Projeto Mulheridades estreia episódio piloto nesta quinta-feira (14/01)

Cartaz Mulheridades

Estreia nesta quinta-feira, 14 de janeiro de 2021, às 20h, o episódio piloto do projeto Mulheridades, com Thalita Moreira.

O projeto Mulheridades busca atuar como uma janela para disseminar vídeos de diferentes mulheres – negras, brancas, indigenas, trans – de diferentes regiões. Mulheres de saberes periféricos, com experiência em cultura, educação, meio ambiente, feminismo, consumo consciente, entre outros saberes.

Os vídeos pretendem tratar de experiências cotidianas e mostrar seus trabalhos ao público por meio do cinema, tendo elas mesmas como narradoras de suas histórias: histórias de superação, de resistência ao capitalismo, de batalhas micropolíticas para um mundo melhor e mais igualitário.

Foto: Daniela Pinheiro

Para abrir essa proposta, a primeira mulher convidada é a multiartista Thalita Moreira. Formada em teatro em 2016 pela UFPEL, Thalita é atriz e professora de teatro; mestra em Educação pela UFPEL (2020) e doutoranda em Educação na UFPEL (2020). Mulher, negra, periférica, vem aliando a educação, a arte e alguns movimentos de cultura e resistência, na busca de afirmar-se como um corpo preto feminino sobrevivente.

No vídeo, Thalita conta um pouco de sua trajetória de vida e realiza performances acompanhada de Andreza de Mattos. Numa dessas performances, utiliza o poema Me gritaram negra, da ativista afro-peruana Victória Santa Cruz.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

O lançamento ocorrerá às 20h do dia 14.01 no canal do youtube do projeto, como uma possibilidade de garantir amplo acesso. O link para a estreia é https://youtu.be/_vDf0vnciYw.

O episódio piloto do Mulheridades foi financiado pelo Prêmio Movimento Cultura Pelotense da Secult Pelotas, através da Lei Aldir Blanc.

Siga no instagram @projeto_mulheridades.

FICHA TÉCNICA

Roteiro do episódio piloto
Thalita Ferreira Moreira
Performances
Thalita Moreira Andreza de Mattos (percussão)
Direção e montagem (colaboração)
Cíntia Langie
Produção (colaboração)
Bárbara Hypolito
Direção de fotografia (colaboração)
Daniela Pinheiro
Felipe Campal
Câmera (colaboração)
Cíntia Langie
Daniela Pinheiro
Felipe Campal
Música (colaboração)
“Resumo” – Colibrisa
Design
Bárbara Calixto
Jojo Bezerra
Finalização de cor (colaboração)
Felipe Campal
Foto Still (colaboração)
Daniela Pinheiro

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Deco Rodrigues 6610 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*