Real Flamingos | Esporte, inclusão e união da comunidade LGBT em Pelotas

Conheça o primeiro time LGBTQ+ de Pelotas. O Real Flamingos busca cada vez mais realizações para o time, como a participação em sua primeira Champions Ligay e no dia nove de fevereiro será o representante de nossa região na terceira edição da Copa Sul de Futebol Gay, primeira competição oficial de que participa o time.

Por Roberta Muniz

No dia 11 de dezembro de 2017, o Real Flamingos S. C começou a tomar forma como um time aqui em Pelotas. Com Norton Bager, de 25 anos, na organização, tendo como inspiração os times que surgiam pelo Brasil com a primeira Champions Ligay, liga amadora de futebol masculino voltada para a comunidade LGBT, o time pelotense floresceu.

Antes disso, porém, Norton já tinha o desejo dessa criação, quando entre os anos de 2012 e 2014 trabalhou com mais dois colegas gays que sentiam vontade de jogar futebol. O futebol, infelizmente é um esporte em que os homossexuais sofrem muitos preconceitos e por isso, grande parte dessa comunidade não se sente à vontade em um time.

O primeiro clube LGBTQ+ da cidade está cada vez mais conquistando seu espaço. Foto: Acervo Real Flamingos

Norton conta que muitos dos participantes da equipe relataram a ele os tantos preconceitos sofridos dentro do esporte e por isso, ter um clube que acolhe especificamente esse público é de grande importância. “Me assumi gay com 16 anos. Jogava com amigos do meu bairro, tínhamos time e tudo. Com o tempo fui percebendo piadas, tanto dos que jogavam comigo, quanto dos que jogavam contra. Foi bem sutil, nada de tão extremo, mas me fez parar de jogar futebol por um bom tempo”, relata o criador do clube Flamingos.

É importante lembrar que o time aceita qualquer pessoa que esteja interessada em participar dos treinamentos que acontecem todos os domingos.

Confira a matéria completa no Em Pauta.

Para os interessados em obter mais informações sobre a compra das camisetas e sobre a equipe, na página do clube tem informações disponíveis. Acesse: www.facebook.com/R.Flamingos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *