Até 500 testes de Covid-19 por dia serão realizados na UFRGS

Divulgação - ufrgs

O Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS/UFRGS) se prepara para realizar entre 400 e 500 testes de diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) por dia a partir das próximas semanas.

A demanda veio do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) diante da crescente procura por testes no estado e do reconhecimento, pelo órgão estatal, da capacidade técnico-científica que a Universidade tem nos seus quadros e nos equipamentos de pesquisa.

Segundo a diretora do ICBS, Ilma Brum da Silva, já foi realizada a convocação de voluntários, entre docentes, técnicos e estudantes de pós-graduação, e o pedido foi aceito por dezenas de pessoas. O Instituto está sendo preparado para iniciar os trabalhos, com a alocação de equipamentos e organização de salas para o serviço. Na semana que vem, os voluntários, já definidos, começam a capacitação para que estejam preparados para atuarem assim que os kits de testes chegarem à UFRGS.

O trabalho será todo realizado nas dependências do ICBS, desde o recebimento de amostras até o resultado final, usando os kits fornecidos pelo LACEN. O principal foco, segundo Ilma Brum, é a realização do teste para detecção da Covid-19 em profissionais de saúde envolvidos na linha de frente, já que a identificação desses casos é de suma importância para conter uma disseminação da doença entre as equipes médicas.

Papel da Universidade

Ilma Brum da Silva demonstra a satisfação do Instituto em poder oferecer os serviços da Universidade à comunidade gaúcha: “Estamos disponibilizando nossos serviços e a expertise em pesquisa científica que a UFRGS tem. É nosso compromisso devolver à sociedade todo investimento feito”. A diretora ainda afirma que, posteriormente, com aquisição de um novo equipamento, o Instituto poderá realizar até 1,8 mil testes por dia.

Sobre Deco Rodrigues 6227 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*