Ator e dramaturgo canguçuense é contemplado no Prêmio Funarte RespirArte

Neste sábado, 9 de janeiro, às 20 horas, estreia no canal Professor Arteiro, “A lenda da Erva-Mate”, obra de Thairone Dorneles, que foi contemplada no Prêmio Funarte RespirArte, promovido pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).

O edital que recebeu 8.698 inscritos entre as áreas de circo, música, dança, artes visuais, teatro e artes integradas, disponibilizou 250 premiações para a área de artes integradas e 270 para as demais áreas. Foram 1.388 artistas de todo o Brasil inscritos na categoria teatro e Thairone está entre os 270 premiados, desta categoria. Esse é o segundo edital nacional em que o artista, residente em Pelotas desde 2014, é contemplado. Em agosto do ano passado, Thairone participou do Sesc Cultura ConVIDA!, promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC) e que contemplou 470 obras de todo o Brasil.

Protagonizado pela personagem Vó Selma, criada e interpretada por Thairone, “A lenda da Erva-Mate” apresenta a história que dá origem à bebida mais querida dos gaúchos, o chimarrão. A obra, adaptada da lenda Guaraní, foi escrita, interpretada e produzida por Thairone Dorneles em parceria com o músico, compositor e multi-instrumentista Gustavo Baldi.

Essa parceria ocorre desde março do ano passado, quando ambos artistas se encontraram sem trabalho por conta da pandemia do novo coronavírus. Os editais de incentivo à cultura têm permitido que Dorneles produza conteúdos sobre teatro e literatura popular em seu recente canal no YouTube “Professor Arteiro”, como meio de difundir e possibilitar o acesso à linguagem teatral e ao resgate da literatura popular brasileira.

Além dos dois editais à nível nacional, Thairone foi contemplado em outros 3 editais na cidade de Pelotas, sendo o mais recente o Prêmio Movimento de Reconhecimento da Cultura Pelotense, 1 edital à nível estadual e 1 edital à nível internacional, participando do Festival UP!, maior festival online da América Latina, ambos em 2020.

“Eu imaginava que esses editais de incentivo à cultura eram caminhos difíceis de se percorrer, uma realidade distante, mas graças aos editais promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas, em maio do ano passado, consegui vislumbrar uma possibilidade de continuar trabalhando com arte durante a pandemia. Desde lá já foram 7 editais de incentivo à cultura em que fui contemplado, sendo dois de abrangência nacional e um internacional. Além desses, fui contemplado no mês de dezembro, pelo Prêmio Movimento, prêmio de reconhecimento da cultura pelotense por minha trajetória como agente cultural. Esse Prêmio, além de um importante marco em minha carreira, reflete, sobretudo, a importância e necessidade de políticas públicas que incentivem e viabilizem ações culturais e principalmente, o reconhecimento e a valorização dos artistas e trabalhadores da cultura local.” Comentou o ator.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Esta obra busca o resgate da cultura literária popular, através de um conto que perpassa os tempos, ilustrando tradições dos povos ameríndios que se mesclam com a cultura tradicionalista gaúcha. Além do caráter informativo acerca da origem da erva-mate, a obra busca preservar e valorizar a cultura indígena.

Divulgação

Diante do contexto de pandemia do novo coronavírus e isolamento social em que a obra foi concebida, o ator Thairone Arteiro se aventura em uma jornada de novas possibilidades, interpretando diferentes personagens, contracenando consigo mesmo e reinventando seu fazer teatral, através de ferramentas que a linguagem do audiovisual pode proporcionar.

Alinhado à interdisciplinaridade entre diferentes vertentes artísticas como o teatro, a música e as artes visuais, a obra utiliza-se da interpretação teatral filmada como técnica de contação de história em formato audiovisual. Além da atuação, Thairone Dorneles, é responsável pela dramaturgia, roteiro, figurinos, caracterização, maquiagem, cenografia física e digital, letra e música, edição e direção de vídeo. O músico e compositor Gustavo Baldi assina os arranjos, edição e direção de áudio, sonoplastia e a “Suíte Erva-Mate em III Movimentos”, também presente na obra. Rosane Vieira da Silva é auxiliar de figurino.

“A lenda da Erva-Mate é uma história de origem Guarani, povos nativos do Rio Grande do Sul, a quem devemos nossa gratidão pela partilha dos costumes, das tradições e do doce amargo que só o chimarrão tem.”

A lenda da Erva-Mate – Histórias da Vó Selma
Quando: Sábado, 09 de janeiro de 2021
Hora? 20h
Onde: Canal Professor Arteiro no YouTube

Divulgação

Sinopse:
Entre tantas cores, culturas e sabores, uma terra fria, ao sul do Brasil é o palco desta e de muitas outras histórias. Histórias que apresentam personagens para além das botas e bombachas. Histórias que remontam diferentes culturas, e que juntas colorem os pagos gaúchos. O Rio Grande do Sul é um estado brasileiro que reúne símbolos dos mais distintos povos que o compõem. Entre tantos signos, talvez o mais lembrado seja o chimarrão. E é bem verdade que esta bebida quente e amarga, adoça a vida dos que vivem nestas terras. Mas o que muitos não sabem é que apesar de ser um símbolo da cultura gaúcha, o chimarrão é passado de mão em mão desde muito, muito tempo. Muito antes do gaúcho, campeiro, de vestes largas e lenço no pescoço pisar neste chão, os povos ameríndios, nativos ancestrais destas terras, já partilhavam a tradição de cevar um mate. Tradição esta, tão especial que tu não podes deixar de conhecer. A Vó Selma já está com o mate pronto te esperando para contar como uma bebida originariamente indígena se tornou mais que uma tradição, mas um símbolo da hospitalidade e da amizade, presente desde sempre entre as coxilhas do sul.

Ficha Técnica:
Thairone Lages Dorneles: Atuação, dramaturgia e roteiro, música e letra, cenografia, figurinos, maquiagem, edição e direção de vídeo.
Gustavo dos Santos Baldi: Trilha sonora, arranjos, sonoplastia, edição e direção de áudio.
Rosane Vieira da Silva: Auxiliar de figurino.

Você pode acompanhar os conteúdos do Professor Arteiro e de Thairone Dorneles nas redes sociais.
YouTube: youtube.com/c/ProfessorArteiro
Facebook: @professorarteirooficial
Instagram:@th.arteiro
Email: 1professorarteiro@gmail.com

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Deco Rodrigues 6564 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*