Radar de boas novas 02: Mano Rick, Cardamomo, CASSI3, Tagua Tagua e outros lançamentos

A última semana foi repleta de novidades musicais com lançamentos para todos gostos. Na lista de artistas que lançaram álbuns novos tivemos: Deftones, Public Enemy, Fleet Foxes, The Neighbourhood, Idles, Sufjan Stevens, Bob Mould, Macaco Bong e Marcelo D2.

O Radar de boas novas, que chega em sua segunda edição, tem como objetivo listar algumas destas novidades musicais dando uma atenção especial às produções de Pelotas e RS. Sabemos que nem todos lançamentos devem ser captados pelo nosso radar, mas fazemos um esforço pra mostrar um amplo panorama da produção do sul.

Nesta edição, destacamos os singles novos do rapper Mano Rick, do psicodélico projeto Tagua Tagua, do pop inventivo do Jagunço, da cantora Xana Gallo. Clipes de Cardamomo, Xave, CASSI3. Além de um álbum recheado de participações do produtor e beatmaker Nightmare Beats e um relançamento para o álbum “Chacarera Blues” do compositor Alexandre Vieira, falecido ano passado.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Radar de boas novas 02:

Xave – Piloto (clipe/single)

No domingo, dia 20, o rapper Xave lançou o single “Piloto”, música que veio acompanhada de um clipe. Com direção de Takeo Ito, o vídeo filmado nas ruas de Pelotas é conduzido pelo Mc pilotando sua bike. O som conta com o beat de SwtJzza e a letra trata de “ser piloto da própria vida”. Confira uma entrevista com Xave.

Cardamomo – Bertha (clipe)

Na última segunda-feira (21), a banda de rock instrumental Cardamomo, de Porto Alegre, lançou um clipe para seu mais recente single. Produzido, dirigido e editado por Rafael Krug, o vídeo é aquilo que podemos enquadrar na categoria “clipes de quarentena”. Os três integrantes, Guilherme Boll, Johnny Oliveira e Marcelo Henkin, mais Luiza Padilha e Isadora König gravaram vídeos de suas rotinas. Tudo montado com alguns toques de psicodelia para dar aquela sensação de “como comer um cogumelo na casa da vó”, descreveu a banda.

CASSI3 – Empurra (clipe)

Com animação assinada por Matheus Matos e direção da própria CASSI3, o clipe de Empura estreou no YouTube na última terça-feira (22). No vídeo, são expostas algumas contradições daquilo que se convencionou chamar de ‘família tradicional brasileira’. Este é o segundo clipe do EP visual da artista, que a cada vídeo contará uma etapa de transformação de CASSI3. O ep musical está disponível e pode ser ouvido em todas plataformas digitais.

Tagua Tagua – Só pra Ver (single)

Tagua Tagua é o projeto mantido pelo compositor e produtor musical Felipe Puperi, o vocalista da (atualmente inativa) banda Wannabe Jalva. “Só pra Ver” é o quarto e último single que o músico lança antes da chegada de seu álbum de estreia, que tem o dia 16 de outubro como data marcada. Diferente do indie rock em inglês da Wannabe, no Tagua Tagua ele explora as barreiras do neo-psicodélico, indie e MPB.

Mano Rick – Chuva (single)

O rapper pelotense Mano Rick planejava lançar um novo disco em 2020. A pandemia fez com que ele reprogramasse os planos, e agora está lançando as músicas novas uma a uma por singles. “Chuva”, que chegou nas plataformas nesta sexta-feira (25), é a segundo deles. Em agosto, ele lançou o som “Música pela arte”. O beat é assinado por Luciano Matuck e Gabriel Soares. O som ainda conta com colagens do DJ Luan 312, sampler de Nick Beats, teclados por Lucas Consentins. A arte de capa é assinada por Jackeline Nunes @amarelojanu. Ouça: https://fanlink.to/manorickchuva

Nighmare Beats – Lo-Fi para Churrasco Vol. 2 (álbum)

Natural de Porto Alegre, o produtor musical e beatmaker Nightmare Beats que hoje vive em Pelotas lançou na sexta-feira (25) o álbum ‘Lo-fi para Churrasco Vol.2’. O trabalho tem como inspiração os instrumentais de Jazz e mixtapes de rap produzido nos anos 1990. Um dos pontos de destaque do disco é as várias participações especiais: Colibrisa, Rafa the Nomad, Zilladxg, Killua e Ingrids. A arte de capa é assinada por Juan Calvet. Lo-fi para Churrasco Vol.2 está disponível no YouTube, Palco MP3 e em breve deve entrar nas demais plataformas.

Alexandre Vieira – Chacarera Blues (álbum)

Natural de Porto Alegre, Alexandre Vieira foi um multi-instrumentista, compositor, cantor e professor que faleceu, precocemente, em novembro de 2019. O álbum “Chacarera blues”, lançado originalmente em 2005, ganhou um relançamento nas plataformas digitais na sexta-feira (25). O disco conta com participações de artistas como Leandro Maia, Mário Falcão, Carolina Zingler e Karine Cunha.

