Egressa da UFPel, Sá Biá é a grande vencedora do Festival EnCantar

Sá Biá vence festival EnCantar - foto divulgação

Criado para auxiliar os músicos amadores do Rio Grande do Sul durante a pandemia, o Festival EnCantar realizou a cerimônia da grande final neste domingo (22). Na categoria Adulto, o ex-aluno da UFPel, Samuel Pretto, que assina artisticamente como Sá Biá, foi o grande vencedor.

Sá Biá – foto @esfingral

Graduada em teatro pela Universidade Federal de Pelotas, Sá Biá representou a cidade de Espumoso no Festival. Representante de Pelotas, a cantora Priscila Olave também foi destaque no evento ficando com o segundo lugar. Já na categoria kids, a grande vencedora foi Marina Duarte Silveira de Sapucaia do Sul. A escolha foi realizada por meio de votação popular.

A cerimônia de premiação ocorreu no Araújo Vianna, em Porto Alegre, com transmissão ao vivo pelo YouTube e no Facebook. O festival é uma realização do empresário e palestrante Otelio Drebes, fundador das lojas Lebes.

Em formato online, o festival recebeu mais de 1.300 inscrições de todo o Rio Grande do Sul. Sá Biá participou com uma interpretação da música “Naquela Mesa” de Nelson Gonçalves e Sérgio Bittencourt. Sá conta que havia interpretado a canção recentemente, em um vídeo publicado no último dia dos pais. A escolha se deu pelo fato da canção permitir “esse modelo de interpretação que traz os opostos: graves e agudos”, declara. Confira:

Seguindo os protocolos definidos no decreto da prefeitura de Porto Alegre, a grande final da premiação contou com apresentações musicais de Rafa Carvalho, da banda Chimarruts; e as duplas César Oliveira e Rogério Melo e Claus e Vanessa. Todos os finalistas receberam um prêmio em dinheiro, além de ajudarem instituições filantrópicas que foram escolhidas no momento da inscrição. A instituição escolhida por Sá Biá foi a Obra Social Santa Júlia de Espumoso.

Sá Biá concluiu o curso de Teatro na UFPel no início deste ano e ainda colabora com a instituição como pesquisadora do grupo Teatro, Performance e Política. Recentemente, foi aprovada para o mestrado em Artes cênicas na Universidade Federal do Maranhão.

“Sou resultado dos investimentos em cultura da minha cidade porque de fato isso é estruturante no caminho que me trouxe até aqui, assim como minha formação em Teatro pela UFPel; também sou resultado de uma universidade pública e gratuita”, declarou Sá Biá em suas redes sociais.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Cassio Lilge 180 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*