Primeira Live de 30 anos da SPMM será nesta sexta-feira (24/07)

Arquivo SPMM

Nesta sexta-feira, 24 de julho, às 20h será realizada a primeira live em comemoração aos 30 anos da Sociedade Pelotense Música pela Música – SPMM.

A apresentação ao vivo será transmitida na página da SPMM no Facebook e simultaneamente no canal do YouTube da entidade. Os links de acesso serão disponibilizados em breve na divulgação do Evento no Facebook.

A Sociedade Pelotense Música Pela Música é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1990, por um grupo de músicos e amigos amantes da música. Todos eles diletantes, com o objetivo de promover, praticar e difundir a boa música e as artes em geral.

Os 25 anos da instituição, em 2015, foram comemorados festivamente, inclusive com um grande concerto celebrando seu jubileu de prata em conjunto com os 125 anos do jornal Diário Popular. Agora, em 2020, a SPMM completa seus 30 anos.

Messias de Haendel 1999 – Arquivo SPMM

E o legado da instituição vai muito além de boa música e formação de público, dos bastidores da SPMM saíram valiosos talentos que hoje cantam além fronteiras, até mesmo fora do Brasil. A SPMM deu base de estudo a inúmeros cantores líricos solistas, instrumentistas, professores de canto, professores de outros instrumentos e de teoria musical, e também tem sido um permanente laboratório para alunos de cursos superiores de música e de festivais, como, por exemplo, o já consolidado Festival Internacional SESC de Música.

Com um histórico impecável de grandes realizações, a SPMM está entregando o que consegue produzir nesta quarentena: música e canto Através de um Live Comemorativa. E estendendo seu humilde chapéu para o público, para que todos contribuam como puderem para que a instituição, já considerada patrimônio cultural imaterial de Pelotas, possa subsistir e ultrapassar esta pandemia.

A SPMM tem muitos planos para o futuro e ainda quer brindar nossa região, e onde mais for chamada, com lindas produções. Mas, para realizar isso em um futuro próximo, a SPMM, antes de mais nada, precisa seguir existindo.

Por isso, a SPMM conta com o auxílio de todos. E, em breve, novas ações serão anunciadas em conjunto com esta primeira LIVE, que pretendem que seja a piloto de muitas outras.

Live em comemoração aos 30 anos da Sociedade Pelotense Música pela Música – SPMM
Quando? 24 de julho de 2020, sexta-feira
Hora? 20h
Onde: A apresentação ao vivo será transmitida na página da SPMM no Facebook e simultaneamente no canal do YouTube da entidade.
Os links de acesso serão disponibilizados em breve na divulgação do Evento no Facebook.

Arquivo SPMM

Sociedade Pelotense Música pela Música – SPMM
Teve início com a formação de um Coro regido por membros do grupo. Maestros foram então contratados a cada produção de concertos ou recitais até 1995, quando assumiu a regência o tenor e maestro residente Sergio Sisto, o qual permanece à frente do grupo nos últimos 25 anos. E desde de então a Música Pela Música passou a produzir, no mínimo, dois espetáculos ou concertos por ano em diversos teatros, igrejas, catedrais, ginásios e clubes sociais de toda a região sul do estado e capital.

No ano de 2004, um pequeno grupo de músicos e estudantes pelotenses formaram um Grupo Instrumental, sob a regência do maestro Sergio Sisto. Em algum tempo de ensaios, com o crescente interesse de instrumentistas da cidade e da região, surgiu a Orquestra Filarmônica Música Pela Música. E seu Coro, já preparado, passou a atuar como Coro Sinfônico com orquestra própria.

Com a aprovação de projetos junto ao Ministério da Cultura, Secretaria Estadual de Cultura e prêmios da FUNARTE, realizou a compra de instrumentos musicais para a orquestra. Bem como, em um segundo momento, conseguiu equipar sua sede para transformá-la em casa de espetáculos, denominada de Fábrica Cultural Música Pela Música. E, ainda apoiada pelas leis de incentivo, desenvolveu vários projetos de concertos itinerantes, dos mais variados formatos, em diversas cidades da região sul.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Deco Rodrigues 6378 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*