Ouça Astral, o primeiro EP da rapper pelotense B.art – por Cassio Lilge

Foto: Eduarda Gaeta
O ano de 2020 promete ser agitado para a rapper gaúcha B.art, e ela já deu o pontapé inicial com o lançamento de seu primeiro EP.  O trabalho de três faixas, com participação especial da violonista Clarissa Ferreira, está disponível desde o último dia 31 nas principais plataformas de streaming.
.
Natural de Pelotas, Bartira Val Marques, artisticamente conhecida como B.art, conta que as ideias que deram origem ao Astral existem desde que ela começou a fazer Rap, “quando gravei minhas primeiras músicas, entre 2016 e 2017”. A artista, que é formada em jornalismo e também atua como produtora e Dj, explica que o EP é uma espécie de encerramento de ciclo. “Astral é sobre mim, é sobre o todo, sobre as coisas que observo e uma síntese do que eu absorvo. Tento não ser tão literal. Essa coisa que fica no ar. No Astral”, resume ela.

A mixagem e masterização do EP são assinadas por Tiago Bello. Os beats ficam por conta de NightmareBeats na faixa “Flash”, e de Zilladxg em “Resiliente”. Já a faixa que encerra o trabalho tem o beat do Dj Diamusiq, que já trabalhou com nomes como  Black Alien e Tássia Reis. O EP contou ainda com a fotografia da Fernanda Meotti e a produção de Lisiane Alves.
.
Foto: Eduarda Gaeta

A faixa de abertura tem a participação especial da violonista Clarissa Ferreira. Sobre essa parceira B.art comenta: “ela foi uma colega durante 8 meses que estive na Residência do Projeto Concha, que reuniu 15 mulheres, artistas do nosso estado, em Porto Alegre, e ela é uma artista que eu admiro muito o trabalho. Achei que seria legal ter uma parceria com pelo menos uma, de todas as artistas maravilhosas que conheci nesse processo”.

Disco novo a caminho
Além do recente EP, a pelotense já acumula uma série de trabalhos no rap como a participação no disco da mineira Brisa Flow e super bem recebido clipe de “Minas no Alto” (https://www.youtube.com/watch?v=UWVXajykieA). Em novembro do ano passado, ela marcou presença na lista de projetos contemplados com o patrocínio da plataforma Natura Musical em 2020. Com o incentivo do edital, B.art fará seu primeiro disco, acompanhado de um zine, shows e uma série de videoclipes. Confira todos os projetos gaúchos selecionados: https://noize.com.br/exclusivo-veja-lista-de-projetos-do-rio-grande-do-sul-selecionados-no-natura-musical-2020/#1
.
Também em novembro passado, B.art lançou um clipe para a música ” Pra Aliviar”. Com instrumental de Daime, mix e master de Tiago Bello, o som teve seu clipe gravado em um terraço no centro  de Porto Alegre, por Lisi Kieling da Cabana Filmes. “A música era pra ser um single do EP na verdade, mas acabei deixando como single por acreditar que o conceito da música fugia um pouco do que queria passar com o EP.”, explica a rapper.

Em março, B.art participa do show de lançamento do álbum Zulu Vol. 1 de Zudizilla, nos dias 05 e 06, no Agulha em Porto Alegre. Também na capital do Estado ela fará parte da programação do Tech Art Festival 2020, que ocorre no dia 21, na Fábrica do Futuro POA. No dia 07, ela se apresenta em Novo Hamburgo no Bar Espaço Sideral. E no 28 será a vez de Pelotas receber seu show. Para seguir acompanhando a artista siga a página: https://www.facebook.com/blackartbart/.
Sobre Cassio Lilge 79 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*