Radar RS 08: Frank Jorge, Bel_Medula, Alpargatos, 50 Tons de Pretas, Mano Rick e outros lançamentos

Após alguns meses de recesso (vamos chamar assim), a seção Radar RS está de volta destacando alguns dos principais lançamentos musicais recentes. A proposta segue a mesma das sete edições apresentadas entre setembro e novembro de 2020: dar aquela mãozinha a quem estiver disposto a acompanhar e conhecer artistas gaúchos que estão com trabalhos novos.

Nesta edição, entre singles, clipes, discos e EPs, estão compiladas algumas das mais interessantes produções apresentadas no período compreendido entre os dias 05 e 12 de março. A seção deve, portanto, seguir uma periodicidade quinzenal nesta nova fase, a depender do número de lançamentos e/ou da disponibilidade deste que vos escreve.

No último dia 5, o músico, compositor e professor universitário Frank Jorge lançou o disco “Nunca Fomos Tão Lindos” em uma parceria com o produtor carioca Kassin. O duo 50 Tons de Pretas, que já havia lançado em novembro o excelente álbum “Vôa”, apresentou um EP com três novas faixas no 8 de março. A banda Alpargatos trouxe às plataformas digitais um EP com cinco faixas ao vivo.

O músico Matheus Noronha se inspira em Vitor Ramil em seu novo single chamado “Viajante Noturno”. A cantora e multi instrumentista Isabel Nogueira, que dá voz e vida ao projeto Bel_Medula, apresentou “Os ouvidos têm parede”, o primeiro de três singles de um novo álbum previsto para junho. O rapper pelotense Mano Rick lançou o single “Linda Pérola”, que chegou acompanhado de um clipe.

Quem também lançou um clipe foi o músico Flávio “Flu” Santos, que deu cara à música “Rei do Mundo” com interpretação de Tonho Crocco. Resgatado de arquivos, um álbum inédito e jazzístico do lendário Júpiter Maçã enfim chega às plataformas. Já o novo single de Carlinhos Carneiro e seu Império da Lã, traz uma versão dançante para uma composição do icônico Fughetti Luz.

De lançamentos nacionais, vale conferir os álbuns de Rico Dalasam, Alceu Valença, Djonga, Gabriella Lima e do grupo catarinense O Elevador. Destacamos ainda, o novo single da cantora baiana Jadsa, que prepara seu álbum de estreia, previsto para o fim deste mês.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Frank Jorge e Kassin – Nunca Fomos Tão Lindos (álbum)

O gaúcho Frank Jorge e o carioca Kassin lançaram no último dia 05 o álbum “Nunca Fomos Tão Lindos”, patrocinado pela Natura Musical através da Lei de Incentivo à Cultura. Com 13 músicas, Frank Jorge assina a composição das faixas, enquanto Kassin assina a produção musical. O trabalho é uma celebração da diversidade de ritmos que os dois artistas já estiveram envolvidos ao longo de suas longas carreiras, atualizados por temas que a sociedade se depara hoje em dia. O comportamento obsessivo pela exposição da imagem em redes sociais, por exemplo, é o mote do single “O Que Vou Postar Aqui”, antecipado em dezembro com o clipe abaixo. Links para o álbum: https://ps.onerpm.com/4754091964

50 Tons de Pretas – Então Vem (EP)

A 50 Tons de Pretas escolheu o Dia Internacional da Mulher, data em que a banda completa quatro anos, para lançar “Então vem”, o seu novo EP. Este novo trabalho foi lançado via projeto Tem Preto no Sul, uma proposta do coletivo Stay Black que foi contemplada no Edital Natura Musical. O 50 Tons de Pretas é formado pelas cantoras Dejeane Arruée e Graziela Pires, que em novembro passado já haviam lançado o elogiadíssimo álbum “Vôa”. Para esta nova empreitada musical, elas compuseram três canções especialmente conectadas com a atual conjuntura social do país. O EP conta com a participação dos dos músicos João Costa (bateria), Vladimir Godoy (baixo), Xande Santos (guitarra), Tiago Fagundes (percussão) e Gustavo Nunes (violão). Dejeane assina a direção e produção musical do disco.

