Theatro Avenida : Guion Cinemas tem interesse para espaço cultural em Pelotas

Um prédio histórico de Pelotas, tombado como patrimônio do Município, poderá ganhar vida nova em breve.

Há interesse, por parte da iniciativa privada, de transformar o Theatro Avenida – fundado em julho de 1927 e localizado na avenida Bento Gonçalves –, em um cinema cultural, com espaço de convivência e três salas para exibição de produções fora do circuito comercial.

A notícia foi dada nessa quinta-feira (29), durante reunião realizada no gabinete da prefeita Paula Mascarenhas, quando representantes do Guion Center Cinemas, de Porto Alegre, anunciaram a intenção de locar o antigo prédio e transformá-lo em um espaço de cultura.

“O Avenida merece essa atenção. É um prédio histórico, que já foi palco de muita cultura e agora vai ganhar nova vida, voltando a entrar na cena cultural de Pelotas, que hoje está efervescente”.

Fonte: projetoolhardooutro

Segundo um dos representantes do projeto, o empresário Henrique de Freitas Lima, a ideia é transformar o antigo Theatro em um centro cultural. Para isso, o Guion Cinemas pretende alugar o prédio por dez anos, com carência de dois anos para começar a operar.

A princípio, serão estruturadas três salas, sendo que uma poderá ser usada para eventos. Henrique explica ainda que não há o propósito de concorrer com os cinemas já existentes na cidade. Por isso, a casa de exibição será voltada a mostras de filmes fora do circuito comercial. “Tem muito espaço para isso em Pelotas. Quem gosta de cultura, curte filmes que muitas vezes não passam no cinema convencional, então ver o Avenida ganhar essa missão é muito gratificante e combina muito com o atual cenário pelotense”, disse o secretário da Cultura, Giorgio Ronna.

Filme Zoravia
Henrique de Freitas Lima aproveitou a vinda a Pelotas para divulgar o filme Zoravia – escrito, produzido e dirigido por ele. O longa-metragem conta a história da artista visual Zoravia Bettiol e será exibido no CineArt, no Shopping Calçadão, a partir das 20h30min.

Texto: Daiane Santos
Fonte: pelotas.com.br

2 respostas para “Theatro Avenida : Guion Cinemas tem interesse para espaço cultural em Pelotas”

  1. Me deixa feliz saber que uma das coisas que fez parte da minha juventude vai continuar a existir. Era fã das matines de domingo do Avenida e levávamos o Gibi para trocar . Que tempo maravilhoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *