Projeto Paisagens Culturais: Mapa Visual das Águas de Pelotas – catálogo digital

Paisagens Culturais: Mapa Visual das Águas de Pelotas é um catálogo digital feito a partir de imagens de 9 pontos de água importantes de Pelotas (Cachoeira Imigrante, Cachoeira Paraíso, Cascatinha, Barragem Santa Bárbara, Canal São Gonçalo, Arroio Pelotas, Praias do Laranjal, Colônia Z3 e Ilha da Feitoria).

A realização iniciou com fotografias do encontro de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes no Barro Duro em fevereiro de 2020 e com as dificuldades de deslocamento e interação impostas pela pandemia de COVID 19 foi finalizado em fevereiro de 2021.

O catálogo foi elaborado pela fotógrafa e artista visual Camila Hein, conta com textos e pesquisas do sociólogo Augusto Amaral, da bióloga Raquel Amaral e do educador físico e escritor Lúcio Canabarro, que também realizou as versões em inglês e espanhol.

Financiado através do Procultura da Prefeitura Municipal de Pelotas, o projeto tem como objetivo central mostrar a água como determinante nas manifestações culturais e modos de viver, busca também ressaltar a paisagem e mostrar que Pelotas é uma Cidade das Águas.

O catálogo digital com mais de 70 imagens será disponibilizado gratuitamente na pagina do projeto no Facebook, será lançado na próxima sexta feira (12/02/21) às 18h, no programa Sociedade em Debate na Radio.Com, e ficará disponível por tempo indeterminado.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

O catálogo digital é resultado de uma cartografia desenvolvida através dos processos criativos colaborativos da equipe do Mapa Visual das Águas, seus parceiros e apoiadores. A pesquisa de campo envolve a realização de fotografias, lives, audiovisuais, oficina de fotografia, pedaladas e incursões de barco nos cursos d’água, oficina de experimentações estéticas e intervenção socioambiental na produção de videopoemas.

Apoio Cultural:
ATERRA: www.aterra.art.br
CRIAR: facebook.com/criarpelotas

Leia também: Mapa Visual das Águas de Pelotas, conheça o catálogo digitas de paisagens culturais

Sobre Deco Rodrigues 6557 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*