uma boa receptividade, conseguindo “aproximar os estudantes africanos um pouco mais com a sociedade pelotense”, confirma Rui.

Reunião Organizadores – Foto Divulgação

Para esta edição, uma das novidades é a apresentação de trabalhos por parte de estudantes de graduação, mestrado e doutorado. O tema visa trazer para o debate as relações entre o Brasil e a África. “O Brasil sempre esteve ligado à África a partir do momento que começa o comércio de escravizados”, ressalta Rui.

A cooperação entre o Brasil e os países africanos de língua portuguesa e as relações políticas e institucionais entre Brasil e os Países Africanos serão alguns dos tópicos abordados. Outro destaque é a presença do músico moçambicano Regino Matimbe, que fará um “drops musical” na sexta e estará ministrado uma oficina de música no sábado.

II Semana Africana de Pelotas
Quando? de 23 e 25 de maio de 2019
Onde? Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202
Valor? Entrada Franca
Evento Facebook 

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *