Radar 03: Baronesa, Vacamarela, Luciano Mello, L300, Gabriela Lery e outros lançamentos

O mês de outubro começou e com ele chegaram vários lançamentos de artistas brasileiros. O Radar de boas novas chega em sua terceira edição listando algumas destas novidades musicais, com uma atenção especial às produções de Pelotas e Rio Grande do Sul em geral.

Entre os lançamentos nacionais destes últimos dias tivemos discos novos de Wado, Rogério Skylab, Marcelo Callado, Jonathan Tadeu; EPs de Terno Rei, Dingo Bells, Surra, Plutão Já Foi Planeta, Os Fonsecas; e singles de Ana Frango Elétrico, Maglore, Chuck Hipolitho, WRY, entre outros.

“Puxando a brasa pro nosso assado”, a lista de artistas gaúchos que apresentaram boas novidades na última semana também está repleta. Destacamos nesta edição do radar: o novo álbum de Luciano Mello em parceria com Patrick Tedesco, o disco de estreia de Gabriela Lery, os primeiros EPs da banda instrumental Vacamarela e do rapper L300, os singles de Baronesa, Cardamomo e o clipe de Pedro Cassal.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Radar de boas novas 03:

Luciano Mello & Patrick Tedesco – Vida Portátil – Experiência #1 (álbum)

O cantor, compositor e produtor Luciano Mello, natural de Pelotas, que atualmente vive em Portugal, possui uma carreira musical muito prolífica. Já lançou os álbuns “Universo Barato” (2007), “Histórias em Torno da Queda (2015) e “Homem de Mal” (2019), além EPs e singles. Duas composições suas estão presentes nos dois últimos discos de Elza Soares. Em parceria com o artista Patrick Tedesco, ele lança agora o álbum “Vida Portátil – Experiência #1”. “Ele fala justamente das possibilidades e impossibilidades da vida virtual”, descreve Mello. O trabalho, gravado ao vivo em casa durante a pandemia, conta com edições de voz do Fabio Medina e masterização de Marcos Abreu. (Saiba mais).

Vacamarela – Vacamarela (EP)

A Vacamarela é uma banda instrumental formada pelos músicos Eric Peixoto (guitarra), Rael Valinhas (teclados), Alisson Alaniz (baixo) e Stefano Rosa (bateria). Em uma parceria com o selo Escápula Records, eles irão lançar 3 EPs. O primeiro deles chegou na última quinta-feira (1º) e conta com duas canções: “Vacamarela” e “Cumbia”. (Saiba mais aqui).
Ouça na sua plataforma preferida: https://links.altafonte.com/vxyx6j4

Gabriela Lery – Arquipélago (álbum)

A cantora Gabriela Lery, em parceria com Carlos Ferreira e Fu_k the Zeitgeist, gravou um disco em home studio com toda a produção feita à distância. A maioria das composições foi feita durante reflexões da cantautora no momento de isolamento causado pela pandemia. Gabriela ainda contou com a parceria de Sara Nina e Rita Zart nas composições das faixas “Quem Te Colocou Aí?” e “Vaza” e participação de Nina Nicolaiewsky cantando em “Quem Diria”. O projeto, que foi contemplado com edital FAC Digital, contará ainda com um podcast abordando e aprofundando os processos de composição e de produção de cada música. (Saiba mais).
Ouvir na sua plataforma preferida: https://ffm.to/arquipelago

L300 – Dunas City: A Praga Vol. 1 (EP)

L300 é um dos novos nomes do rap pelotense que vem despontando na cena com um trabalho muito consistente. O rapper do Dunas já conta com vários sons que ganharam clipes, além de participações em trabalhos do Dunas Rap e Zombie Jonhson. Agora ele está lançando seu primeiro EP: “Dunas city:A Praga vol.:1”. O trabalho conta com oito músicas e vem sendo lançado faixa a faixa. Seis delas já estão disponíveis no seu canal, a primeira delas, “Relato”, inclusive ganhou um clipe. A arte de capa é assinada por Madruga @madruga4p. O beat do som destacado aqui é de Xave Perdido. A mixagem e masterização do EP é assinada por DJ Luan 312.

Baronesa – Esses Dias (single)

Formada em janeiro de 2019, a banda pelotense Baronesa conta com Guilherme Casali (guitarra e voz), Otávio Vassão (guitarra e voz), Rodolpho Fragelli (baixo), e Vitor Vaz (bateria). O plano do grupo era lançar um álbum de estreia em 2020. Com a pandemia,eles vem lançando as músicas que tiveram gravações finalizadas antes da pandemia em forma de singles. O mais recente deles é “Esses Dias” que saiu na sexta-feira (02). A arte de capa é assinada pela Mariana Medeiros. Ouvir na sua plataforma preferida: bit.ly/EssesDias

Guto Leite – Máquina do Tempo (single)

Poeta e professor de literatura na UFRGS, Guto Leite também possui uma carreira musical com dois álbuns lançados. Na última segunda-feira (28), ele apresentou um novo single. A canção intitulada “Máquina do Tempo” tem letra do Guto Leite, música de Pedro Destro, e conta com produção e arranjos de Luciano Mello. A masterização é de Marcos Abreu, arte gráfica de Patrick Tedesco e produção executiva de Cleverson Ferreira.
Ouvir na sua plataforma preferida: https://tratore.ffm.to/maquinadotempo.

