A aplicação positiva da PNL para potencializar mentes criativas

Imagem de Colin Behrens por Pixabay

Conversamos com a Head Trainner do DLRSSUL, Raquel Engel, formada pelo INEXH – Instituto Nacional de Excelência Humana – sobre como a PNL – Programação Neurolinguística – pode ajudar a potencializar mentes criativas.

Inicialmente essa matéria nasceu com o objetivo de auxiliar artistas, principalmente neste período de quarentena, apresentando algumas dicas e ferramentas oferecidas pela Programação Neurolinguística. Porém, durante nossa conversa com Raquel Engel, especialista em PNL, entendemos que as dicas se estendem a mentes criativas, sendo aplicadas a artistas, agentes culturais, empreendedores, entre outros profissionais.

Confira nossa entrevista:

e-cult: Raquel, como você costuma explicar o que é PNL?

Raquel:
Programação (programar) Neuro (sistema nervoso) Linguistica (linguagem).
Eu costumo dizer que a PNL nada mais é do que a forma como pensamos, falamos e agimos.
Ou seja, por trás dos nossos comportamentos existe uma estrutura interna de pensamentos e emoções que impactam diretamente as nossas ações e conseqüentemente os resultados que alcançamos em nossas vidas.
Por isso é tão importante se conhecer, para entender o que tem por trás dos seus comportamentos, para então modificar aqueles que hoje não estão trazendo o melhor resultado pra você.

e-cult: Depressão, procrastinação, ansiedade, entre outros problemas que surgiram ou se intensificaram durantes os dias de isolamento social que estamos vivendo. Existem técnicas de PNL que possam ajudar as pessoas para que tenham um pouco mais de controle quanto a estes sintomas?

Raquel:
Excelente colocação, a pandemia intensificou o que já tínhamos dentro da gente. “Raquel, mas eu não era depressivo e fiquei”, muito provavelmente você já tinha traços, já tinha coisas dentro de você pra te levar a este caminho. A pandemia nos coloca (principalmente nos primeiros meses) em estado de alerta, liberando hormônio do estresse, fazendo inclusive com que a gente se sinta mais cansado.

Muitas pessoas mudaram suas rotinas em função da pandemia, muitos trabalharam de casa, gerando também tempo, pois não se tem mais o deslocamento por exemplo. Neste momento muitas pessoas precisaram olhar pra dentro de si mesmo, olhar para seus relacionamentos, olhar de fato para sua vida, e assim trazer a tona aquilo que a falta de tempo escondia… A programação neurolinguística tem diversas ferramentas que podem nos ajudar a identificar o que de fato esta acontecendo, para assim resolver.

Faço um alerta, pois existe hoje algumas pessoas que leem um livro, fazem um curso e pensam que já dominam a ferramenta. Não é assim que funciona: você se operaria com um médico que somente assistiu uma cirurgia? Não né? O médico precisa de pratica, treino. Então, cuide quem você irá procurar, peça referencias, procure profissionais que tenham formação completa em institutos renomados. Ai sim, terás os resultados que merece e que farão diferença na sua vida.

e-cult: Como a PNL pode ajudar na organização e potencialização de uma mente criativa?

Raquel: Mente e corpo formam um sistema único, uma forma de fazer com que a mente criativa se foque no que tem de ser feito, de um cansaço no corpo (corra, caminhe, jogue, dance), faça algo para mexer o corpo, depois disso, sente para fazer o que tem de ser feito. De preferência, coloque no papel o que tens de fazer. Organize o seu dia, a sua semana, o seu mês. Quando temos metas claras, fica mais fácil de realizar. Parece bobo? Mas funciona.

e-cult: Algumas dicas ou técnicas em PNL, para pessoas que não se considerem muito criativas possam exercitar a criatividade?

Raquel: A mente humana é potencialmente criativa, é só pensar em você quando era uma criança, você usava e muito a imaginação, que é a base para a criatividade. Enquanto estiver criando, deixe seu lado que julga fora do jogo. Primeiro faça uma lista de ideias, sem julgamentos, depois você avalia.

Faça atividades que normalmente não faz, comece o seu banho por lugares diferentes do seu corpo a cada dia. Assista filmes diferentes, se permita olhar desenho, ouvir músicas diferentes. Isso aumenta o seu cardápio de possibilidades. E o que é a criatividade se não, buscar no seu banco de dados coisas que irão te ajudar a fazer algo novo. Se liberte da pressão desenfreada de criar, é importante saber seus prazos, sim, mas ficar agarrado a ele talvez não seja a melhor estratégia. Nesse meio tempo abra a sua mente.

Algumas pessoas criam mais quando caminham, quando correm, é onde as ideias “afloram”. Onde a mente divaga, onde não tem julgamento, você deixa ela fluir…

Cuide o seu estado interno: cuide a sua respiração, a forma como você esta sentado, ombros caídos te levarão a um estado interno nada positivo. Quer criar: mude o seu estado interno: cante, dance, sorria, cuide sua postura, cuide o tipo de música que esta escutando neste momento, se coloque literalmente pra cima que as ideias irão brincar com você. Cuide a energia que você está usando nestes momentos.

Siga nas redes sociais e saiba mais:

www.instagram.com/raquel_engel
www.instagram.com/dlrssul
www.facebook.com/dlrssul
www.dlrssul.com.br

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Deco Rodrigues 6440 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*