Primavera dos Museus 2020: Confira a programação da Rede de Museus da UFPel

Imagem de StockSnap por Pixabay

Devido à pandemia do novo coronavírus, museus de todo o país e do mundo precisaram fechar suas portas. Para não se distanciar do público, muitas instituições museológicas se adaptaram ao mundo digital.

Foi pensando nesta mudança que o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) definiu o tema da 14ª Primavera dos Museus: “Mundo Digital: Museus em transformação”. Neste ano, o evento será realizado on-line, entre 21 e 27 de setembro, com participação da Rede de Museus da UFPel garantida.

A programação da Rede começa no dia 21, com uma nova edição do programa “Museus para ouvir”, que vai ao ar na Rádio Federal até 27 de setembro, e com a abertura de duas exposições virtuais: “Já Acabou? Como é ser criança na pandemia”, do Museu Diários do Isolamento (MuDI), e “Patrimônio Cultural Quilombola”, do Museu da Colônia Francesa.

No dia 22, inicia-se a exposição “Acervos que contam histórias!”, do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG).  O dia 24 será o mais movimentado da programação, com a realização de uma série de lançamentos e com o início do seminário sobre as experiências digitais dos museus e projetos da Rede.

No dia 26, ocorre a Mesa Redonda “Museu do físico ao digital: quais os melhores meio de comunicação com o público em época de pandemia?”, do Museu Etnográfico da Colônia Maciel.

A participação nas atividades é gratuita e aberta a todos.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Confira a programação completa:

Museus para ouvir na Primavera dos Museus – de 21 a 27 de setembro Conjunto de descrições de acervos e exposições dos museus da UFPel gravados em spots de 3 minutos que serão veiculados regularmente na Rádio Federal FM em vários horários durante a semana da Primavera dos Museus.
Onde: Rádio Federal FM 107,9 ou wp.ufpel.edu.br/federalfm

Exposição “Já Acabou? Como é ser criança na pandemia” – de 21 de setembro a 09 de outubro Exibição de vídeos, pinturas, desenhos, entre outros, feitos por famílias sobre as mudanças e a adaptação da rotina das crianças durante a pandemia.
Onde: Museu Diários do Isolamento (MuDI) – mudiufpel.com .

Exposição virtual do Museu da Colônia Francesa “Patrimônio Cultural Quilombola” – de 21 a 27 de setembro.
Onde: https://www.youtube.com/channel/UCNKZqaLUkBBoXozb1VVMMlQ.

Exposição “Acervos que contam histórias!” – a partir de 22 de setembro Exposição virtual, contando e recontando histórias do acervo que compõem as oito coleções do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG).
Onde: Site do MALG – wp.ufpel.edu.br/malg/ .

Lançamentos de e-books e da página do Memorial do Anglo – 24 de setembro, a partir das 15h30.
Onde: WebConf da UFPel – link: https://webconf2.ufpel.edu.br/b/sil-ff4-qwu .

• E-book Anais da Semana dos Museus da UFPel 2020 com os textos das comunicações e palestras apresentadas na Semana de Museus da UFPel 2020.

• E-book “Acessibilidade Cultural: atravessando fronteiras” com os textos das palestras do Seminário Internacional de Acessibilidade Cultural, evento online realizado pela Rede de Museus da UFPel em maio de 2020.

• Catálogo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo do ano de 2017 em versão digital.

• Nova página do Memorial do Anglo, a qual complementa a exposição existente, mostrando documentos históricos, publicações, vídeos e fotos sobre a trajetória do Frigorífico Anglo de Pelotas até os dias atuais.

Seminário Primavera dos Museu na UFPel – Mundo digital: museus em transformação – 24/09, das 16h30 às 17h30; e 25/09, das 16h às 17h30 Apresentações das experiências dos museus e projetos museológicos da UFPel sobre o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação.
Onde: WebConf da UFPel – link: https://webconf2.ufpel.edu.br/b/sil-ff4-qwu .

Dia 24 de setembro
• Roberto Heiden – Exposição virtual: Percursos remotos, tradição e memória nas fábricas de doces em conserva de Pelotas – RS do Museu do Doce;
• Joana Schneider – Exposição “Objetos que aproximam: dentro de casa” do Museu das Coisas Banais;
• Daniel Viana de Souza – “Cartas que levam abraços” – Exposição do Museu Diários do Isolamento (MuDI);
• Chris Ramil – “Hisales e as ações virtuais na pandemia”.

Dia 25 de setembro
• Lauer Alves Nunes dos Santos – “A produção de conteúdo para mídias digitais a partir do acervo do MALG”;
• Silvana Bojanoski – Museus para ouvir: uma ação da Rede de Museus;
• João Ricardo Vieira Iganci – O Diorama Interativo do Museu Carlos Ritter;
• Andréa Lacerda Bachettini – Exposição virtual “Minhas máscaras” na página Tão perto tão longe;
• Darlan de Marchi Mamann – Fototeca da UFPel: Memória visual da UFPel durante a pandemia.

Mesa redonda do Museu Etnográfico da Colônia Maciel – “Museu do físico ao digital: quais os melhores meio de comunicação com o público em época de pandemia?”– 26 de setembro, das 15h às 16h30
Palestrantes:  • Prof. Dr. Fábio Vergara Cerqueira; • Profa. Dra. Cristiane Bartz de Ávila; • Museólogo Marcelo Lopes Lima.
Onde: https://meet.google.com/xrz-hier-idb .

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Fonte: Coordenação de Comunicação Social
Universidade Federal de Pelotas

Sobre Deco Rodrigues 6469 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*