Cardamomo – Retrodose (single)

A banda de rock instrumental de Porto Alegre vem conseguindo manter uma série de lançamentos neste período de pandemia. O mais recente deles é o single “Retrodose” já disponível nas plataformas de streaming. Esta é a primeira música do trio a contar com uma participação especial, uma participação inusitada diga-se de passagem: a historiadora e influencer Deborista toca flauta transversal em um trecho composto por Daniel Lumertz. O single traz em seu Lado B a música “Neurônios”, que já havia saído como single no ano passado, e agora ganhou uma versão remix pelo produtor e guitarrista Erick Endres.
Ouvir na sua plataforma preferida: https://ffm.to/retrodose

Pedro Cassel – Abrir (clipe)

O catarinense radicado em Porto Alegre Pedro Cassel lançou seu primeiro álbum, via Escápula Records, no dia 18 de setembro. O artista Inclusive marcou presença na primeira edição deste nosso Radar. Agora, o músico, cantor e compositor acaba de lançar um videoclipe para a faixa que dá nome ao disco. O vídeo conta com a direção, montagem e animação por Clara Trevisan. Confira:

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Vale conferir:

Wado – A Beleza que Deriva do Mundo, mas a ele Escapa (álbum)
O catarinense radicado na Alagoas é um dos maiores nomes da MPB a surgirem neste século. Wado chega ao 11° disco da carreira trazendo várias participações especiais.
Conferir: https://combine.fm/spotify/album/4r3WmCyAL8kyYD8Z2ButhZ

Dingo Bells – Acústico (EP)
Após dois discos de estúdios, os gaúchos da Dingo Bells lançam um EP Acústico.
Conferir: https://onerpm.lnk.to/dingobellsacustico

Jortacio – O Jogo (Videoclipe)
O cantor João Ortácio lançou no último dia 18 seu primeiro EP solo com quatro faixas. Uma delas é ‘O Jogo’, que agora ganha uma clipe.
Conferir: https://www.youtube.com/watch?v=SAI4voCl3Wk

Terno Rei – Acústico (EP)
Uma das melhores bandas de indie rock brasileiro, os paulistanos lançam um EP acústico com cinco faixas: quatro delas tiradas do recente álbum “Violeta”, mais uma versão para “Eu amo você” de Cassiano.
Conferir: https://ditto.fm/ternorei-acustico

Plutão Já Foi Planeta – Risco de Sol (EP)
A banda potiguar que despontou para Brasil no programa SuperStar está com um novo EP.
Conferir: https://linktr.ee/plutaojafoiplanetaoficial

Ana Frango Elétrico – Mama Planta Baby (single)
Após lançar um disco badalado e recentemente indicado ao Grammy Latino em 2019, a carioca lança a primeira de duas canções gravadas durante o período da quarentena.
Conferir: https://combine.fm/spotify/album/2OAyzrDPl3aQ4DRIVmAViM

Marcelo Callado – Saída (álbum)
Ele ganhou projeção nacional como baterista da BandaCê, de Caetano Veloso. O quarto álbum solo do artista carioca é inspirado em um livro do líder indígena Ailton Krenak.
Conferir: http://smarturl.it/MarceloCallado

Jonathan Tadeu – Intermitências (álbum)
Quinto disco de estúdio do jovem cantor e compositor que faz parte da chamada Geração Perdida de Minas Gerais.
Conferir: https://linktr.ee/JonathanTadeu

Rogério Skylab – Cosmos (álbum)
Personagem singular da música brasileira, que despontou no começo deste século com aparições emblemáticas no programa do Jô Soares. Sobre esse recente lançamento, que abre uma nova trilogia, o artista afirma que é: “maravilhoso saber não será indicado a prêmio nenhum”.
Conferir: https://combine.fm/spotify/album/3FjOsBoUGPXs44qpmqRHmg

Chuck Hipolitho – Mais ou Menos Bem (single)
Ele já participou das bandas Forgotten Boys, Vespas Mandarinas, foi VJ da MTV e agora prepara seu primeiro disco solo.
Conferir: https://chuckhipolitho.lnk.to/MaisOuMenosBemWE

Maglore, Fernanda Takai, John Ulhoa – Single Não Existe Saudade no Cosmos (single)
Banda da nova safra do pop rock nacional faz parceria com o casal fundador do Pato Fu.
Conferir: https://orcd.co/naoexistesaudadenocosmos

Os Fonsecas – Fundo da Meia (EP)
Tem nome típico de banda de rock gaúcho, mas é formada por três jovens paulistas e um baiano. Este é o primeiro seu EP.
Conferir: https://linktr.ee/osfonsecas

Guilherme Held – Corpo Nós (álbum)
Guitarrista paulista apresenta disco repleto as vozes conhecidas da MPB como Filipe Catto, Tulipa Ruiz, Criolo, Ná Ozzetti e Maria Gadú.
Conferir: http://smarturl.it/GuilhermeHeld

Surra – Expropriando Sua Fábrica (EP)
Eles vêm de Santos e não são o Charlie Brown Jr. O novo EP da Surra é uma homenagem às bandas de metal e hardcore da cidade do litoral paulista.
Conferir: http://sptfy.com/9puC

Revolta – Hecatombe Genocida (single, clipe)
Um supergrupo que reúne figuras conhecidas da música pesada brasileira como João Gordo, Iggor Cavalera e Prika Amaral. Como o próprio nome já indica, o grupo recém formado visa fazer canção de protesto contra “o terror em forma de governo”.
Conferir: https://www.youtube.com/watch?v=AshsQeqSlaU

Wry – Tumulto, Barulho e Confusão (single)
Sobreviventes da cena independente dos anos 1990, o Wry se prepara para lançar seu sexto disco. Sexta apresentaram mais um single.
Conferir: https://backl.ink/142969189

Sobre Cassio Lilge 161 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*