Zoravia, o filme, terá sessão especial no Cine Art em Pelotas

O documentário de longa metragem Zoravia (2018), de Henrique de Freitas Lima, dedicado à artista visual Zoravia Bettiol, terá uma sessão especial em Pelotas, nesta sexta-feira(30), às 20h30 no Cine Art (Shopping Calçadão), com a presença do diretor.

Zoravia foi filmado em Porto Alegre e São Paulo , cidades em que a artista desenvolveu suas atividades ao longo de uma vida dedicada às artes visuais e militância por causas relacionadas à cultura, meio ambiente e direitos humanos.

Participam do filme muitos nomes conhecidos das artes plásticas brasileiras, como o crítico de arte Jacob Klintowitz e a gravadora Maria Bonomi, e uma legião de gaúchos, todos vinculados a trajetória da homenageada. Desfilam na tela nomes que já nos deixaram, como a socióloga Lícia Peres e o diretor e dramaturgo Ronald Radde, e artistas em plena atividade como André Venzon, Maria Ines Rodrigues e Rosane Morais.

A face militante de Zoravia se revela pela voz dos companheiros de luta da Agapam – Associação Gaúcha de Proteção ao Meio Ambiente e o escritor Luis Fernando Veríssimo, entre outros. Imagens cedidas pelos acervos da RBS TV e TVE dão conta da longa trajetória da artista.

Foto: Nauro Júnior – Satolep Press

O filme integra a Série Grandes Mestres, que iniciou com a exibição em 2012 de Danubio, que teve o pintor e gravador Danubio Gonçalves (1925) como homenageado. No fim dos anos 80, o diretor foi convocado pela crítica de arte e gestora cultural Evelyn Ioschpe para uma tarefa especial que recém iniciava.

O Arte na Escola, hoje o carro chefe entre os programas da Fundação de abrangência nacional e sede em São Paulo, buscava uma forma eficiente de arte educar, através do uso de vídeos sobre o fazer artístico que pudessem ser usados em sala de aula acompanhados por materiais pedagógicos produzidos por especialistas.

No período que exerceu esta função, que aperfeiçoou seu olhar e o aproximou das artes visuais, o cineasta licenciou para a Fundação mais de 300 títulos, garimpados no Brasil e Exterior. Uma constatação, entretanto, ficou evidente: era insignificante a documentação dos artistas do Sul, em que pese sua importância no cenário nacional. A vontade de sanar esta lacuna ficou latente, já que a Fundação não tinha entre suas metas a produção de documentários.

Zoravia é o sexto longa metragem de Henrique de Freitas Lima, depois de Tempo Sem Glória (1984), Lua de Outubro (1997), Concerto Campestre (2004), Danubio (2010) e Contos Gauchescos (2012) , que vem alternando na carreira a ficção com os documentários.

A passagem por Pelotas é uma realização conjunta da produtora Cinematográfica Pampeana, Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult) e Curso de Cinema da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, com apoio da Rede Manta de Hotéis. O ingresso tem custo de R$ 10,00.

Zoravia, o filme – Sessão especial no Cine Art em Pelotas
Quando? Sexta-feira, 30 de agosto de 2019
Horário? 20h30min
Onde? Cine Art – Shopping Calçadão, R. Andrade Neves, 1934 – Pelotas RS
Ingressos: R$ 10,00
Evento Facebook

Ficha Técnica
52 minutos, formato HD
Produzido, Escrito e Dirigido por Henrique de Freitas Lima
Fotografia e Câmera: Eduardo Amorim
Pesquisa e Assistente de Direção: Luzia Rodeghiero
Montagem: Eduardo Amorim e Fabio Lobanowski
Música: Sérgio Rojas
Edição de Som: Kiko Ferraz
Finalização: Daniel Dode
Coordenação Administrativa: Carmem Curval
Divulgação: Bebe Baumgartem

Fonte: Satolep Press

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *