Sucesso no instagram, mostra Humanos de Satolep é atração no Museu do Doce

O cotidiano pelotense e de seus personagens é retratado, há mais de três anos, no perfil do Instagram @humanosdesatolep. O projeto que conta com mais de 12 mil seguidores e mais de mil publicações ganha agora sua primeira exposição física.
.
A mostra fotográfica Humanos de Satolep, inaugurada na última segunda-feira (17) no Museu do Doce da UFPel, pode ser conferida até o dia 1º de outubro. Inspirado no projeto Humans of New York, o fotógrafo Gustavo Mansur criou, em março de 2015, uma conta adaptada para realidade de Pelotas. Com a necessidade de ampliar os olhares da cidade, ele convidou outros amigos fotógrafos para participarem do projeto. Atualmente, além de Mansur, os fotógrafos Adenauer Yamin e Gustavo Vara ajudam a administrar o perfil.
.
Foto: Gustavo Vara

As colaborações passaram a ter um volume ainda mais alto depois que começou a ser usada a hashtag #humanosdesatolep. Ao postar uma foto em modo público no instagram, usando a tag, o usuário pode ter sua imagem replicada no perfil. Uma tentativa de democratizar as variadas narrativas sobre a cidade, “sem elitizar a fotografia ou as técnicas fotográficas”, segundo os idealizadores. Diferentemente da Humans of New York, que tem uma grande equipe e conta longas histórias, a versão de Satolep busca “enaltecer as belezas, o patrimônio cultural, a alegria das manifestações populares, mas também a crueza e a dissonância que o cotidiano da vida coletiva por vezes nos impõe”..

Das mídias sociais para o Museu
Pelo volume de fotos já publicadas no perfil, Mansur comenta que já havia pensado em levar algum material para além das redes sociais. O convite do Museu do Doce veio para por a ideia em prática. A mostra, que integra a programação da Primavera dos Museus, deve chegar a outras salas de exposição no futuro.
.
Marcel Avila, Gustavo Mansur e Gustavo Vara. Foto: Carlos Queiroz

A seleção entre as fotos publicadas no perfil que fariam parte da mostra foi realizado por Gustavo Mansur. Convidando as pessoas que colaboram com frequência ou aqueles que colaboraram com alguma imagem muito significativa, ele obteve respostas muito positivas e a mostra acabou ficando maior do que o esperado inicialmente. No total, são 36 imagens de 18 fotógrafos que integram a exposição..

Seguindo proposta do projeto do intagram, a mostra evidência um pouco dos vários lados e aspectos da cidade. “Há uma grande diversidades de fotos, mas elas conversam entre si”, argumenta Mansur.
.
Mostra Fotográfica @humanosdesatolep

Quando:  até 1 de Out, das 14h às 17h30
Onde: Museu do Doce – Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório
Quanto: Entrada Franca
Evento: https://www.facebook.com/events/449008675589370/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *