Pré-conferências para discutir a Lei Aldir Blanc começam nesta terça (11/08)

Pré-Conferência divulgação

A Secretaria de Cultura de Pelotas irá realizar um ciclo das pré-conferências para debater a Lei Aldir Blanc e sua implementação. A primeira atividade será nesta terça-feira (10), às 15h, e contará com a presença da Secretária Estadual de Cultura, Beatriz Araújo.

Este primeiro encontro será transmitido pelo canal no YouTube da Secult e terá como ponto central a apresentação da Lei e as perspectivas de sua operacionalização nos municípios gaúchos. Além de Beatriz, participam da conversa o Secretário de Cultura de Bento Gonçalves e Presidente do CODIC, Evandro Soares, o Coordenador de Cultura na FAMURS, Vinicius Brito, o secretário de cultura de Pelotas, Giorgio Ronna e o presidente do CONCULT, Fernando Igansi.

O ciclo terá sequência no restante da semana, com encontros na quarta, quinta e sexta-feira, sempre às 14h. As pré-conferências terão a mediação da designer Renata Porto. Ainda nesta terça, a Secult deve apresentar o Mapa Cultural de Pelotas. No processo de implementação da Lei Aldir Blanc, o Mapa será um importante instrumento para a destinação dos recursos previstos para os editais e prêmios. Mais informações e programação das pré-conferências serão divulgadas na página da Secult.

Fórum em um de seus encontros online

Debate permanente em Fórum

Surgido da campanha “Libera Funpatri e ProCultura”, o Fórum Popular Permanente de Cultura de Pelotas, que se reúne desde abril, tem debatido a Lei Aldir Blanc desde seus primeiros passos no congresso. No último dia 24, o Fórum realizou uma WebConferência aberta ao público com o tema “A implementação da Lei Aldir Blanc na Zona Sul do RS”. Este vídeo ainda pode ser conferido na íntegra neste link.

Sancionada no fim de junho, a lei Aldir Blanc terá sua execução sendo realizada a cargo de estados e municípios. Em Pelotas, o Fórum defende que esta implementação seja feita com ampla participação da comunidade cultural da cidade e região. Ontem, 10 de agosto, a entidade divulgou uma nota criticando a pouca divulgação das pré-conferências, bem como a falta de uma programação definida com a participação da comunidade (confira na íntegra).

O Fórum é uma iniciativa da sociedade civil que reúne mais de 200 agentes culturais da cidade, entre artistas, produtores e demais trabalhadoras/es da área. A atuação ocorre tanto em reuniões gerais, quanto a partir de setoriais (Dança, Teatro, Artes Visuais, Música e Patrimônio etc.), que debatem com maior profundidade as demandas de cada área da cultura. Saiba mais em  https://www.facebook.com/forumppcultpelotas

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Cassio Lilge 144 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*