ROBOPEL-208 celebra sucesso do evento em formato digital em 2020

A terceira edição do ROBOPEL-208, encerrada em 31 de julho, foi considerada um sucesso pelos participantes e organizadores.

O evento que estava planejado para ocorrer apenas durante a semana de aniversário da cidade, foi estendido para ocorrer todo o mês de julho. Além disso, o evento teve o desafio de se reformular para atender às regras de distanciamento social da pandemia.

Foto Divulgação

Este ano, as oficinas foram todas transmitidas pelo YouTube e algumas pela TV Câmara. Foram mais de mais de 3.200 visualizações no YouTube, 193 horas de conteúdos assistidos no canal do ROBOPEL, 30 oficinas, programa dedicado aos professores e conteúdos variados sobre Robótica, Aprendizagem Criativa, Pensamento Computacional, Conceitos de Acessibilidade, Aprendizado Maker, Ferramentas de Apoio ao Aprendizado Remoto, Culinária e Sustentabilidade em práticas de ensino.

Para Tiago Thompsen Primo, integrante da Comissão Organizadora do ROBOPEL, o evento foi desafiador e recompensador, pois contou com a participação de professores e alunos que compartilharam aprendizados. “Foi incrível perceber a conexão entre escolas, universidades, startups, professores e alunos que em conjunto criaram o ROBOPEL-208. Esperamos que os conteúdos tenham sido uma inspiração para a comunidade educacional, e possamos voltar em 2021 com mais atividades, remotas e presenciais.”, disse.

Rosani Ribeiro, diretora executiva do Pelotas Parque Tecnológico, destaca que o evento se consolidou como inovador por sua proposta de aprendizagem criativa, na democratização de metodologias contemporâneas e na força e comprometimento dos parceiros por uma educação de qualidade. “Migramos num tempo recorde de ações presenciais para virtual e, na próxima edição, vamos trabalhar para um modelo híbrido, pois é muito importante que os alunos e professores vivenciem experiências no ambiente do Parque”, projeta.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Alunos do SESI atuaram no audiovisual

Duas turmas de segundo ano da Escola do SESI Pelotas tiveram participação ativa nas edições dos vídeos do ROBOPEL-208, produzindo também a vinheta de divulgação. A professora Fernanda Abegg, que coordenou os alunos, conta que a montagem da vinheta foi totalmente colaborativa e remota, com cada estudante enviando um som ou imagem. Confira o vídeo:

Maristela Kellermann, Pedagoga e Diretora da Escola Sesi Pelotas, avaliou a experiência como muito positiva para o Projeto Pedagógico. “A oportunidade mostrou para eles que devem ter habilidades, competências e atitudes para os desafios constantes da vida e do mundo do trabalho. E o mercado precisa saber que teremos o nascimento de uma nova sociedade, inspirada pela renovação do pensamento, do desenvolvimento tecnológico e científico, tendo no cerne a emergência de novos ideais”.

Mascote Pevitro fez sua estreia no ROBOPEL-208

Em 2020 o time do ROBOPEL-208 ganhou um novo integrante: o mascote Pevitro. A criação foi da equipe da Reverso Comunicação Integrada, responsável pela identidade visual e toda a divulgação do evento nas redes sociais e imprensa, além de apoiadora. A inspiração para o Pevitro veio de referências dos vitrais da UFPel e também dos doces de Pelotas, sem deixar a tecnologia de lado.

Vídeo de encerramento do ROBOPEL-208

O ROBOPEL-208 é realizado por uma união de esforços entre: Pelotas Parque Tecnológico; Prefeitura Municipal de Pelotas; Câmara de Vereadores de Pelotas; Escola Sesi Pelota; EMILU e Reverso Comunicação Integrada. Conta com patrocínio da Associação Comercial de Pelotas e muitos parceiros: NTE- Núcleo de Tecnologia Educacional Pelotas/ 5ª CRE – Coordenadoria de Educação do Estado do RS ; CIEMSUL/UCPEL, CONECTAR/UFPEL; CRIE/UFPEL; IFSUL , INOVATEC- Fabrica de Idéias ;SMED- Secretaria de Educação de Pelotas; ; RBAC – Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa;; SDETI- Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação ; SECULT; PHL Brasil ; SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ; SEBRAE Nacional e RS e TV CAMARA. Colegio Sinodal Alfredo Simon, Colegio Marista São Francisco de RG e C3/FURG. Empresas do Parque: Boxmaker, Connection; Vou Construir ;Organizo Solidário ;C`alma e Ecoworking da Co.place e Compasso UOL.

Fonte: Reverso Comunicação Integrada

Sobre Deco Rodrigues 6440 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*