Documentario ‘La Línea Fría del Horizonte’ con Ramil, Drexler y Johansen

Frame do doc

Reuniendo músicos del sur de Brasil, Argentina y Uruguay, como el gaucho Vitor Ramil, el uruguayo Jorge Drexler y el argentino Kevin Johansen, el documentario “La línea fría del horizonte” está disponible desde el miércoles pasado (18) por medio de la plataforma vimeo.

Con dirección de Luciano Coelho, el largometraje, lanzado en diciembre de 2014, presenta una perspectiva de la música producida en la región marcada por la “estética del frio”.

Con una serie de testimonios de artistas, la película muestra la relación entre el paisaje, el clima y la obra de diversos cancionistas originarios de esta región cercana al Río de la Plata. La iniciativa de abrir un enlace gratuito con el documentario según la publicación en la página es de darle la oportunidad “para quien quiera ver o rever en casa en este período difícil”.

Échale un vistazo: http://vimeo.com/109805848

Texto: Cassio Lilge

Tradução: Horacio Severi
Whats: (53) 98119-5891
horacioseveri@yahoo.com.br

 

Resumo da trama

O filme leva o espectador em viagem musical pelos lugares e paisagens que figuram nas letras e inspiram as melodias a a estética de seus trabalhos. No Rio Grande do Sul conheceremos a obra de Ramil e sua Estética do Frio, e também de Marcelo Delacroix, premiado compositor influenciado pelos ritmos e paisagens da região platina. Também conversaremos com Lucas Panitz, geógrafo gaúcho que em seu trabalho de pesquisa “As Representações do Espaço Platino na Música Popular”, propõe a busca de um entendimento do espaço platino através da obra destes músicos.

No Uruguai, o trabalho dos irmãos Daniel e Jorge Drexler, que sugerem a denominação de Templadismo para uma forma de expressão típica do clima temperado, caracterizada pelo “não excesso”. No interior do país encontraremos Ana Prada, artista que reconstrói poeticamente a geografia uruguaia em suas canções.

Na Argentina nos depararemos com o trabalho de Kevin Johansen, filho de um americano e uma argentina nascido no Alaska. Artista muito popular na América do Sul, ele fala de um Subtropicalismo (fazendo referência aos tropicalistas brasileiros) que reivindica uma expressão própria da região platina em diálogo com o conflito de identidade dos tempos de globalização.

Ficha Técnica

Direção: Luciano Coelho
Direção de Fotografia: Hans Stempel
Direção de Produção: Christiane Spode
Produção Executiva: Christiane Spode e Juliana Sanson
Edição: Luciano Coelho
Câmera: Hans Stempel, Luciano Coelho e Elisandro Dalcin
Assistência de Câmera: Elisandro Dalcin
Câmera (Madri): Felix Piñuela
Captação de som direto (Madri): Aramis Rubio
Captação de som direto (Pelotas): Davi Mesquita Batuka
Design de som: Ulisses Galetto
Colaboração de Pesquisa: Lucas Panitz e Maria Carmencita Job

Idealização e Produção: Luciano Coelho
Produtora: Projeto Olho Vivo e Linha Fria Filmes
Representação na Argentina: Clara Zaremba e Guido Filippelli

Sobre Horacio Severi 4 Artigos
Nativo do Uruguai e naturalizado brasileiro Horacio Severi é graduado e pós-graduado em Letras, mestre em Educação, tradutor público e intérprete Comercial e professor dos Idiomas Inglês e Espanhol. Whats: (53) 98119-5891

1 Comentário

  1. Fantástico!!! Excelente… imagina um.show reunindo estás feras

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*