“Só sei que foi assim” é a grande vencedora da Mostra Gaúcha de Curtas Metragens 2019

Animação premiada teve como inspiração angústias de fim de curso.

A animação Só sei que foi assim, vencedora na categoria Melhor Filme, da Mostra Gaúcha de Curtas Metragens 2019, durante o Festival de Gramado, teve como inspiração as angústias do período de fim de faculdade, conforme a autora da obra, egressa do curso de Cinema da UFPel Giovanna Muzel.

“O filme consiste em uma animação 2D, que mistura desenhos quadro a quadro com metalepsis, onde tive a função de direção em diversos processos, seja layout, storyboard, roteiro e montagem”, conta Giovanna.

“Só sei que foi assim”

O curta-metragem acompanha Julia, uma jovem adulta que costuma literalmente perder pedaços de si em decorrência da ansiedade e seu melhor amigo Santiago, um tigre verde que carrega uma grande mochila laranja onde guarda sua coleção de coisas.

Quando Santiago encontra um livro falando sobre a selva e como é a vida lá, ele decide que está na hora de finalmente agir como um tigre e decide partir em uma jornada até a selva. Durante essa aventura, eles confrontam suas inseguranças e encontram algumas das forças que possuem.

“Só sei que foi assim”

“Esse filme foi meu trabalho de conclusão do curso de Cinema de Animação da UFPel. Nele, busquei falar de muitas questões que afetavam a mim e meus colegas nesse período de transição que foi terminar a faculdade, os medos, as angústias, os encontros e desencontros que passamos na vida”, diz a jovem cineasta.

Ela complementa que, mais do que aspectos técnicos, as vivências que a UFPel lhe proporcionou foram essenciais para a concepção do roteiro. “Estou muito contente com a repercussão do filme, é muito satisfatório saber que algo que criei toca de alguma forma a quem assiste”, reflete.

A produção também foi considerada o Melhor Filme pelo Júri da Crítica e receberá R$ 8 mil em dinheiro, assim como o Prêmio Edina Fujii CiaRio, no valor de R$ 10 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios, e maquinaria da empresa Naymar, com validade de um ano. A entrega do prêmio foi feita com o Palácio dos Festivais repleto, na noite do domingo, 18.

Conforme o professor Guilherme da Rosa, orientador do trabalho, é com alegria que o curso da UFPel recebe a notícia da conquista de seu primeiro Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema, no Festival de Gramado desse ano, o popular “Gauchão” do Festival. “É um prêmio tradicional e bastante disputado não apenas entre escolas de Cinema, mas também por profissionais que enviam curtas”, festejou o docente.

Ficha Técnica
Animadores: Ligia Torres, Jacson Piovesan, Nadine Lannes, Giovanna Muzel e Jefferson Nascimento.
Diretor de som e captação: Rodrigo Acedo.
Direção, roteiro e arte: Giovanna Muzel.
Vozes: Giovanna Muzel e Jacson Piovesan.
Professor orientador: Guilherme da Rosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *