Autores pelotenses levam literatura à Colônia Gruppelli

Cinco escritores do Coletivo Autores de Pelotas (CAP) vão estar na Colônia Gruppelli, na tarde deste domingo (21), para levar um pouco da produção literária pelotense aos moradores da localidade.  Haverá feira de livros com lançamentos e descontos, leituras e roda de bate-papo com os autores.

As atividades do evento #EuLeioPelotasporAí no Gruppelli começam às 13h30min, na frente do Museu Gruppelli, e contam com o apoio da Casa Gruppelli.

“Será um evento super descontraído, para diminuir as distâncias entre quem produz e quem consome literatura no município. O principal é essa troca direta, com a comunidade local”, pondera Joice Lima, que tem sete livros publicados e é uma das mentoras do CAP, criado em fevereiro de 2019.

O escritor Charlie Rayné, que tem três livros publicados, entre eles “De Quatro”, lançado este ano, em coautoria, acompanhará Joice em leituras dramáticas de trechos deste livro e de “Café Cortado”, que Joice lançou em outubro passado.

“Queremos mostrar que escritores são ‘pessoas normais’ e qualquer um pode escrever. Com certeza existem pessoas que gostam de escrever também na Colônia e às vezes falta esse incentivo, esse empurrãozinho, para tomar coragem e colocar os seus escritos na rua”, comenta Rayné.

Os cinco escritores irão falar sobre seus processos de escrita, em uma roda de conversa que será aberta a perguntas do público. Os poetas Tânia Porto e Mário Campello, que têm diversos livros publicados, também irão ler alguns de seus poemas e Nara Müller, que tem certificação em técnica de liberação emocional (EFT) e três livros sobre saúde mental publicados em coautoria, fará uma prática com as pessoas presentes.

“Meses atrás conversei com o Paulo Ricardo Gruppelli, um amigo querido, e ele abraçou essa ideia, que também é uma forma de incentivar à leitura de autores locais. Vamos dar a conhecer mais de 40 títulos de livros escritos por pelotenses, de gêneros variados, temos romances, contos, poesia, crônicas, literatura infantojuvenil, quadrinhos… e todos vão estar à venda com descontos sobre o preço de capa vendido nas livrarias”, antecipa Joice.

Embora o evento ocorra ao ar livre, os organizadores irão disponibilizar álcool gel e pedem que as pessoas usem máscara e mantenham o distanciamento social. O CAP prepara outros eventos literários para dezembro na praia do Laranjal e no Parque Una.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Os autores

Charlie Rayné é escritor, ator e promoter de eventos, formado em Jornalismo e Publicidade (UCPel). Seu primeiro livro, Memorial de Amor Inquieto (2016), teve versão para o teatro no Rio de Janeiro. Em 2017, publicou A Mulher Borboleta e outros textos de Casulo e, em 2021, De quatro – Contos, Poemas e Crônicas, em coautoria. @charlie.rayne

Joice Lima é escritora, jornalista, atriz e diretora de teatro. Têm publicados os romances Café Cortado (2021) e Hortênsias de Agosto (2018); o autobiográfico Uma gaúcha em Madri (2008); o thriller psicológico Amor doentio de mãe (2006); a comédia teatral adulta Depois do Happy Ending (2008) e integra as coletâneas De Quatro (2021) e Dramaturgia em Processo (2010). @joicelimaescritora

Mário Campello é poeta, escritor e artista plástico, membro do Centro Literário Pelotense (Clipe), da Academia Pelotense de Letras e membro correspondente da Academia Rio-Grandina de Letras. É autor do livro de poesia Só letrando… o amor & outras manias e O Mensageiro (2021), com 101 mensagens para nos “a-cor-dar”, em lançamento. @mariocampello

Nara Müller é engenheira de Segurança do Trabalho, professora no IFSUL campus Pelotas e coach relacional. É palestrante e praticante certificada em EFT, técnicas de liberação emocional. Tem publicados em coautoria os livros Bem Estar Mental e Emocional na Atualidade (2019), Propósito & Significado (2021) e Prosperidade & Abundância (2021). @naramullereft

Tânia Porto é professora universitária aposentada, poeta e artista plástica, com livros publicados na área de educação e comunicação, o livro de poesia À vida, esse amor iluminado (2017) e, em coautoria: Nós – poesias para tardes ensolaradas (2020); Poetas pela Paz (2020); Ode ao Tempo (2021) e Poetize (2021). @taniaporto

 

 

 

 

 

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Deco Rodrigues 6714 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*