Caminho dos Faróis – Uma experiência única e inesquecível no extremo sul do Brasil

A equipe do Caminho dos Faróis já está se preparando para a próxima edição que acontece com saída no dia 9 de novembro próximo (inscrições esgotadas), com um grupo de 15 participantes e 5 pessoas na equipe de apoio. Ainda restam algumas vagas disponíveis para a saída programada para 30 de novembro.

Foto : Janaína De Lima

Segundo os organizadores, “esta é a melhor época do ano, quando o clima é o mais adequado para este tipo de atividade ao ar livre”. O trajeto de 190 km, percorrido em oito dias com aproximadamente 25 km por dia, proporciona uma experiência única e inesquecível para quem gosta deste tipo de atividade ou quer iniciar de forma agradável e segura.

Durante o Caminho dos Faróis, um roteiro belíssimo com características únicas, diferentes de outras trilhas já existentes no Brasil e no mundo, não há hotéis, pousadas, lojas, ruas, sinal de telefone, e-mails, nem todo aquele excesso de afazeres e preocupações do dia-a-dia que nos ocupam a mente e sufocam o espírito. A experiência de passar oito dias caminhando numa praia deserta entre conchas, dunas, naufrágios e faróis, longe de todo o supérfluo que nos é ostensivamente imposto, permite ao viajante enxergar o que é realmente importante durante a caminhada.

O Trajeto
Os 190 km percorridos em oito dias com aproximadamente 25 km por dia em praias desertas, inicia na localidade da Capilha, Rio Grande (RS), cruza a exuberante estação ecológica do Taim até o litoral pela estrada da Serraria, segue pela orla marítima até o balneário da Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar (RS). No dia anterior ao início da caminhada, já na Capilha, os participantes participam de um briefing onde recebem informações sobre a conduta adequada para aquele ambiente natural assim como dicas sobre o caminhar como experiência meditativa, para um melhor aproveitamento desta experiência.

Foto : Janaína De Lima

Os Faróis do Caminho
Durante a travessia existem 4 faróis: dois são habitados – o imponente e isolado Farol de Albardão e Farol do Chuí, na fronteira com o Uruguai, o Farol Sarita que é desabitado e o Farolete Verga. Quem cuida e vive neles são os representantes da Marinha Brasileira, pessoas apaixonadas pelos faróis e que não medem esforços para ajudar os viajantes que necessitam auxílio.

Ações ecológicas
No Caminho dos Faróis, além de caminhar muito, os integrantes do grupo têm a oportunidade de Coletar e Catalogar resíduos sólidos encontrados pelo trajeto, fazendo parte da Ação Ecológica proposta pelo projeto. Recentemente, cerca de 200 voluntários do balneário do Hermenegildo e da Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do Rio Grande do Sul, recolheram um total de 2.1 toneladas de lixo da extensão da praia no Dia Mundial de Limpeza de Praias (15/09). Com esta ação, o Caminho dos Faróis participa pelo segundo ano consecutivo do projeto Mares Limpos, promovido pela ONU Meio Ambiente. 

Projeto Educativo
O Caminho dos Faróis criou e desenvolveu um projeto educativo visando incentivar a preservação dos 230km de território, transformando o roteiro em um jogo de tabuleiro intitulado “O que tem no Caminho?”, voltado a crianças na faixa etária de 7 aos 12 anos de idade. Criado e projetado pela arte educadora Janaína De Lima, integrante e uma das idealizadoras, o jogo pode ter até quatro participantes. Cada criança escolhe um farol, joga um dado e anda o número de casas correspondente ao de símbolos que aparecerem. Cada casa corresponde a uma carta, que representa um animal. Quando alguém chegar ao final da trilha, é a hora de contar os pontos das cartinhas nas mãos dos participantes. O jogador com mais pontos será o vencedor.

Quem pode participar
A caminhada não é destinada somente às pessoas que possuem um excelente preparo físico, e sim representa um cenário perfeito para caminhadas contemplativas ecologicamente ativas, na medida em que oportuniza aos participantes a realização voluntária de atividades de coleta do lixo da praia e outras ações de cuidados com o meio ambiente. Os interessados em participar das edições, podem realizar inscrições e também buscar mais detalhes do roteiro através do site: http://www.caminhodosfarois.com.br e valores do investimento pelo e-mail: caminhodosfaroisrs@gmail.com.

Fonte: Amorim Comunicação
Fotos : Janaína De Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *