Projeto da UFPel terá acordo de cooperação com universidade francesa

O Grupo de Pesquisa Novonano do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), por meio do projeto NiobiumCAT: Potencialidade de óxidos à base de nióbio como remediação ambiental e conversão de energia foi um dos 25 contemplados pelo Edital n°12/2019 CAPES-COFECUB, edital de cooperação científica internacional.

O Programa CAPES-COFECUB é um acordo de cooperação interuniversitária que tem como parceiros institucionais a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério das Relações Exteriores e Europeias e o Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, representados pelo Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (COFECUB).

Para o autor da proposta, professor Neftalí Carreño, a seleção no edital “valoriza o esforço do grupo Novonano do PPGCEM e dos colaboradores da UFOP, UFC e UFSC e vem contribuir ainda mais com o processo de internacionalização do nosso Programa”. Na UFPel, são colaboradores da proposta os professores Claudio Martin Pereira Pereira e Marcia Mesko. Como parceria internacional, o projeto conta com a professora Catherine Especel, da Université de Poitiers.

O Programa contemplará auxílio para missões de trabalho no exterior, recursos para manutenção de projetos, bolsas no exterior (Pós-graduação e Pós-doutorado) entre outros. Tal financiamento possibilitará ao grupo fazer missões de trabalho e enviar alunos com bolsa para desenvolver trabalhos na França. Além disso, será possível trazer pesquisadores franceses para desenvolver trabalhos conjuntos na UFPel.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social
Universidade Federal de Pelotas

Sobre Deco Rodrigues 6126 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*