Iecine abre inscrições para a Oficina de Produção Audiovisual Afirmativa


Atividade gratuita e online acontece de 2 a 13 de maio na CCMQ

Produção Audiovisual Afirmativa é a próxima oficina a ser realizada pela Secretaria  da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) – instituição da Sedac. A atividade, com apenas 30 vagas, será ministrada pela diretora de projetos culturais Sofia Ferreira. Interessados podem se matricular gratuitamente até o dia 1º de maio (ou até esgotarem as vagas), pelo link na bio do Instagram @ieciners.

O curso, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande, será realizado de 2 a 13 de maio (de segunda a sexta-feira), das 9h às 13h, presencialmente, no Laboratório Iecine Odilon Lopez, localizado no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

A oficina pretende formar produtores negros e negras para o audiovisual, dentro do recorte afirmativo. Entre os temas a serem abordados, destaca-se a realidade sociocultural das periferias e dos grupos urbanos na criação de conteúdos audiovisuais que evidenciem as raízes étnicas do Brasil.

“Sofia Ferreira é referência na novíssima geração de produtores do cinema gaúcho. Seu trabalho frente às pautas afirmativas e sindicais vem ajudando nossa cinematografia a se tornar mais plural, diversa e representativa. Com esta oficina buscamos atacar o racismo estrutural, oportunizando que novos empreendedores negros e negras encontrem ambiente para suas realizações”, destaca Zeca Brito, diretor do Iecine.

Programa

Aproximação do conceito de ações afirmativas nas produções audiovisuais

Análise de repertório audiovisual

Perspectiva histórica

Práticas profissionais atuais

Subjetividades e desafios acerca da temática

Ministrante

Sofia Ferreira é diretora de projetos culturais, licenciada em Artes Cênicas, especialista em Pedagogia da Arte e mestra em Educação. É empresária e sócio-fundadora na Reina Produções. Realizou em 2021, em parceria com a Gautiverse, a direção executiva do Fade to Black Festival, evento internacional para reconhecer e premiar narrativas audiovisuais criadas por pessoas negras. Também em 2021, em parceria com profissionais do Coletivo Macumba LAB, fez a produção executiva do Projeto Odilon Lopez – 50 Anos, que celebra o legado do cineasta pioneiro, com a produção de um curta-metragem documental e um curso de cinema para jovens. É curadora e produtora do eixo Mercado & Conteúdos da II Edição do Festival Cinema Negro em Ação, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do RS. Ainda atua como produtora executiva assistente do FRAPA, maior festival de roteiro de cinema e televisão da América Latina, e foi responsável pela coordenação audiovisual da Mostra Cura, I Mostra de Artes Cênicas Negras de Porto Alegre, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Em sua trajetória como produtora idealizou e realizou o 1º Festival Internacional de Arte Sonora de Porto Alegre, Ovo Festival Sonoro, em 2016, juntamente com Carina Levitan, via FAC/RS. Foi produtora no Festival Internacional POA em Cena por quase uma década, e recebeu grupos nacionais e internacionais como a companhia do diretor britânico Peter Brook, e artistas nacionais como Zélia Duncan, Marieta Severo e Aderbal Freire-Filho, Cristiane Jatay, Cia de Dança Deborah Colker, entre outros. Como atriz já realizou participações em conteúdo audiovisual além de mais de 20 peças teatrais. É produtora de elenco e recentemente produziu elenco para série de TV da Verte Filmes e para o próximo longa-metragem da Vulcana Filmes, em coprodução com França e Argentina, com lançamento previsto para 2023, dentre outros. Iniciou sua trajetória como agente cultural há 18 anos e, atualmente, desenvolve projetos na área cultural com enfoque audiovisual e educacional.

Revelando o Rio Grande

O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal, com apoio da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do Sistema Estadual de Cultura.

Foto: Luis Ferreirah

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*