Alpargatos – Se Hoje Eu Não Sair (EP)

Para aliviar a saudade dos palcos, a banda Alpargatos lançou um EP com cinco músicas gravadas em apresentações feitas entre 2017 e 2019 em palcos de Porto Alegre, cidade natal do quarteto. As canções apresentadas no “Se hoje eu não sair” eram ‘figurinhas carimbadas nos shows’, mas algumas ainda não estavam disponíveis nas plataformas. O lançamento, que chega via selo Escápula Records, é também uma forma de preencher o vácuo deixado pelo adiamento do álbum, que a banda começaria a gravar quando a pandemia começou. A capa do EP foi criada por Moa Gutterres, cartunista porto-alegrense que se tornou fã da Alpargatos. (Saiba mais sobre o trabalho) Ouça em sua plataforma preferida: https://links.altafonte.com/gq15de4

Bel_Medula – Os Ouvidos Têm Parede (single)

Bel_Medula é projeto musical da cantora, compositora, multi-instrumentista e musicóloga Isabel Nogueira. Na sexta-feira (12), ela apresentou a música “Os ouvidos têm parede”, que é o primeiro de três singles que antecederão o álbum “Semente”, previsto para junho. O single discute o exercício da liberdade através da escuta. A canção ganhou videoclipe, com direção do músico e artista visual Rieg Rodig. Já a capa do single é assinada pela multiartista Alfamor. “Semente” será o terceiro álbum de Bel_Medula, que chegou a ser indicada em duas categorias do último prêmio Açorianos pelo disco “Pele/Osso” de 2019. Mais sobre Bel_Medula: https://linktr.ee/Bel_Medula

Matheus Noronha – Viajante Noturno (single)

No último dia 05, o porto-alegrense Matheus Noronha disponibilizou a música “Viajante Noturno” nas plataformas digitais de streaming. Este é seu segundo single, que chega via OCorre Lab e marca o início da parceria com o selo Escápula Records. A canção é uma parceria de Matheus com o produtor Eduardo Xavier e conta com a participação de Bianca Rhoden, nos beats, sintetizadores e coprodução. Na busca por conectar diferentes culturas, o músico aponta Vitor Ramil como a principal inspiração neste novo trabalho. Matheus Noronha ainda deve lançar mais um single em abril, para no mês seguinte por no mundo seu primeiro EP, “Camino Abierto”. Ouça em https://linktr.ee/matheusnoronha.mus

Mano Rick – Linda Pérola (single e clipe)

Após o lançamento do EP “Exceder do Silêncio” em janeiro, o rapper Mano Rick já está mais uma novidade nas plataformas. Com produção de DJ MD Beats, o single “Linda Pérola” foi apresentado na última sexta-feira (12) juntamente com um clipe produzido por Guilherme Noremberg. O vídeo conta com a participação da modelo Alexia Freitas, que contracena com o rapper, e dos dançarinos Emanuel Brizolara e Larielly Gonçalves. “Linda Pérola traz uma levada diferente do que a galera está acostumada a ver nos trabalhos do Mano Rick”, declarou o pelotense em uma conversa exclusiva ao e-cult publicada na últma semana (Confira).

Flu – Rei do Mundo (clipe)

O ex-baixista do DeFalla, Flávio “Flu” Santos segue lançando novidades em sua carreira solo. Na última sexta (12), foi a vez do single “Rei do Mundo”, uma composição de Tonho Crocco, ganhar vida em um lyric video dirigido por Alex Sernambi e com o próprio Tonho de ator. A música aparece originalmente no álbum “No Flu do Mundo” (2003) e conta com a participação do carioca André “Nervoso” Paixão nos arranjos. Vale lembrar que no ano passado, Flu juntou a banda “& Amigos” ao seu projeto e lançou o disco “Flu & Amigos: Mundo Novo”.

