Caminho dos Faróis coleta mais de 2 toneladas de resíduos em Santa Vitória do Palmar

Na ação ecológica promovida pela organização do Caminho dos Faróis no Dia Mundial de Limpeza de Praias (15 de setembro), aproximadamente 200 voluntários do balneário do Hermenegildo e da Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do Rio Grande do Sul, participaram em mutirão e recolheram um total de 2.1 toneladas de lixo da extensão da praia.

As ações fazem parte da #SemanaMaresLimpos 2018, promovida pela Campanha Mares Limpos, criada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) com o objetivo de sensibilizar pessoas, governos e empresas a conter o avanço da poluição nos oceanos.

Foto: Janaína De Lima

A programação contou com palestra aberta ao público (13/09), quando a professora Helia Alice dos Santos apresentou projeto PRO-CREP, uma experiência de sucesso de reciclagem do lixo no município de Palhoça, em Santa Catarina. No dia seguinte, foi distribuído e lançado o jogo pedagógico de temática ecológica, desenvolvido pela arte educadora Janaína De Lima, que adaptou o projeto educativo para um jogo de tabuleiro contendo elementos da geografia, fauna e flora local. O jogo “O que tem no Caminho?” é voltado a crianças na faixa etária de 7 aos 12 anos de idade.

E no dia 15 de setembro, toda a comunidade da região e convidados, participaram da ação de limpeza de praia. O lixo coletado nos locais foi pesado e catalogado, com os dados sendo enviados para a ONU Meio Ambiente.

Resumo da Coleta:
6.944 sacolas plásticas
4.501 tampinhas de garrafas pet
1.832 garrafas pet
177 canudinhos plásticos
1.832 garrafas pet
289 pedaços de redes de pesca
1.141 pedaços de plástico menores de 2,5 cm.
O cálculo foi feito com a colaboração dos voluntários do PET Turismo/FURG/SVP

Fonte:  Mariangela Amorim – Amorim Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *