Curtas pelotenses e outras atrações do Festival de Gramado nesta semana

O 48º Festival de Cinema de Gramado teve início na última sexta-feira e segue com uma intensa programação até sábado (26). Realizado de forma remota, as transmissões ocorrem pelo Canal Brasil e em sua plataforma online.

Entre as atrações ainda disponíveis nesta semana estão a Mostra Gaúcha de Curtas, incluindo as duas produções pelotenses, documentários sobre Alcione e Sidney Magal, e ficção científica futurista feito em Porto Alegre.

A programação na TV dedicada ao Festival exibe os curtas e longas que participam das mostras competitivas nacional e latina e começa sempre às 20h. Já as produção que competem nas mostras gaúchas podem ser conferidas em streaming no Canal Brasil Play.

Mostra gaúcha de curtas-metragens

Até às 23h59min desta terça-feira (22), os curtas-metragens que participam da Mostra Gaúcha de Curtas, incluindo as duas produções pelotenses, estão disponíveis no Canal Brasil Play. Para assistir os conteúdos do Festival no serviço de streaming é necessário possuir algum plano de TV a cabo.

No total, são 19 curtas divididos em quatro programas, de acordo com as classificações indicativas dos filmes. Os dois curtas produzidos em Pelotas – Construção, de Leonardo da Rosa e Letícia, Monte Bonito, 04 de Julia Regis – estão no programa 2.

Construção – documentário que acompanha a história de Andréia e seus filhos em busca de uma casa própria. Despejada do Cohab Pestano, ela e os filhos retornam ao bairro Getúlio Vargas onde dão início a construção de uma casa própria com ajuda de amigos.

Letícia, Monte Bonito, 04 – o curta conta a história de duas garotas moradoras da colônia de Pelotas (Monte Bonito) que descobrem ter sentimentos uma pela outra numa tarde de verão.

O perfil do curta “Letícia, Monte Bonito, 04” no instagram publicou um passo a passo para quem tiver dificuldades de acessar e de localizar os curtas no site (confira aqui).

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Mostra de Longas-Metragens Gaúchos

Contos do Amanhã – poster

A Mostra de Longa-Metragens Gaúchos, que está em sua segunda edição como mostra competitiva, conta com cinco produções, quatro delas da capital e uma do interior (Santa Maria). Estes filmes podem ser conferidos no Canal Brasil Play até às 23h59 desta quarta-feira (23).

Os indicados são: “Contos do Amanhã” (Porto Alegre) – Ficção Científica, com direção de Pedro de Lima Marques; “Deborah! O Ato da Casa” (Santa Maria) – Documentário, direção de Luiz Alberto Cassol; “Portuñol” (Porto Alegre) – Documentário, direção de Thais Fernandes; Ten-Love (Porto Alegre) – Romance, direção de Bruno de Oliveira; Trapaça (Porto Alegre) – Comédia, direção Luke Schatzmann.

Outras atrações

O documentário “O Samba é primo do Jazz”, citado anteriormente, é a grande atração da noite desta segunda no Canal Brasil, às 20h30. Com direção de Angela Zoé, o filme aborda a trajetória da cantora Alcione, a Marrom, a partir de suas referências artísticas tratando de seu início no mundo da música e seu vínculo com família e amigos.

Na sequência, às 21h46, será exibido o longa uruguaio “El gran viaje al país pequeño”, trama que acompanha o processo de adaptação de duas famílias sírias que tentam recomeçar a vida no Uruguai. Após a transmissão na TV, os dois longas entram no Canal Brasil Play ficando disponíveis por 24 horas.

Na terça-feira, os curtas “Dominique” e “Joãosinho da Goméa — O rei do candomblé” abrem a programação, às 20h, que segue com o longa “Aos Pedaços”, às 20h40 e o filme paraguaio “Matar a un Muerto”, às 22h15. Na quarta-feira, a grande atração será o documentário “Me chama que eu vou”, sobre a vida e a obra do cantor Sidney Magal.

Na quinta será a vez de “King Kong em Asunción”‘, do pernambucano Camilo Cavalcante. No sexta, o canal tem uma noite dedicada à homenagens e o encerramento com o clássico “Bye Bye Brasil” (1980), de Cacá Diegues. A cerimônia de encerramento, com entrega dos prêmios, ocorre no sábado, a partir das 21h.

Confira programação completa do Festival: festivaldegramado.net/programacao

 

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Cassio Lilge 167 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*