Júpiter Maçã – The Apartment jazz (álbum)

Gravado em 1999, trata-se de álbum feito para ser a trilha sonora do filme de mesmo nome escrito pelo próprio Flávio Basso. O trabalho que chega postumamente mostra uma faceta mais instrumentista do cantor e compositor falecido em 2015. O disco The Apartment Jazz foi disponibilizado nas plataformas de streaming na última quinta-feira (11). O trabalho ganha vida agora graças ao diretor André Peniche, que também foi responsável pelo clipe de “Modern Kid”. Além da estreia do álbum nas plataformas de streaming, a versão completa do filme homônimo também será disponibilizada no YouTube, com lançamento marcado para o dia 11 de abril, no canal de André Peniche (defina lembrete).

Império da Lã – Nosso Lado Animal (single e clipe)

Uma composição do lendário Fughetti Luz, a música “Nosso Lado Animal” ganhou uma nova versão na voz de Carlinhos Carneiro e seu Império da Lã. Com a participação especial da cantora Gaby Ferreira e do guitarrista Tchê Gomes, a música tem uma pegada dance que remete aos anos 80. O grupo Império da Lã, que não tem formação nem estilo musical fixos, já fez outras (sub)versões com clássicos do pop rock gaúcho. “Música é isso aí: tem que voar, se renovar, atravessar os tempos”, declarou Fughetti ao ouvir a versão. A canção ganhou ainda um clipe dirigido pelo próprio Carlinhos Carneiro.

Vale conferir:

Rico Dalasam – Dolores Dala Guardião do Alívio (álbum)
Cria de Taboão da Serra, periferia paulistana, o rapper e compositor Rico Dalasam é uma das vozes mais potentes, e até precursora, na cena do queer rap brasileiro. O EP lançado no ano passado ganhou mais seis faixas inéditas e se transformou em seu segundo álbum. O rapper discute relacionamentos, angústias e conflitos vividos, em um forte recomeço após o imbróglio judicial envolvendo direitos autorais sobre a música Todo Dia, colaboração com Pabllo Vittar.
Conferir: https://links.altafonte.com/ddga

Djonga – Nu (álbum)
Como faz desde 2017, o rapper mineiro Djonga liberou no dia 13 de março seu novo álbum. O trabalho que marca o retorno do artista após três meses afastado das redes sociais, aborda traz tensões sociais enfrentadas cotidianamente pelo povo negro em um Brasil, cita o ex-BBB Lucas Penteado e seus próprios feitos e conflitos.
Conferir: youtube.com/c/DjongaGE

Alceu Valença – Sem Pensar No Amanhã (álbum)
Todo produzido durante o isolamento, o novo álbum de Alceu Valença aposta no formato simples de voz e violão para recriar músicas marcantes de sua carreira.
Conferir: https://alceuvalenca.lnk.to/SemPensarNoAmanhaIN

Gabriella Lima – Bálsamo (álbum)
Cantora paulista radicada em Paris, Gabriella Lima apresentou seu primeiro álbum com nove faixas que podemos enquadrar naquilo que se convencionou chamar de “nova MPB”.
Conferir: https://links.altafonte.com/balsamo

O Elevador – Nada para num Instante (álbum)
Terceiro disco da banda catarinense de Itajaí, “Nada para num Instante” reflete os conflitos e ressurreições coletivas de um momento atípico em todo mundo.
Conferir: https://tratore.ffm.to/noespacoemvao

Jadsa – Lian part. Luiza Lian (single)
Com apenas quatro faixas, a baiana Jadsa Castro lançou um dos trabalhos mais interessantes da cena independente em 2020, o EP Taxidermia, Vol. 1. Agora, a artista está prestes a lançar seu primeiro álbum completo. A música “Lian”, que tem participação da cantora Luiza Lian, é o terceiro e último single apresentado antes do álbum chegar.
Conferir: https://ditto.fm/lian-jadsa

Me indique novidades: cassiolilge@gmail.com

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Cassio Lilge 201 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*