Festival Morrostock de Peso destaca força de cena independente gaúcha

Marinas Found no Trilha Hub - divulgação

No próximo fim de semana, dias 30 e 31, o Festival Morrostock de Peso apresenta seis horas de música e entrevistas com a participação de oito nomes do rock underground gaúcho. O evento online surge da união do prestigiado Morrostock com o canal Arquivo Punk Rock do Sul e o estúdio Trilha Hub Cultural.

No sábado, as atividades começam às 20h, com a apresentação da banda Rotten Garden de Porto Alegre, seguida por Bleff de São Leopoldo, Marinas Found, que representa Pelotas e Abigail, de Esteio/Sapucaia. No domingo será a vez de conferir o som das bandas Solana Star, Estragonoff, Lo que te voy a Decir e Cat Arcade.

O festival ocorre de forma online e simultânea em três diferentes plataformas: YouTube do canal Arquivo Punk Rock do Sul, na Twitch do Morrostock e na página do Facebook Trilha Hub Cultural.

Apesar da esperança do retorno dos eventos presenciais após a chegada das vacinas, o começo do ano ainda deve trazer os mesmo obstáculos de 2020 para artistas e produtores. As atividades online seguem sendo uma forma de conectar bandas e seu público. O Festival Morrostock de Peso pretende fazer essa ponte.

Marinas Found – divulgação

Uma banda em meio à pandemia

No fim de 2019, o e-cult publicou uma entrevista com a Marinas Found relatando como havia sido o “ano mais movimentado” de sua carreira (confira aqui). Com o álbum “Ansiolítico”, lançado em maio daquele ano, o quarteto realizou uma série de shows em Pelotas e cidades vizinhas.

O plano para 2020 era de “tocar o máximo possível”, mas a pandemia apresentou um novo cenário ao grupo. A participação no Morrostock de Peso será a segunda apresentação realizada desde o início das medidas de restrições devido ao Covid. Em junho passado, eles participaram do festival Sete ao Entardecer, que também ocorreu de forma online.

A Marinas Found será a terceira atração do sábado, com o show começando às 21:45. Esta é a segunda vez que eles tocam com a nova formação, que agora conta com Mike Pires no baixo. A expectativa para 2021, segundo o vocalista e guitarrista Pedro Soler, é de trabalhar em músicas novas, com a possibilidade da produção de um EP. “A ideia é ter alguns sons pra essa nova fase da banda”, afirma Soler. O atual quarteto é composto ainda por Eduardo Walerko (voz e guitarra) e Murilo Uarth (bateria).

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Movimentando a cena

quarteto de Canoas Cat Arcade será atração no domingo

O canal Arquivo Punk Rock do Sul foi responsável pela Coletânea de Bandas Antifascista, lançada em julho passado. O canal ainda promoveu diversas lives em seu instagram com os integrantes das bandas participantes.Todas as atrações escaladas no festival online participaram da coletânea (Confira matéria especial sobre coletâneas lançadas em 2020).

As gravações das apresentações foram realizadas no estúdio Trilha Hub Cultural, em Sapucaia do Sul. O espaço também era responsável por uma série de shows antes da pandemia e teve que adaptar suas atividades com o lançamento de uma coletânea e de clipes.

O Morrostock é um dos principais festivais brasileiros independente de música e artes que ocorre anualmente em Sapiranga, desde 2007. Além do evento principal, que ocorre em outubro, o evento ainda promove outras atividades como o Morrostock de Peso, focado nos sons mais pesados como punk rock e hardcore.

A ideia de unir todos em único projeto foi de Lê Sisa, produtora do Arquivo Punk Rock do Sul, que também será responsável por apresentar as atrações no fim de semana. Ela contatou Paulo Zé, idealizador do Morrostock, e o estúdio e mobilizou toda uma equipe de trabalhadoras/es da cultura que participaram da execução do festival.

programação

O “Morrostok de Peso na Trilha” foi um dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc pelo município de Sapucaia do Sul, com a finalidade de minimizar o impacto econômico causado pelo COVID-19 no setor cultural. “Foram vários agentes de cultura beneficiados”, comemora Lê Sisa.

O Festival ainda seguiu todas as medidas de segurança quando a pandemia, como equipe técnica reduzida e uso de máscara. “O pessoal montou uma grade de horários e não houve encontro das bandas no local”, destaca o músico Mike Pires.

Festival Morrostock de Peso na Trilha – Programação:

Sábado 30/1, às 20h:
Rotten Garden
Bleff
Marinas Found
Abigail

Domingo, 31/01, às 19h:
Solana Star
Estragonoff
Lo que te voy a decir
Cat Arcade

Onde assistir:
Arquivo Punk Rock do Sul – YouTube
Morrostock – Twitch
Trilha Hub Cordeiro – Facebook

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Cassio Lilge 186 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*