Banda Tum Toin Foin se apresenta nesta quarta no Guarany em Pelotas

Foto: Elizabeth Thiel

A décima edição do Festival Internacional SESC de Música, que teve sua abertura oficial na segunda-feira (20), terá entre as atrações desta quarta um grupo de nome e sonoridade peculiares.

Idealizado pelo compositor e multi-instrumentista Arthur de Faria, o Tum Toin Foin sobe ao palco do Theatro Guarany às 20h30.

Formado em 2018, a banda conta com 10 instrumentistas, em sua maioria, com experiências tanto na música erudita quanto na popular. Com uma diversidade de instrumentos, o Tum Toin Foin funciona como um hibrido de uma banda de jazz/rock com uma orquestra de câmara.

Segundo Arthur, a proposta de formar o grupo veio de seu desejo de voltar a tocar música instrumental para, principalmente, dar vazão a sua vasta produção de trilhas para teatro e cinema.

Com uma carreira de mais de 30 anos, Arthur de Faria, que também atua como produtor e pesquisador, já esteve à frente de vários projetos musicais dos quais podemos destacar: Arthur de Faria & Seu Conjunto, Orkestra do Kaos e o espetáculo músico-teatral Música de Cena.

Neste novo projeto, sua intenção foi formar um grupo com “uma sonoridade que de alguma forma resumisse uma orquestra”.

Além de Arthur no piano, o time é formado por Guenther Andreas (bateria), Giovanni Berti (percussão) e Julio Rizzo (trombone), Bruno Vargas (baixo), Erick Endres (guitarra), Gabriel Romano (acordeom), Miriã Farias (violino), Ange Bazzani (fagote) e Adolfo de Almeida Jr. (fagote). “Poucas vezes na vida tive um grupo que gostasse tanto de fazer música juntos”, resume Arthur sobre o clima dos ensaios e apresentações.

O primeiro álbum já está gravado e tem lançado previsto para o segundo semestre deste ano, por meio do selo do estúdio Audio Porto. Nesta noite, o Tum Toin Foin fará sua primeira apresentação em Pelotas, subindo no palco do Guarany logo após a apresentação do pianista André Mehmari. “Expectativa altíssima, por Pelotas […] e por esse Festival que há tempos queria participar”, finaliza Arthur de Faria.

Ainda nesta quarta

Além do grupo Tum Toin Foin e do músico André Mehmari, a programação desta quarta-feira inclui outras atividades. O Instituto São Benedito recebe o Grupo de Choro, às 15h, como parte da programação do Festival na Comunidade. Mais tarde, às 19h, será a vez da Catedral do Redentor, a popular Igreja Cabeluda, receber a Orquestra Jovem Sesc Roraima. Neste mesmo horário ocorre o recital Violão Clássico, Cordas e Piano, na Blibliotheca Pública Pelotense.

Na quina-feira, o festival contará com atividades no Conservatório, no Shopping Pelotas, no Hospital São Francisco de Paula e na Paróquia São José.

O Theatro Guarany receberá, às 20h30, a Big Band Selvagni e Perinho Figueiredo. Na sexta e no sábado, será a vez da praia do Laranjal receber atividades. A programação completa pode ser conferida em: www.sesc-rs.com.br/festival/programacao/.

Sobre Cassio Lilge 71 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*