Jagunço – Saber Demais (single/clipe)

Jagunço é o projeto solo do músico e produtor Rafael Grison, morador da pequena São Marcos, na serra gaúcha. Em outubro, ele irá lançar seu EP de estreia, “Contar Horas Até Cem” que sai pelo selo Honey Bomb Records. “Saber Mais” é um dos sons do trabalho que une indie pop e algo meio psicodélico. O clipe tem a direção de arte e edição de Gabriel Fetzner.

Xana Gallo – Meu Mundo (single)

A cantora pelotense lançou na última quinta-feira (24) um novo single. A canção “Meu Mundo” fala sobre o fechamento de ciclos e é o primeiro de dois lançamentos projetados para esse ano. A canção foi gravada no estúdio Tenda da Raposa, no Rio de Janeiro, ao vivo, com violão e arranjo de Eugênio Bassi. A capa é de Helena Morani. (Saiba mais )
Ouça https://smarturl.it/XanaGalloMeuMundo

Cypher conexões com Jair Brown (clipe)

Contemplado com edital da Fevale/Sedac-RS, o Projeto Cypher Conexões é uma iniciativa do rapper e ativista pelotense Jair Brown. Com objetivo de conectar artistas de diversas partes do Brasil, o vídeo traz, além do próprio Brown, Bronx 3B, Douglas ESG de Pelotas, Digério de Rio Grande e Lagrotta de São Paulo. A mensagem da música vai de encontro com o contexto atual de pandemia, seus impactos nas periferias e conscientização da população.

L300 – Relato (clipe)

L300 é um dos novos nomes do rap pelotense que vem despontando na cena com um trabalho muito consistente. Relato é o primeiro som de seu novo EP, que deve ser lançado em breve. O vídeo é uma produção da Gfilmes.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Dicas rápidas (Brasil e mundo):

Luedji Luna – Bom mesmo é estar debaixo d’água (single)
Este é o primeiro single e o que dá nome ao novo álbum de Luedji, que tem previsão de lançamento para outubro.
Conferir: https://ffm.to/bommesmoeestardebaixodagua

Macaco Bong – Delta Tron (álbum)
Sem nenhum aviso prévio, a Macaco Bong lançou um novo álbum na última quarta-feira (23).
Conferir: https://spoti.fi/3cAL0Ub

Marcelo D2 – Assim tocam os MEUS TAMBORES (álbum)
Oitavo disco da carreira solo de Marcelo D2 foi produzido durante o período de isolamento e conta com diversas participações especiais.
Confeir: https://linklist.bio/marcelod2

Nathalia Petta – Não Te Amo Mais (single/clipe)
Cantora e compositora, Nathalia Petta lançou um novo single no simbolico dia 23, Dia da Visibilidade Bissexual. Um trabalho que conta com a produção do pelotense Vini Albernaz.
Conferir: https://tratore.ffm.to/naoteamomais

Julico – Eu São / Curtis Says (clipe)
Projeto solo de Júlio Andrade da banda The Baggios. Lançado em agosto, o seu segundo single agora ganhou um clipe.
Conferir: https://www.youtube.com/watch?v=zhpgEW-NLRA

Flora Matos – I Love You (single/clipe)
A cantora e compositora Flora Matos lançou na quinta-feira o single “I Love You”. Uma balada que fala “eu te amo” em quatro línguas diferentes.
Conferir: https://www.youtube.com/watch?v=R1ea61pLQQ0

Silva – A Coisa Mais Linda Que Existe (single)
A cantor capixaba lançou uma versão para música de Gilberto Gil, A coisa mais linda. A regravação foi feita especialmente para último episódio da série “Amor e Sorte”, da rede Globo.
Conferir: https://slap.lnk.to/A_Coisa_Mais_Linda_Que_Existe

Fleet Foxes – Shore (álbum)
A banda de indie folk de Seattle Fleet Foxes lançou na terça-feira o quarto álbum de sua carreira. Para os fãs brasileiros, a surpresa foi a participação especial de Tim Bernardes, do Terno, em uma das faixas.
Conferir: http://fleetfoxes.ffm.to/shore/spotify

Public Enemy – What You Gonna Do When The Grid Goes Down (álbum)
Um dos nomes mais lendários do Hip Hop mundial, o Public Enemy chega com um disco nome carregado de participação igualmente de peso (Nas, Ice-T, Run DMC e Cyspress Hill).
Conferir: https://album.link/s/5guHpNnWHHU1CyvpZCayee

Deftones – Ohms (álbum)
Nono disco de estúdio do Deftones chegou ao mundo na sexta-feria (25). O grupo americano se mantém como um dos principais nomes do metal alternativo.
Conferir: https://deftones.lnk.to/Ohms

Anderson .Paak feat. Rick Ross – Cut em In (clipe)
Anderson .Paak une forças com Rick Ross no som “Cut Em In”. A faixa está programada para aparecer na próxima trilha sonora do jogo Madden NFL 21.
Conferir: https://www.youtube.com/watch?v=LqM5Fa3iE90

Sobre Cassio Lilge 167 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*