Premiado curta gaúcho ‘Sesmaria’ será atração do Cine UFPel desta quinta (30)

Sesmaria Frame
Gravado no interior de São Lourenço do Sul, o curta que percorreu uma série de festivais será debatido agora no Cine UFPel. A sessão será nesta quinta-feira (30), às 18h, com a exibição do filme (23 min) seguido de uma conversa com as realizadoras.
.
Diretora Gabriela Lamas – Foto Edison Vara

Com direção de Gabriela Richter Lamas, Sesmaria foi uma produção de acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em 2016, foi destaque do 44º Festival de Cinema de Gramado, vencendo em quatro categorias.

Esta será a terceira edição do Cine UFPel realizada neste período de pandemia. As atividades ocorrem de forma online, com filme e debate transmitidos pela página do Cine UFPel, aberto ao público em geral.
.
Nesta edição, além da diretora, três mulheres integrantes da equipe participam do debate: a diretora de fotografia Bettina Wieth e as produtoras Tatiana Sato e Railane Mourão. A conversa será mediada pela professora do curso de Cinema e Audiovisual da UFPel Lanza Xavier, e os espectadores poderão participar comentando e mandando perguntas.
.
.Sobre o curta 
 
Fruto de um trabalho de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual da UFPel, o filme foi gravado em 2014 na colônia pomerana de Sesmaria, na zona rural de São Lourenço do Sul, e retrata a vida e cotidiano de um casal de fumicultores. Os atores principais são os agricultores residentes na localidade, Lorena Richter (Hilda) e Edegar Richter (Wilhelm). De forma sutil e sensível, o curta aborda um tema ainda pouco explorado, seja em obras de ficção ou não ficção, que é a depressão no contexto rural.
.
Lançado em 2015, Sesmaria foi muito bem recebido, percorrendo diversos festivais e vencendo prêmios. Entre outros, faturou o Prêmio Revelação no 27º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, Prêmio da Crítica e Revelação no Festival de Cinema Luso Brasileiro, e prêmios da Crítica, Melhor Direção e Edição de Som na Mostra Gaúcha do 44º Festival de Cinema de Gramado. Em abril deste ano, o curta foi disponibilizado no YouTube.
.
Ao compartilhar o vídeo de making of do curta, Gabriela Lamas lembrou dos desafios e alegrias de trabalhar com uma equipe de 15 pessoas, em uma semana na propriedade do casal onde o filme foi gravado.
.
“Estávamos equipados com um motorhome anos 70 e algumas barracas para tentar não invadir tanto o espaço da casa. Não foi possível! Quando vimos já estávamos com horário certo para a roda do chimarrão, contação de histórias e aquecer as mãos no fogão a lenha. Como diretora e neta, eu, Gabriela, não posso deixar de dizer que foi uma das melhores coisas que já fiz estar lá com essa equipe.”
.

Sinopse: “Durante 50 anos como fumicultores em Sesmaria, Wilhelm e Hilda não deixaram de colher nenhuma safra. Neste ano, Wilhelm não plantará. O que mais, além da vida, se leva com a morte?”

Ficha Técnica

Direção: Gabriela Richter Lamas
Elenco: Edegar Richter, Lorena Richter
Roteiro: Gabriela Richter Lamas, Lucas Sá
Edição: Gabriela Richter Lamas, Lucas Sá
Som Direto: Manuela Mendes
Direção de Arte: Railane Moreira Mourão
Edição de som: Gabriela Richter Lamas, Lucas Sá
Direção de produção: Tatiana Sato
Produção Executiva: Tatiana Sato
Direção de Fotografia: Bettina Wieth
Trilha Sonora: Maurílio Almeida
Produtor: Danielle Menezes Soares, Gabriela Richter Lamas, Railane Moreira Mourão

Sobre Cassio Lilge 167 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*