Projeto Tem Preto no Sul seleciona artistas negros do RS para oficinas e gravação de disco

Manoela Fortuna - responsável por oficina de expressão corporal. Foto: Fábio Rocha
O coletivo pelotense Stay Black lançou um edital para selecionar três artistas negras/os do Rio Grande do Sul, que receberão uma residência artística do grupo.
.
As inscrições estão abertas até 20 de junho e devem ser feitas por meio de um formulário online.
.
Contemplado pelo Natura Musical, o projeto “Tem Preto no Sul” irá propiciar aos selecionados oficinas de composição, produção musical e expressão corporal. Cada artista terá ainda direito à gravação de um EP com três canções, incluindo ensaio fotográfico, diagramação das capas, impressão e prensagem de 200 cópias.
.
As oficinas de produção musical serão ministradas pelo DJ Martins (Casa da Cultura Hip Hop de Esteio), de composição e escrita criativa por Mel Duarte (Slam das Minas/SP) e expressão corporal com Manoela Fortuna (Tholl, Belle Époque, The Voice). Devido às medidas de isolamento em prevenção ao novo coronavírus, as oficinas serão realizadas no formato online.
.
Segundo descrito no edital, o projeto Tem Preto no Sul visa incentivar “novos trabalhos musicais do Rio Grande do Sul feitos por pessoas pretas (cis, trans, binárias e não binárias), que possuam projetos para serem gravados e que tenham interesse em expandir suas carreiras musicais no mercado”.
.
Stay Black 
.
Surgido em 2016 em Pelotas, o coletivo cultural Stay Black trabalha no sentido de impulsionar e dar visibilidade aos trabalhos artísticos feitos pela população preta. Ao longo destes anos, o coletivo já realizou dezenas de eventos (festas, debates, rodas de conversa), produziu uma mixtape e um livro de poesias.
.
O Stay Black também está produzindo um documentário, chamado “Tem Preto no Sul”, que aborda a contribuição da população negra do Rio Grande Sul à construção cultural do Estado.
.
Para acompanhar Stay Black:
Sobre Cassio Lilge 110 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*